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Bitrix24 Helpdesk

Obter consentimento para processar dados pessoais em Canais Abertos

Em muitos países, as empresas são legalmente obrigadas a obter o consentimento do cliente antes de coletar ou usar dados pessoais. No Bitrix24, você pode solicitar automaticamente esse consentimento ao se comunicar por meio de Canais Abertos, como bate-papo ao vivo ou mensageiros.

Nos Canais Abertos, o consentimento pode ser coletado apenas para o processamento de dados pessoais. Para coletar outros tipos de consentimento, como para newsletters, promoções ou marketing, utilize os Formulários de CRM.
Coletar consentimentos de clientes usando formulários de CRM

Este artigo explica como:


Acessar as configurações do Canal Aberto

1-3. Abra o CRM > Clientes > Contact Center. 4. Clique em um canal de comunicação qualquer. 5. Selecione um Canal Aberto existente ou crie um novo. 6. Clique em Configurar.
Criar e configurar Canais abertos


Adicionar e configurar um consentimento

1. Acesse a aba Consentimento de cookie. 2. Ative a opção Enviar aviso sobre coleta de dados pessoais. 3. Clique em Criar novo consentimento e preencha os campos conforme descrito abaixo.

Na aba Nome e texto, preencha os seguintes campos:

  • Nome. Insira um nome para o consentimento para facilitar sua localização posterior.
  • Texto do acordo / consentimento. Adicione o texto da Política de Privacidade que será exibido aos clientes.
  • Permitir HTML no texto do acordo. Ative esta opção se desejar formatar o texto com HTML.

Salve o consentimento e as configurações do Canal Aberto.


Coletar consentimentos por meio de um Canal Aberto

A forma de coleta do consentimento varia conforme o canal de comunicação.

Bate-papo ao vivo. Quando um cliente envia a primeira mensagem para sua empresa, o texto do consentimento é exibido no chat. O cliente precisa lê-lo e escolher uma das opções:

  • Eu aceito. O Bitrix24 inicia uma nova conversa e o consentimento do cliente para o processamento de dados pessoais é salvo no CRM.
  • Eu recuso. A mensagem não é enviada e o cliente não pode iniciar um chat. Essa recusa não é armazenada no CRM.

Para salvar os dados de um novo cliente do bate-papo ao vivo no CRM e vinculá-los ao consentimento, abra o menu de três pontos (...) e selecione Salvar em CRM na janela do chat. O cartão do item do CRM exibirá as informações do chat no qual o consentimento foi obtido.

A lista incluirá dois registros de consentimento para o cliente. O primeiro mostrará a URL da página onde o cliente confirmou o consentimento na coluna Endereço, e o segundo estará vinculado à conversa no Bitrix24.

Mensageiros. Quando um cliente envia a primeira mensagem, seus dados são salvos no CRM. Um aviso é exibido no chat: “Ao continuar a usar este chat, você concorda com o processamento de seus dados pessoais: link para o texto do consentimento.”

Se o cliente:

  • Enviar uma mensagem. O consentimento será considerado confirmado e salvo no CRM.
  • Não enviar uma mensagem após o aviso. O consentimento não será confirmado e os dados do cliente deverão ser excluídos manualmente do CRM.

Visualizar consentimentos recebidos

Todos os consentimentos dos clientes para o processamento de dados pessoais são armazenados em uma lista geral.

Para abrir a lista:

1. Acesse as configurações do Canal Aberto.
2. Acesse a aba Consentimentos.
3. Clique em Consentimentos obtidos.

A lista exibe detalhes importantes sobre cada consentimento:

  • Data. Quando o cliente confirmou o consentimento.
  • Usuário. Um perfil de visitante sem acesso ao seu Bitrix24, criado automaticamente para vincular os chats do Canal Aberto ao CRM.
  • Fonte. O item do CRM, site ou outra origem.
  • Endereço. A página onde o cliente confirmou o consentimento.
Os dados desta lista não podem ser excluídos.

Para localizar registros específicos, use os filtros. Por exemplo, é possível visualizar todos os consentimentos recebidos na última semana.

1. Clique em Filtro.
2. No campo Consentimento, selecione o consentimento desejado.
3. No campo Data, selecione Últimos 7 dias.
4. Clique em Pesquisar.


Destaques

  • No Bitrix24, você pode solicitar automaticamente o consentimento para o processamento de dados por meio da comunicação em Canais Abertos, como bate-papo ao vivo ou mensageiros.
  • A forma de confirmação do consentimento depende do canal de comunicação. No bate-papo ao vivo, os clientes veem o texto do consentimento e devem clicar em Eu aceito. Nos mensageiros, um aviso é exibido e, se o cliente enviar uma mensagem em seguida, o consentimento é considerado confirmado.
  • Para vincular o consentimento de um novo cliente do bate-papo ao vivo a um item do CRM, salve os dados do cliente diretamente na janela do chat: abra o menu de três pontos (...) e selecione Salvar no CRM.
  • Para visualizar os consentimentos obtidos, acesse as configurações do Canal Aberto, abra a aba Consentimentos e clique em Consentimentos obtidos.
  • A lista exibe a data do consentimento, o IP do cliente, a fonte e a página onde o consentimento foi confirmado. É possível filtrar os resultados, mas esses dados não podem ser excluídos.
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