Existe uma ferramenta poderosa abaixo da superfície do Bitrix24. É um modelador de fluxos de trabalho que pode operar no вmbito do CRM e das bibliotecas de documentos (bibliotecas públicas e de grupo, não pessoais).
Aqui, vamos abordar uma questão extremamente importante sobre relações com clientes – atribuição de um responsável de vendas. Claramente, se for possível fazer isso automaticamente, isso seria o ideal, já que um cliente potencial pode entrar a qualquer momento de um website. Esta é uma operação ideal para os processos de negócios do Bitrix24.
Na página Modelos: Lead, que pode ser encontrada dentro de CRM > Configurações > Processos de Negócios, você pode criar novos modelos e abrir os existentes para editar ou exportá-los.
Use o botão "Adicionar modelo" e adicione o modelo "Atribuir pessoa responsável". Clique no nome para abrir o editor de processos de negócio para um determinado modelo. Ao criar um novo modelo, você verá a tela seguinte:
Criando o Fluxograma
Agora pegue o bloco de ação “Condição” e ajuste-o no fluxograma.
Para configurar a condição, clique no ícone de engrenagem а direita. Na página de configurações que irá aparecer você pode descrever a condição e renomear o bloco atual, se assim desejar. "Classifique" os leads de acordo com a moeda de pagamento: real brasileiro ou outra moeda (primeiro bloco) e, em seguida, de acordo com o valor: se é superior ou inferior a 500 dólares, para aqueles que não são pagos em reais. Aqui está a página de parâmetros para o bloco que faz a ordenação:
Você não precisa colocar um valor, para que todos os valores sejam aceitos. Para os blocos em dólar, escolha o Campo de Documento "Oportunidade", defina a condição "Mais" ou "Não mais" e depois coloque 500 como o Valor.
Note: Sempre que você vir o botão quadrado com “…” nele, isso significa que você pode escolher campos, variáveis, parâmetros, usuários ou outros valores para criar o conteúdo desse campo. Clique nele para abrir uma caixa de diálogo.
O fluxograma terá a seguinte aparência quando você terminar:
Nota terminológica: Um “documento”, tal como na seção “Processamento de documentos” da lista de blocos de ação ou na ação “Modificar documento”, é qualquer objeto para o qual um processo de negócio é executado. Então pode ser um:
a. Lead
b. Contato
c. Empresa
d. Negócio, ou um
e. Documento na biblioteca de documentos
Nesta imagem, cada bloco de ação "Modificar documento" simplesmente define o campo "Responsável" do lead e atribui uma pessoa que deve estar trabalhando nesse tipo de lead.
Observe que isso irá sobrescrever o valor atual do campo do documento determinado (aqui, a pessoa responsável). Um fluxograma mais complexo poderia permitir determinar se o valor deveria ser sobrescrito ou não.
Você também pode adicionar um bloco de ação Mensagem de e-mail que enviasse um e-mail para a pessoa responsável recém-atribuída.
Na lista de modelos de processos de negócio, você pode definí-lo para ser executado quando um novo lead for criado. Dessa forma, se o novo lead for adicionado manualmente ou criado por meio de um formulário de CRM em um site, o lead será automaticamente atribuído а pessoa adequada e, em seguida, essa pessoa receberá uma notificação por e-mail.