Queremos explicar de forma simples por que é essencial atualizar o Bitrix24 na versão On-Premise oportunamente. O ideal é realizar a atualização assim que ela for lançada (como qualquer outro software). No pior dos casos, pelo menos a cada 6 meses. E também o que pode acontecer se essa regra simples for ignorada.
Nesse caso, é melhor esquecer a regra de "se está funcionando, não mexa".
Recomendamos não adiar a instalação das atualizações. Vamos explicar por que isso é tão importante.
Segurança dos seus dados
A equipe do Bitrix24 trabalha continuamente para identificar possíveis vulnerabilidades no produto. É nossa responsabilidade minimizar os riscos relacionados à cibersegurança.
Todos os problemas encontrados são corrigidos rapidamente, e novas versões do produto são lançadas. Tudo o que você precisa fazer é instalá-las pontualmente. Essa é a forma mais econômica de prevenir riscos à segurança da informação.
Correção de bugs e desempenho
Estamos constantemente corrigindo possíveis erros e resolvendo bugs já identificados. Parte dessas falhas nos é reportada por vocês, nossos usuários.
Nosso objetivo é garantir que você e sua equipe tenham acesso a um produto de alta qualidade, sem problemas durante o uso. Se você não instalar as atualizações, enfrentará erros que já corrigimos há muito tempo.
Suporte ao aplicativo móvel
Lançamos atualizações para o aplicativo móvel várias vezes ao mês. As tecnologias evoluem, novas funções são implementadas, e o suporte a novos dispositivos e sistemas operacionais é adicionado. Nossa equipe trabalha continuamente para otimizar o desempenho e aprimorar a interface.
Quanto mais tempo você demora para atualizar sua versão On-Premise, pior será a integração entre ela e nosso aplicativo móvel. Não é possível garantir a compatibilidade com todas as versões antigas.
Normalmente, os problemas começam a surgir quando a versão On-Premise está mais de um ano atrás do aplicativo móvel.
Funcionalidades "na nuvem" e integrações
A ideia de uma versão On-Premise completamente isolada está se tornando obsoleta. A versão moderna não opera de forma independente: algumas funcionalidades (incluindo IA) dependem da infraestrutura em nuvem. A versão On-Premise está se tornando híbrida.
Um exemplo disso é o CoPilot e outras funções de IA. Poucas empresas conectam seus próprios modelos ao Bitrix24; a maioria utiliza nosso modelo LLM na nuvem.
Serviços externos (e-mails, bancos, mensageiros, sistemas de pagamento) também atualizam suas APIs e protocolos. Sem atualizações, autorizações, webhooks e outras funções deixam de funcionar.
Um longo período sem atualizações leva à dessincronização — algumas funcionalidades começam a degradar ou são desativadas.
Acesso a novidades
Lançamos dois grandes releases por ano. Em cada um deles, disponibilizamos gratuitamente diversas novidades, alinhadas às demandas mais atuais do mercado.
Se você não instalar as atualizações, sua equipe ficará presa a funcionalidades antigas e perderá oportunidades.
O que acontece se não atualizar
- Os riscos de vazamento de dados aumentam a cada mês sem patches de segurança.
- Os aplicativos móveis e desktop perdem estabilidade devido a novas APIs/SDKs.
- Defasagem funcional: sua equipe não terá acesso às novidades.
- Desempenho e bugs: você continuará enfrentando os mesmos problemas de origem.
- Suporte à nuvem e integrações: a compatibilidade diminui, surgindo falhas silenciosas.
- Manutenção: com o tempo, torna-se mais cara e imprevisível, especialmente com o acúmulo de débito técnico.
Perguntas e respostas
Atualizo a versão On-Premise uma vez por ano. Isso é suficiente?
Não. As atualizações devem ser instaladas assim que forem lançadas. Você pode perder uma atualização importante de segurança e colocar todo o seu negócio em risco.
O parceiro que configurou nosso Bitrix24 disse que as customizações podem ser afetadas pelas atualizações. O que fazer?
Se o parceiro realizou as customizações corretamente, seguindo as melhores práticas, as atualizações ocorrerão sem problemas.
A partir de quando a versão On-Premise é considerada obsoleta?
Qualquer versão desatualizada é considerada obsoleta. No entanto, a experiência mostra que os problemas significativos começam a surgir quando a atualização é adiada por mais de um ano.
Como atualizar o Bitrix24 On-Premise?
Para atualizar o Bitrix24 On-Premise, acesse o painel de controle e selecione Marketplace > Atualização da Plataforma. Na seção Instalação de atualizações, clique em Instalar atualizações recomendadas. Na aba Lista de atualizações, escolha os componentes que deseja atualizar.
Como reduzir os riscos ao atualizar no ambiente de produção?
Utilize um ambiente de testes, faça um backup completo e tenha um plano de rollback. Leia a lista de alteraçõesf, agende a atualização para horários de baixa demanda e teste os cenários críticos de negócio.
Não utilizamos aplicativos móveis. Podemos atualizar com menos frequência?
Não. Mesmo sem aplicativos móveis, ainda há questões críticas de segurança, integrações (e-mails, bancos, mensageiros, mapas, SSO), desempenho e correção de bugs. Esses fatores, por si só, exigem atualizações regulares.
As atualizações melhoram a velocidade e a estabilidade?
Sim. Os releases frequentemente incluem otimizações de banco de dados, cache e interface, além de corrigirem bugs intermitentes. Isso muitas vezes resulta em melhoria de desempenho sem a necessidade de upgrade de hardware e reduz a quantidade de chamados ao suporte.