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Trabalhando com Scrum

Vamos a ver como um supervisor pode organizar o trabalho de uma equipe no Scrum e quais configurações essa ferramenta possui.

Por exemplo, sua empresa está criando um novo produto, mas tem pouca ideia do resultado que deseja alcançar e não vê um plano claro diante de si. Com a ajuda do Scrum, vamos organizar o trabalho da equipe e resolver este problema.

Leia mais sobre Scrum e como criar uma equipe Scrum no artigo Bitrix24.Scrum.

1. Crie reuniões e bate-papos

Para começar, marcaremos reuniões com a equipe para estarmos sempre cientes da atualidade. Nas configurações de equipe Scrum, já estão prontas 4 tipos de reuniões, escolha um horário conveniente e crie uma reunião.

  • Scrum diário - você pode agendar uma reunião de 15 minutos todos os dias úteis. Discuta como as coisas estão indo, se alguém tiver alguma dificuldade.
  • Planejar sprint - Agende uma reunião regular para discutir tarefas para o novo sprint.
  • Revisar sprint - Esta é uma demonstração do resultado. Agende reuniões para discutir seu progresso no final do sprint.
  • Retrospectiva do sprint - Esta é uma reunião com a equipe para discutir o trabalho para melhorar os processos e a comunicação anteriores.
Para mais informações sobre as possibilidades do calendário, consulte o artigo Adicionar eventos ao calendário.

2. Comece a preencher o backlog com tarefas

Para fazer isso, clique no botão Tarefa. Toda a equipe pode adicionar tarefas ao backlog, mas o supervisor deve escolher as tarefas para o trabalho.

Adicione épicos para indicar o tópico, contexto ou um objetivo grande ao qual a tarefa pertence.

Épicos

Os épicos são objetivos importantes, planos globais para os quais as tarefas pendentes serão atribuídas. Para adicioná-los, clique no botão Epic, insira um título e uma descrição e selecione uma cor, isso tornará o backlog mais visual.

Em seguida, selecione as tarefas no backlog e especifique o Epic necessário.

Depois disso, as tarefas selecionadas terão uma marca correspondente.

Você também pode visualizar e criar novos épicos na guia Itens Scrum > Epics.

Você também pode definir os critérios para a conclusão das tarefas, a Definition of Done (DOD) é uma lista de verificação com critérios pelos quais a prontidão do resultado é determinada. Com ajuda deles, os funcionários, antes de encerrar a tarefa, poderão verificar a si mesmos (usando esses critérios) que realmente fizeram tudo e nada esqueceram.

Definition of Done (DOD)

Para criar uma lista de verificação com os critérios de conclusão de tarefas, abra a guia Itens Scrum > DOD.

Na janela que é aberta, clique em Criar tipo, especifique um nome e adicione uma lista de verificação.

Marque a opção Esses itens são necessários para concluir para que os funcionários não possam concluir a tarefa sem preencher a lista de verificação.

Em seguida, selecione uma tarefa e indique qual lista é necessária para verificar o resultado.

Antes que um funcionário conclua tal tarefa, uma lista de verificação será aberta para ele, de acordo com a qual ele poderá verificar se fez tudo corretamente.
As permissões às tarefas são atribuídas automaticamente. Os membros da equipe com funções de Proprietário do projeto, Scrum master e Membro da equipe de desenvolvimento podem visualizar e gerenciar as tarefas. Os membros com a função de Partes interessadas não podem editar tarefas.

3. Planejando e lançando um sprint

Primeiro, defina a meta para o sprint e selecione quais tarefas do backlog serão concluídas nele. Transfira tarefas do backlog, especifique o nome da sprint e selecione sua duração.

Em seguida, avalie a dificuldade das tarefas com sua equipe. No Scrum, as tarefas são avaliadas não pelo tempo, mas pela complexidade, o esforço necessário para completar uma tarefa. Essa pontuação é chamada Pontos de história (Story Point). Os pontos de história são uma medida comparativa de quão mais difícil é uma tarefa do que outra.

Se você achar difícil determinar as pontuações relativas, então, como uma medida de Pontos de história, você pode levar horas para concluir a tarefa.

Depois de adicionar tarefas ao sprint e decidir sua dificuldade, inicie o sprint.

Ao iniciar um sprint, é aberta uma janela com informações gerais sobre ele. Você pode corrigir o título, a descrição e as datas do sprint, se necessário.

4. Trabalho no sprint

Você pode acompanhar o trabalho no sprint na seção Sprint ativo. É aqui que você e sua equipe podem ver o que está em andamento e o que está concluído.

Use o gráfico Burndown para avaliar como a equipe está progredindo nas tarefas do sprint. O diagrama mostra a quantidade de trabalho realizado e a quantidade de trabalho restante.

O azul no diagrama de burndown marca a linha de desempenho ideal. O histórico real das tarefas é marcado em vermelho.

  • Em uma escala vertical, o número de Pontos de hostória planejados é anotado; em nosso exemplo, são as horas para concluir a tarefa.
  • Em uma escala horizontal, o número de dias até o final do sprint é anotado.
Com base em nosso exemplo, podemos concluir que a equipe concluiu todas as tarefas antes do previsto, e isso pode significar que julgamos mal o trabalho à frente.

Ao concluir o sprint, será aberta uma janela na qual você encontrará informações sobre metas, prazos e planos de sprint concluídos. Na seção Tarefas incompletas, selecione para onde transferir todas as tarefas não concluídas da sprint atual.

Depois de concluir vários sprints, você entenderá quanto tempo sua equipe tem para concluir as tarefas planejadas. Para estimar a velocidade de uma equipe, use o Gráfico de Velocidade da Equipe. Para fazer isso, abra a guia Itens Scrum > Velocidade da equipe.

As barras azuis no diagrama mostram o número de Pontos de histórico planejados para cada sprint. As barras vermelhas mostram quantos Pontos de histórico foram concluidos em cada sprint.

  • Na escala vertical, o número de Pontos de histórico planejados é marcado.
  • Na escala horizontal, todos os sprints concluídos são marcados.
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