Uma análise de leads é um processo de avaliação e interpretação dos dados relacionados aos leads gerados por uma empresa. Essas informações são coletadas e analisadas para identificar quais fontes de leads são mais eficientes, quais estratégias de marketing estão gerando melhores resultados, quais funcionários estão trabalhando melhor, etc. Então, você pode definir quais ajustes podem ser feitos para otimizar o processo de conversão e, impulsionar o seu negócio.
Como acessar e processar a análise de leads
Para iniciar, clique em CRM > Análises > Funil de vendas.
A seguir, clique em > Meus relatórios > Leads.
Você pode configurar cada bloco individualmente, mover os dashboards, excluir os existentes ou adicionar novos. Além de alterar o período do relatório ao clicar no ícone de engrenagem.
A análise do CRM cria relatórios automaticamente, fornecendo os dados dos elementos aos quais você tem permissão de acesso.
Permissões de acesso no CRMFunil de leads
Um funil de leads é uma representação visual do processo pelo qual um potencial cliente passa, desde o momento em que ele é identificado como um lead até a conversão em cliente. O funil é dividido em etapas que refletem as diferentes fases do processo de vendas. Observe que no topo do funil, estão os leads não atribuídos, ou seja, a quantidade de leads em potencial que foram atraídos pelo seu negócio. Já na base do funil, você verifica qual foi a quantidade de leads convertidos em clientes.
Fonte de leads
O gráfico de pizza mostra a distribuição dos leads gerados por cada fonte. Você pode criar uma fonte separada para cada formulário do CRM ou número de telefone para rastrear as fontes de forma mais eficiente.
Conversão de leads
O bloco de conversão mostra a eficiência do processamento de leads em números. Existem 5 categorias:
- Leads ativos - leads em andamento e para os quais foram criadas atividades.
- Leads convertidos - os leads convertidos em negócios, contatos e empresas.
- Leads descartados - os leads que ficaram sem atividade desde sua criação.
- A taxa de conversão - exibe o percentual dos leads que foram fechados com sucesso, ou seja, os que se tornaram clientes.
- A taxa de leads perdidos - exibe o percentual de leads não convertidos.
Ao clicar na engrenagem no bloco de Leads ativos, você pode verificar quais são os parâmetros utilizados na análise, e configurá-los conforme a sua necessidade.
Eficiência no processamento de leads por funcionários
Neste bloco é possível avaliar o desempenho de cada funcionário individualmente. O ranking mostra a posição em que você se encontra em relação ao indicador selecionado, assim como os seus concorrentes mais próximos.
- Para acessar a análise de leads, clique em > CRM > Análises > Funil de Vendas > Meus relatórios > Leads.
- O funil de leads é uma representação visual do processo pelo qual um potencial cliente passa, desde o momento em que ele é identificado como um lead até a conversão em cliente.
- Através dessa análise, você pode observar: leads ativos, convertidos e descartados. Assim como o percentual da taxa de conversão.
- A fonte de leads: o gráfico exibe a distribuição dos leads gerados por cada fonte.
- É possível avaliar o desempenho de cada funcionário individualmente. No gráfico de eficiência no processamento de leads dos empregados você pode observar inclusive a classificação de seus funcionários no ranking.
Destaques
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