O gerenciamento de inventário no Bitrix24 ajuda a controlar os estoques e o movimento de produtos. Para evitar alterações acidentais e erros nos documentos, é possível configurar permissões de acesso para os colaboradores. Por exemplo, o estoquista será responsável apenas por receber produtos no estoque, enquanto o gerente cuidará das vendas e dos documentos de faturamento.
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Neste artigo, você aprenderá:
Por padrão, apenas o administrador do Bitrix24 pode configurar as permissões de acesso, mas ele pode delegar essa função a outros colaboradores. Para configurar as permissões, acesse:
CRM > Configurações > Permissões de acesso ao inventário.
Selecionar funções padrão
As permissões de acesso são atribuídas com base em funções. É possível usar funções padrão — basta adicionar os colaboradores e configurar as permissões usando os interruptores. Estão disponíveis três funções:
- Supervisor — gerencia o gerenciamento de inventário e suas configurações: edita estoques, ajusta a visualização dos cartões de documentos, analisa relatórios e configura reservas. Pode trabalhar com todos os tipos de documentos de inventário, mas não pode excluí-los. O supervisor corrige erros no gerenciamento de inventário e supervisiona o trabalho.
- Gerente — responsável pelo envio de produtos aos clientes: visualiza os estoques e os saldos, realiza vendas e registra baixas no estoque. O colaborador pode criar documentos e confirmar a disponibilidade de produtos.
- Estoquista — gerencia o movimento de produtos e realiza operações de estoque: recebimento, transferência e baixa. O colaborador pode criar documentos, mas não pode cancelar ou excluir documentos processados.
Permissões de acesso ao catálogo de produtos
Configurar funções personalizadas
Se as funções padrão não atenderem às suas necessidades, você pode criar funções personalizadas. O processo geral de configuração é o seguinte:
1–2. Crie uma nova função. Para isso, clique nas reticências (...) e selecione Adicionar nova função; em seguida, insira o nome da função.
3. Adicione colaboradores à função.
4. Escolha o conjunto de permissões apropriado usando os interruptores.
Você pode copiar permissões configuradas para uma nova função e alterar a ordem de exibição das funções.
- Clonar função — transfere todas as permissões configuradas de uma função para outra. Útil para criar funções semelhantes com pequenas alterações.
- Mostrar/ocultar funções — permite exibir apenas as funções necessárias na lista, ocultando as demais. Útil para comparar ou editar várias funções.
Para configurar uma função específica, clique nas reticências (...) ao lado do nome da função e selecione:
- Selecionar todas as as permissões — concede permissões completas para todos os módulos à função selecionada.
- Desmarcar todas as permissões — bloqueia o acesso a todos os módulos.
- Renomear — altera o nome da função.
- Clonar — cria uma cópia da função selecionada.
- Excluir — remove a função e todas as suas configurações.
Selecionar permissões de acesso
As permissões de acesso ao gerenciamento do inventário são divididas em três blocos.
Gerenciamento de inventário. Neste bloco, é possível configurar o acesso ao módulo e às operações relacionadas aos estoques. Normalmente, as permissões são atribuídas a gerentes para trabalhar com documentos e a supervisores para configurações e relatórios.
- Visualizar área de Gerenciamento de inventário — define quem pode acessar o módulo e trabalhar com os documentos de controle de estoque. Isso ajuda a delimitar as responsabilidades dos colaboradores.
Permissão para visualizar a seção de Gerenciamento de inventário - Editar depósitos — permite que o colaborador adicione estoques e altere seus parâmetros. Por exemplo, o supervisor pode adicionar um estoque chamado "Pedidos Online" para gerenciar produtos destinados à venda.
- Visualizar e selecionar depósitos — permite que o colaborador veja os saldos dos estoques disponíveis e selecione um estoque nos documentos. É possível configurar o acesso a todos os estoques ou especificar estoques específicos. Por exemplo, um gerente de compras pode selecionar o estoque de onde o produto será enviado.
Configurar permissões para visualizar e selecionar depósitos - Ver relatórios — permite que o colaborador analise os dados dos estoques. É possível conceder acesso a todos os relatórios ou especificar relatórios específicos. Por exemplo, o supervisor pode verificar os saldos do estoque e decidir se é necessário adquirir mais produtos.
Permissões de visualização de relatórios de inventário - Editar formulário de visualização do objeto de inventário — permite que o colaborador personalize o cartão de documento de estoque: adicionar e ocultar campos, alterar a ordem de exibição. Por exemplo, se o colaborador for responsável pelo recebimento de produtos, ele pode priorizar os campos de número do documento-base e data de recebimento.
Permissão para editar o cartão de documento de inventário
Documentos de Gerenciamento de inventário. Neste bloco, é possível configurar o acesso a documentos como "Recibo de Estoque", "Ajuste de Estoque", "Transferência", "Baixa" e "Venda". Para cada documento, as permissões são configuradas separadamente, mas incluem as mesmas opções: visualização, criação e edição, processamento, cancelamento de processamento e exclusão.
Permissões de acesso para documento de ajuste de estoque
Permissões de acesso para documento de recibo de estoque
Permissões de acesso para o pedido de venda
Permissões de acesso para documento de transferência
Permissões de acesso para documento de baixa
Reserva de Produtos. Neste bloco, é possível configurar quais colaboradores podem reservar produtos e gerenciar os modos de reserva. A reserva ajuda a garantir a disponibilidade de produtos no estoque até o pagamento. Por exemplo, um gerente pode "reservar" itens específicos até a data de envio, evitando que sejam vendidos para outro cliente.
Permissões para reserva de produtos
Destaques
- No Bitrix24, é possível configurar permissões de acesso ao gerenciamento do inventário para que os colaboradores trabalhem apenas com os dados necessários. Por exemplo, o estoquista recebe e transfere produtos, enquanto o gerente realiza vendas.
- As permissões de acesso são configuradas com base em funções. É possível usar funções padrão ou criar funções personalizadas.
- Para cada função, você define quais ações estarão disponíveis: visualização, criação, edição, exclusão e outras.
- As permissões de acesso são divididas em três blocos: gerenciamento do inventário, documentos de gerenciamento do inventário e reserva de produtos.