O Rastreamento de chamadas é uma ferramenta que permite acompanhar quantas chamadas cada canal de publicidade gerou. Com essa informação, você pode avaliar a eficácia da sua publicidade e distribuir o orçamento de forma mais estratégica.
Como o Rastreamento de chamadas pode mensurar resultados
O rastreamento de chamadas monitora o percurso do cliente por meio de números de telefone. Cada número está vinculado a um canal de publicidade específico ou a um cliente em particular. Veja quais são os tipos de rastreamento:
- Estático: você atribui um número a cada canal de publicidade. Por exemplo, você coloca um número de telefone em um banner e outro em um anúncio de TV. Se um cliente ligar para o primeiro número, você vai saber com certeza se foi o anúncio do banner que trouxe o cliente à sua empresa e, consequentemente, gerou essa ligação.
- Dinâmico: nesse caso, um número único é exibido para cada visitante do site. O sistema substitui automaticamente o número de telefone de acordo com a fonte da chamada.
O Bitrix24 utiliza o rastreamento estático, pois essa tecnologia tem um custo mais baixo e permite atribuir os números aos canais de publicidade manualmente. Para configurar o rastreamento de chamadas, utilize os números de telefone que estão conectados ao seu Bitrix24 e estão habilitados para receber chamadas. Você também pode utilizar números de telefone alugados de operadoras externas.
Operadoras de telefonia Bitrix24 Market
Veja como atribuir os números de telefone às fontes
Acesse a seção de CRM > Análises > Sales Intelligence.
Na aba Fontes e Canais, clique em Rastreamento de chamadas.
Para atribuir um número, clique em Selecionar abaixo do ícone da fonte desejada e, caso seja necessário, você pode adicionar um novo número. Não esqueça de salvar as alterações. Em nosso exemplo, vamos utilizar a opção do Google Ads.
Insira esse número na página pública do Google Ads e quando um cliente ligar para esse número, você poderá ver a fonte da chamada no campo Jornada do cliente no CRM.
A Jornada do cliente é o histórico de todas as interações do cliente com a sua empresa. Por exemplo, um caminho como Google Ads > Site > Chamada significa que o cliente viu o seu anúncio no Google Ads, acessou o seu site e ligou para o número especificado no anúncio. O seu funcionário fez um atendimento, conversou sobre os detalhes da venda e criou um Negócio no CRM.
Dessa forma, o Sales Intelligence permite rastrear a jornada do cliente desde o primeiro contato até a venda final.
Destaques
- O Rastreamento de chamadas é uma ferramenta que permite acompanhar quantas chamadas cada canal de publicidade gerou. Com essa informação, você pode avaliar a eficácia da sua publicidade e distribuir o orçamento de forma mais estratégica.
- Para configurar o rastreamento de chamadas, utilize os números de telefone que estão conectados ao seu Bitrix24 e estão habilitados para receber chamadas.
- Insira um número na página pública de um anúncio e quando um cliente ligar para esse número, você poderá ver a fonte da chamada no campo Jornada do cliente no CRM. E, assim, mensurar qual é o canal de publicidade que está trazendo mais clientes à sua empresa.