top_br
Efetuar login

Suporte Bitrix24

Bitrix24.Scrum

O Bitrix24 tem uma nova seção para trabalhar com tarefas usando o método Scrum. Nele, você pode organizar o trabalho da equipe scrum e estabelecer rapidamente a comunicação com o auxílio de chats e reuniões.

Bitrix24.Scrum não está disponível para os usuários de planos arquivados. O número de equipes scrum depende do plano. Saiba mais na página de planos e preços.

Scrum é uma maneira flexível de organizar trabalho com tarefas. Com sua ajuda, a equipe pode dividir um grande projeto em partes e implementá-lo gradualmente, uma peça por vez. Ao mesmo tempo, a equipe pode se desviar do caminho pretendido para possibilitar melhorias em seu produto.

Características de trabalho em Scrum:

  • Loops de iteração curtos

    No Scrum, as tarefas são colocadas por um curto período de tempo, geralmente 2 semanas. Esses ciclos são chamados de sprints, ao final dos quais você obtém um resultado claro. Se a tarefa não for concluída em uma sprint, ela pode ser dividida em outras menores. Este formato permite que você obtenha um resultado pequeno, mas previsível, em um período de tempo compreensível.

  • Lista unificada de tarefas

    Todas as tarefas, solicitações, ideias, feedback são registrados e priorizados. Essa lista chamada-se backlog. Os membros da equipe podem sempre olhar nele, lembrar o que discutiram, encontrar todas as tarefas e ideias relacionadas a um contexto específico.

  • Critérios de conclusão de tarefa

    Para que todos os participantes entendam o que é uma tarefa totalmente concluída, a equipe discute e aprova uma lista de condições para sua execução. Ao concluir a tarefa, o funcionário verifica a lista para ver se fez tudo corretamente.

  • Trabalho sistemático e transparente

    O trabalho com Scrum são reuniões obrigatórias estritamente de acordo com o gráfico. Existem 4 tipos de reuniões: planejamento, reuniões diárias, demonstração de resultados e retrospectiva. Essa estrutura de trabalho garante transparência e bom ritmo de trabalho, fazendo com que a equipe não precise mais de encontros repentinos, briefings e outras reuniões.

Como criar uma equipe Scrum

Para começar, crie uma equipe scrum. Para isso vá para a seção Tarefas e Projetos > Scrum e clique no botão Criar.

Na janela que se abre, especifique um nome, uma descrição, selecione um tema e um avatar.

Na guia Parâmetros ampliados, você pode especificar: prazo, duração do sprint, o responsável padrão, tags e selecionar as ferramentas com as quais a equipe scrum vai trabalhar.

Em seguida, defina o nível de privacidade. A privacidade afeta quem vê as informações dentro de uma equipe e como os novos membros podem ingressar na equipe.

Em seguida, convide os participantes.

Existem várias funções na equipe Scrum:

  • Dono do produto (Product owner) - pode ser um chefe de departamento, um gerente de produto ou projeto, responsável por uma direção, etc.
  • Scrum Master - Um líder e mentor que entende como trabalhar com Scrum. Sua tarefa é explicar as regras, controlar que elas sejam seguidas. Esse papel pode ser desempenhado pelo próprio chefe, se ele organizar o trabalho no scrum de sua equipe.
  • Equipe de desenvolvimento (Development team) - São especialistas que executam as tarefas.
  • Membros responsáveis - Todos aqueles que participam no projeto. Esses participantes podem ver tarefas, aceitar o resultado de sprints ou consultar sobre tarefas, mas não poderão editar nada.

Quando você terminar as configurações, clique no botão Próximo, a equipe scrum será criada e você pode começar a trabalhar.

Leia mais sobre como trabalhar no Scrum no artigo Trabalhando com Scrum.
Isso ajudou
Obrigado :)
Opcional:
Deixar comentário sobre o artigo
Isso não ajudou
Desculpa :(
Você poderia nos dizer por que:
Deixar comentário sobre o artigo
Suporte dos parceiros