Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Cadastro e Login no Bitrix24
Segurança
Como Começar?
Feed
Messenger
Bitrix24 Collabs
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
Agendamento on-line
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Configurações
Meu perfil
Bitrix24 Messenger
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Bitrix24 Helpdesk

Assinatura eletrônica do Bitrix24: primeiros passos

A Assinatura Eletrônica do Bitrix24 permite que você assine documentos com clientes, fornecedores e parceiros diretamente em sua área de trabalho, sem a necessidade de ferramentas externas. Com ela, você pode:

  • Economizar tempo e recursos: elimina a necessidade de imprimir, escanear ou enviar documentos em papel.
  • Manter a organização: centralize os documentos em um banco de dados unificado e automatize o processo de assinatura.
  • Ter controle total: acompanhe cada etapa da assinatura e garanta a integridade dos documentos.

A ferramenta de Assinatura Eletrônica é uma assinatura eletrônica, e não uma assinatura digital. Cada país possui suas próprias leis e requisitos para o uso de assinaturas eletrônicas. Em alguns países, é necessário firmar um acordo especial com o cliente para utilizar uma assinatura eletrônica.

Além disso, esse método de assinatura não é permitido para todos os tipos de documentos. Portanto, se você não tiver certeza se a Assinatura Eletrônica é adequada para o seu documento, consulte um advogado. A confiança nessas assinaturas é de responsabilidade da pessoa que aceita o documento.


Configurar permissões de acesso

Antes de começar a usar a Assinatura Eletrônica do Bitrix24, configure as permissões de acesso. Por exemplo, defina quem pode criar, editar ou excluir documentos.

Por padrão, as permissões da seção de Assinatura Eletrônica são gerenciadas pelo administrador do Bitrix24. No entanto, o administrador pode delegar essa responsabilidade a outros colaboradores. Para isso, acesse a Assinatura Eletrônica > Permissões de acesso.
Permissões de acesso à seção de Assinatura eletrônica


Configurar o Kanban

Utilize o Kanban na Assinatura Eletrônica do Bitrix24 para gerenciar documentos. Cada colaborador pode personalizar sua própria visualização.

No Kanban, é fácil acompanhar a etapa atual de cada documento e identificar as ações necessárias, como aprovação ou assinatura.

Para abri-lo, acesse a Assinatura Eletrônica > Assinar e gerenciar > Kanban.
Kanban na Assinatura eletrônica: configurar e trabalhar com documentos


Adicionar signatários

No Bitrix24, os signatários são fornecedores, clientes e parceiros com quem você assina documentos na seção de Assinatura Eletrônica.

Adicione signatários para:

  • manter um banco de contatos compartilhado para todos os colaboradores;
  • selecionar rapidamente os destinatários ao criar documentos;
  • preencher automaticamente os dados de contato no documento.

Para adicionar um signatário, acesse a Assinatura Eletrônica > Contatos > Criar.
Contrapartes signatárias, quem são e como trabalhar com elas


Preparar um documento para assinatura

Usuários com as devidas permissões podem criar e enviar documentos para assinatura.

O processo inclui as seguintes etapas:

  1. Crie um documento na seção de Assinatura Eletrônica. Faça o upload de um arquivo existente ou escolha um dos documentos criados recentemente.
  2. Selecione quem assinará o documento em nome da sua empresa e da outra parte.
  3. Edite o documento, se necessário.
  4. Escolha como enviar o link de assinatura, por SMS ou e-mail.
  5. Revise todos os detalhes e envie o documento.

Assinar um documento

O processo de assinatura é o mesmo para ambas as partes. O diretor da empresa ou qualquer colaborador com direitos de assinatura recebe um link para o documento e o assina online.
Assinar um documento com a Assinatura Eletrônica do Bitrix24
Como um cliente pode assinar um documento eletrônico


Verificar a integridade do documento

Cada documento assinado inclui um certificado digital que garante que o arquivo não foi alterado após a assinatura. Por exemplo, se alguém editar o documento, como alterar o valor de um contrato, a verificação falhará.
Verificar a integridade de um documento eletrônico assinado


Adicionar regras de automação e gatilhos

As regras de automação e os gatilhos na Assinatura Eletrônica do Bitrix24 ajudam a automatizar o processamento de documentos. Eles movem os documentos entre as etapas e os enviam para assinatura automaticamente. Por exemplo, quando o diretor da sua empresa assina um documento, um gatilho o move para a etapa "Enviado ao cliente", e uma regra de automação envia o contrato ao cliente para assinatura.
Regras de automação e gatilhos na Assinatura eletrônica


Destaques

  • A Assinatura Eletrônica do Bitrix24 permite que você assine contratos, acordos e outros documentos diretamente, sem a necessidade de serviços externos.
  • Antes de usar a Assinatura Eletrônica, configure as permissões de acesso, ajuste o Kanban e adicione os signatários.
  • Para criar e enviar um documento, acesse a seção de Assinatura Eletrônica.
  • O processo de assinatura é o mesmo para ambas as partes—o diretor ou outro colaborador com direitos de assinatura recebe um link para o documento por e-mail ou SMS e o assina.
  • Cada documento assinado inclui um certificado digital para garantir sua integridade.
  • Use regras de automação e gatilhos para agilizar a assinatura de documentos.
Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Obtenha seu Bitrix24 configurado por profissionais locais
ENCONTRAR PARCEIRO BITRIX24 NAS PROXIMIDADES
implementation_helper_man
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Caso de uso da Assinatura eletrônica Como um cliente pode assinar um documento eletrônico Funcionamento da Assinatura eletrônica na versão On-premise Assinar um documento com a Assinatura Eletrônica do Bitrix24 Automação na Assinatura eletrônica do Bitrix24 Kanban na Assinatura eletrônica: configurar e trabalhar com documentos Verificar a integridade de um documento eletrônico assinado Contrapartes signatárias, quem são e como trabalhar com elas Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento para assinar