As configurações avançadas do Sales Intelligence permitem ajustar parâmetros como: a janela de atribuição, que determina por quanto tempo as interações dos clientes são consideradas nas estatísticas da fonte primária, e os domínios referentes, que rastreiam automaticamente a origem do tráfego ao utilizar os parâmetros UTM.
Parâmetros UTM
Conectar fontes de tráfego
Para iniciar, acesse o CRM e clique em Análises > Sales Intelligence > Configurações.
Janela de atribuição
As janelas de atribuição desempenham um papel fundamental na análise e atribuição correta das interações dos clientes ao longo do tempo. Essas janelas determinam por quanto tempo uma ação do cliente será considerada relevante para a atribuição de uma conversão ou venda.
As janelas de atribuição são essenciais para uma análise precisa e uma compreensão mais completa do ciclo de vendas e do impacto das ações de marketing.
Vamos imaginar que um cliente visualizou seu anúncio no Google Ads, clicou no link e realizou uma ação, como preencher um formulário de CRM, por exemplo. Logo, um lead será registrado no CRM e esta informação pode ser visualizada na jornada do cliente.
No entanto, dez dias depois, o cliente decidiu retornar ao site digitando o URL diretamente na barra de pesquisa. Nessa visita, ele realizou outra ação registrada pelo CRM como tráfego do site e não foi relacionada a nenhuma das fontes conectadas.
Para uma leitura mais adequada dos resultados da sua fonte de tráfego, é importante você levar em consideração que esse cliente descobriu o seu site por meio do anúncio no Google Ads, mesmo que ele tenha voltado ao seu site mais tarde. É diante deste cenário que a Janela de Atribuição pode ajudá-lo.
Por padrão, o período de atribuição é de 28 dias, então, caso o cliente queira interagir com seu site dentro desse período após a primeira visita, os leads e negócios serão considerados nas estatísticas da fonte primária. E, é possível alterar esse valor, conforme o seu modelo de negócio e posicionamento estratégico. Além disso, é possível habilitar a opção para leads e negócios.
Domínios referentes
O Bitrix24 atribui automaticamente a fonte para os clientes provenientes das redes sociais mais relevantes, mesmo na ausência de um parâmetro UTM. Isso é feito por meio dos Domínios Referentes, que identificam a origem do tráfego. Essa funcionalidade permite rastrear e atribuir corretamente as interações dos clientes. Caso você queira desativar o uso dos domínios referentes, basta desmarcar a opção correspondente nas configurações e salvar as alterações.
Destaques
- As configurações avançadas do Sales Intelligence permitem ajustar a janela de atribuição, que determina por quanto tempo as interações dos clientes são consideradas nas estatísticas da fonte primária.
- A janela de atribuição é essencial para uma análise precisa e compreensão do ciclo de vendas e do impacto das ações de marketing.
- Os domínios referentes rastreiam automaticamente a origem do tráfego, mesmo na ausência de um parâmetro UTM, permitindo atribuir corretamente as interações dos clientes. Mas, é possível desativar o uso dos domínios referentes nas configurações caso você não queira utilizá-los.
Artigos recomendados: