Funis de vendas é um conjunto de relatórios analíticos no CRM que ajudam a identificar em quais etapas mais clientes são perdidos, cobrindo todo o processo, desde um novo lead até o fechamento de um negócio.
No Bitrix24, existem dois tipos de funis: clássico e com conversões. Ambos fornecem informações detalhadas sobre as etapas fracas do processo de vendas e ajudam a determinar em quais fases ocorrem mais perdas de leads ou negócios.
Vá para a seção CRM > Análises > Funil de vendas e selecione um relatório.
Funil de vendas clássico
O funil clássico leva em consideração apenas as etapas que os leads e negócios concluíram. Este relatório ajuda a identificar etapas que muitas vezes são ignoradas, permitindo ajustar as etapas que necessitam de atenção.
- Na seção CRM Analytics, clique em Vendas.
- Selecione Funil de vendas.
- O gráfico mostra as etapas que os leads ou os negócios costumam pular.
O lead foi convertido em negócio desde o estágio inicial e avançou diretamente para uma fase de sucesso
Funil de vendas com conversões
O funil com conversões mostra todas as etapas intermediárias de um lead ou negócio que passam diretamente para uma etapa de sucesso, mesmo que tenham sido ignoradas. Caso o elemento seja perdido, essas etapas não serão levadas em conta, auxiliando a identificar onde os leads ou negócios normalmente falham.
- Na seção CRM Analytics, clique em Vendas.
- Selecione Funil de vendas (com conversões).
- O gráfico mostra em quais estágios os leads são mais frequentemente considerados malsucedidos.
Características do relatório para negócios que passaram de etapas bem-sucedidas para malsucedidas e vice-versa:
- Se um negócio passar de um estágio de fracasso para um de sucesso, ele não será incluído no relatório.
- Se um negócio passar de um estágio de sucesso para um estágio de fracasso, será incluído no relatório.
O lead foi convertido em negócio desde a fase inicial e avançou diretamente para uma fase de sucesso
Exemplos de uso de funis de vendas
Imagine que você administra uma loja de eletrônicos e precisa identificar pontos fracos em seu processo de vendas e determinar o estágio em que a maioria dos clientes é perdida.
Aqui estão os estágios no processamento de um negócio:
- Em Desenvolvimento: O estágio inicial para novos clientes.
- Preparar documentos: O gerente prepara um orçamento para o cliente.
- Contatar o cliente: O gerente envia um orçamento e entra em contato com o cliente.
- Aguardando pagamento: O gerente envia uma fatura e aguarda o pagamento.
- Pago: O cliente conclui a compra.
- Recusa: O cliente recusa a compra.
Funil de vendas clássico: Este funil destaca os estágios que os funcionários geralmente ignoram, ajudando você a identificar os pontos fracos no processo de vendas ou no desempenho dos funcionários.
O relatório mostra que o estágio Preparar documentos é frequentemente ignorado, possivelmente porque os gerentes ligam para os clientes diretamente sem mover os negócios para este estágio. Esse insight pode ajudar a explicar à equipe de vendas a importância de enviar orçamentos para acompanhar o processo de vendas.
Funil de vendas de conversões: Este funil mostra os estágios em que os negócios são normalmente perdidos.
O relatório indica que os negócios geralmente não chegam ao estágio de Aguardando pagamento e são concluídos logo após o estágio de Contatar o cliente. Isso sugere que os gerentes podem precisar aprimorar suas habilidades de comunicação e vendas. O chefe do departamento deve se concentrar no estágio de Contatar o cliente para identificar áreas para melhoria.
Destaques
- Funis de vendas é um conjunto de relatórios analíticos no CRM que ajudam a identificar em quais etapas mais clientes são perdidos, cobrindo todo o processo, desde um novo lead até o fechamento de um negócio.
- No Bitrix24, existem dois tipos de funis: clássico e com conversões.
- O funil clássico leva em consideração apenas as etapas que os leads e negócios concluíram. Este relatório ajuda a identificar etapas que muitas vezes são ignoradas, permitindo ajustar as etapas que necessitam de atenção.
- O funil com conversões mostra todas as etapas intermediárias de um lead ou negócio que passam diretamente para uma etapa de sucesso, mesmo que tenham sido ignoradas. Caso o elemento seja perdido, essas etapas não serão levadas em conta, auxiliando a identificar onde os leads ou negócios normalmente falham.
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