O Bitrix24 possui estatísticas de tarefas para cada funcionário. Pelo número de tarefas atuais, concluídas e atrasadas, o gerente pode ver quem está executando mais tarefas e, cumprindo prazos.
-
A ferramenta “Eficiência para KPI” não está disponível em todos os planos. Então, caso queira utilizá-la, confira na nossa Página de planos e preços.
Neste artigo vamos mostrar como a eficiência é calculada e quais indicadores a afetam.
Qual é o indicador de desempenho
A eficiência é afetada pelas tarefas, onde o colaborador é responsável ou co-executor. O indicador é calculado pela fórmula:
Eficiência = 100 - (Notas sobre tarefas / Total de tarefas no período) * 100
A eficiência padrão é 100%.
Vamos dar um exemplo. O gerente completou dez tarefas em um mês, mas perdeu o prazo em duas. Substitua os números na fórmula e determine sua eficácia:
Eficiência = 100 - (2/10) * 100 = 80
A eficiência dos funcionários foi de 80%. Para aumentá-la, o funcionário deve concluir as tarefas no prazo.
Como visualizar a eficiência
Abra Tarefas e Projetos e vá para a guia Eficiência. Ela conterá os seguintes dados:
- Total em andamento - o número total de tarefas ativas e concluídas
- Tarefas concluídas - quantas tarefas foram concluídas até agora.
- Comentários sobre tarefas - caso a tarefa esteja atrasada, vai exibir um comentário. Nesse bloco, clique em Informações para ver quais tarefas não foram concluídas no prazo. Tarefas não corrigidas também serão transferidas para o próximo período, você pode corrigi-las concluindo a tarefa ou estendendo seu prazo.
No filtro, você pode especificar o período para o qual a eficiência será calculada:
Se você adicionar uma nova tarefa, o número de tarefas no trabalho aumentará e a eficiência também:
Por outro lado, se a tarefa não for concluída no prazo, haverá mais comentários sobre as tarefas e a eficiência diminuirá:
Se a tarefa foi originalmente definida após o prazo, a observação não aparecerá e a eficiência não diminuirá.
-
Se um funcionário definir uma tarefa para si, ela não será levada em consideração na avaliação da eficiência. Portanto, é impossível criar artificialmente a impressão de alta eficiência.
Como monitorar o desempenho dos funcionários
O gerente pode ver a eficácia de seus subordinados na guia Supervisão.
Além disso, o gerente de projeto pode avaliar a eficácia das tarefas relacionadas a um projeto específico.
- A eficiência ajuda a controlar o andamento das tarefas. Quanto mais tarefas concluídas no prazo, maior a eficiência da equipe.
- A eficiência não é calculada nas tarefas em que o criador e o responsável são o mesmo usuário. Isso evita que o funcionário tente aumentar seus próprios níveis de eficiência por si próprio.
- O supervisor pode avaliar a eficácia dos funcionários de seu departamento ou projeto.