Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Suporte Bitrix24

Assinatura eletrônica: como o diretor da sua empresa assina um documento eletrônico?

A nova ferramenta Assinatura eletrônica é uma assinatura eletrônica, não digital. Cada país tem suas próprias leis e requisitos para o uso de assinaturas eletrônicas. Em alguns países, um acordo especial deve ser assinado com o cliente para usar uma assinatura eletrônica. Além disso, esse método de assinatura não é permitido para todos os tipos de documentos.

Portanto, se você não tiver certeza se a Assinatura eletrônica é adequada para assinar seu documento, consulte advogados. A confiança nessas assinaturas é de responsabilidade do indivíduo que aceita o documento.

Uma vez preparado, o documento é encaminhado ao diretor de sua empresa para assinatura. É enviado por e-mail ou número de telefone, dependendo dos contatos especificados anteriormente.

Se você enviou o documento por e-mail, mas a mensagem não chegou, verifique suas pastas Spam e Promoções.

No e-mail, clique em Abrir documento (Open document).

Leia o documento antes de assiná-lo. O arquivo possui campos especiais onde você deve fazer o upload da assinatura e carimbo. Clique no botão Assinar.

Leia e aceite os termos de uso de Assinatura eletrônica. Confirme a assinatura com um código de verificação que será enviado para o mesmo e-mail ou número de telefone. Digite o código e clique em Continuar (Continue).

O código é válido por 5 minutos. Se o sistema mostrar o erro de Código PIN errado (Incorrect pin code), tente novamente e digite um novo código.

Em seguida, clique em Continuar (Proceed).

Carregue o carimbo da sua empresa.

Para adicionar a assinatura ao documento, use uma das opções:

  • criar a partir do nome (create from name): especifique o nome e sobrenome, e o sistema gerará a assinatura.
  • assinar com a mão (hand sign): use o mouse do computador ou assine com a mão em um tablet ou dispositivo móvel.
  • carregar imagem (upload image): carregue foto de sua assinatura do seu dispositivo ou tire-a usando a câmera.

Pronto! O documento foi assinado pela primeira parte, após o que vai para o cliente para assinatura.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: como o cliente assina um documento eletrônico?.

Assim que o cliente assinar o documento, será enviado um e-mail a todas as partes com um arquivo PDF e informações de que o documento foi assinado. Você pode visualizar ou baixar o documento imediatamente.

Um certificado digital de autenticidade das assinaturas também está anexado.

O certificado contém um código QR. Use-o para verificar a autenticidade e integridade do documento.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: como verificar a integridade de um documento eletrônico assinado?.

Todos os documentos assinados serão armazenados na guia Meu Cofre (My vault).


Artigos recomendados:

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Caso de uso da Assinatura eletrônica Visão geral da Assinatura eletrônica do Bitrix24 Assinatura eletrônica: como verificar a integridade de um documento eletrônico assinado? Assinatura eletrônica: como o cliente assina um documento eletrônico? Assinatura eletrônica no CRM Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento eletrônico para assinar Funcionamento da Assinatura eletrônica na versão On-premise Assinatura eletrônica: contatos de partes signatárias Automação na Assinatura eletrônica do Bitrix24 Assinatura eletrônica: como controlar o processo de trabalho com documentos?