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Tipos de Funis de venda no CRM

Os Funis de venda são essenciais para o processo de vendas, permitindo que as empresas acompanhem e gerenciem o progresso de seus leads e oportunidades de negócios. Eles fornecem uma estrutura clara para visualizar as etapas do processo de vendas, desde a aquisição de leads até o fechamento de negócios. Os funis de venda são uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento e o sucesso das empresas, permitindo que elas se concentrem nas oportunidades mais promissoras e maximizem suas taxas de conversão.

No Bitrix24, você pode utilizar o Funil de vendas para analisar o processo de vendas observando a distribuição dos negócios por etapas e identificar em quais etapas você está perdendo clientes em potencial.

Para acessar os Funis de Venda, entre no CRM > Análises > Funil de vendas.

Na Análise de CRM, existem dois tipos de funis: o clássico e o com conversões.
Análise CRM

Funil clássico

O Funil clássico é uma representação das etapas reais pelas quais um lead ou negócio passou. Ele fornece uma visão precisa do progresso do lead ou negócio ao longo do processo de vendas. Isso ajuda a identificar as fraquezas do seu processo de vendas e revela quais etapas estão escondendo o trabalho dos seus gerentes com leads e negócios. 

Ao passar o mouse em cima do gráfico, você pode observar o número de Negócios em cada estágio, assim como a taxa de conversão, valor e duração.

E ao clicar em cima do bloco, você pode observar todos os Negócios que estão nesta fase do Funil, em detalhes.

Funil de vendas com conversões

O Funil com conversões preenche automaticamente as fases que o lead ou negócio deveria ter passado antes da fase atual, mesmo que não tenha passado por elas. Por exemplo, se você converter um lead que está na primeira fase do ciclo, o funil com conversões marcará todas as fases intermediárias como concluídas. Isso ajuda a ter uma visão mais completa do progresso do Lead ou Negócio.

No entanto, é importante observar que o Funil com conversões não preenche automaticamente as etapas ocultas se o lead for perdido. Nesse caso, você também poderá visualizar em quais etapas está perdendo clientes em potencial.

Para isso, na barra de pesquisas, estipule um período e selecione o status, neste caso a busca será feita por Grupo de etapa "Lead fracassado".

    Destaques

  • O Funil de vendas é uma ferramenta comum usada para analisar o processo de vendas, exibindo a distribuição dos negócios por etapas e permite identificar em quais etapas você está perdendo clientes em potencial.
  • O funil clássico reflete apenas as etapas pelas quais o lead ou negócio realmente passou. Já o funil com conversões preenche automaticamente as fases que o lead ou negócio deveria ter passado antes da fase atual, mesmo que não tenha passado por elas
  • Observe que o funil com conversões não preenche automaticamente as etapas ocultas se o lead for perdido. Então, você pode visualizar em quais etapas está perdendo clientes em potencial.

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