Funis de vendas é um conjunto de relatórios analíticos no CRM que ajudam a identificar em quais etapas mais clientes são perdidos, cobrindo todo o processo, desde um novo lead até o fechamento de um negócio.
No Bitrix24, existem dois tipos de funis: clássico e com conversões. Ambos fornecem informações detalhadas sobre as etapas fracas do processo de vendas e ajudam a determinar em quais fases ocorrem mais perdas de leads ou negócios.
Vá para a seção CRM > Análises > Funil de vendas e selecione um relatório.
Funil de vendas clássico
O funil clássico leva em consideração apenas as etapas que os leads e negócios concluíram. Este relatório ajuda a identificar etapas que muitas vezes são ignoradas, permitindo ajustar as etapas que necessitam de atenção.
- Na seção CRM Analytics, clique em Vendas.
- Selecione Funil de vendas.
- O gráfico mostra as etapas que os leads ou os negócios costumam pular.

Funil de vendas com conversões
O funil com conversões mostra todas as etapas intermediárias de um lead ou negócio que passam diretamente para uma etapa de sucesso, mesmo que tenham sido ignoradas. Caso o elemento seja perdido, essas etapas não serão levadas em conta, auxiliando a identificar onde os leads ou negócios normalmente falham.
- Na seção CRM Analytics, clique em Vendas.
- Selecione Funil de vendas (com conversões).
- O gráfico mostra em quais estágios os leads são mais frequentemente considerados malsucedidos.
Características do relatório para negócios que passaram de etapas bem-sucedidas para malsucedidas e vice-versa:
- Se um negócio passar de um estágio de fracasso para um de sucesso, ele não será incluído no relatório.
- Se um negócio passar de um estágio de sucesso para um estágio de fracasso, será incluído no relatório.

Exemplos de uso de funis de vendas
Imagine que você administra uma loja de eletrônicos e precisa identificar pontos fracos em seu processo de vendas e determinar o estágio em que a maioria dos clientes é perdida.
Aqui estão os estágios no processamento de um negócio:
- Em Desenvolvimento: O estágio inicial para novos clientes.
- Preparar documentos: O gerente prepara um orçamento para o cliente.
- Contatar o cliente: O gerente envia um orçamento e entra em contato com o cliente.
- Aguardando pagamento: O gerente envia uma fatura e aguarda o pagamento.
- Pago: O cliente conclui a compra.
- Recusa: O cliente recusa a compra.
Funil de vendas clássico: Este funil destaca os estágios que os funcionários geralmente ignoram, ajudando você a identificar os pontos fracos no processo de vendas ou no desempenho dos funcionários.
O relatório mostra que o estágio Preparar documentos é frequentemente ignorado, possivelmente porque os gerentes ligam para os clientes diretamente sem mover os negócios para este estágio. Esse insight pode ajudar a explicar à equipe de vendas a importância de enviar orçamentos para acompanhar o processo de vendas.
Funil de vendas de conversões: Este funil mostra os estágios em que os negócios são normalmente perdidos.
O relatório indica que os negócios geralmente não chegam ao estágio de Aguardando pagamento e são concluídos logo após o estágio de Contatar o cliente. Isso sugere que os gerentes podem precisar aprimorar suas habilidades de comunicação e vendas. O chefe do departamento deve se concentrar no estágio de Contatar o cliente para identificar áreas para melhoria.
Destaques
- Funis de vendas é um conjunto de relatórios analíticos no CRM que ajudam a identificar em quais etapas mais clientes são perdidos, cobrindo todo o processo, desde um novo lead até o fechamento de um negócio.
- No Bitrix24, existem dois tipos de funis: clássico e com conversões.
- O funil clássico leva em consideração apenas as etapas que os leads e negócios concluíram. Este relatório ajuda a identificar etapas que muitas vezes são ignoradas, permitindo ajustar as etapas que necessitam de atenção.
- O funil com conversões mostra todas as etapas intermediárias de um lead ou negócio que passam diretamente para uma etapa de sucesso, mesmo que tenham sido ignoradas. Caso o elemento seja perdido, essas etapas não serão levadas em conta, auxiliando a identificar onde os leads ou negócios normalmente falham.
Artigos recomendados: