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Perguntas frequentes sobre Lojas Online

A Loja On-line é uma solução pronta para vendas na internet. Você pode colocar a loja no ar, conectar meios de pagamento e entregas, usar um catálogo unificado de produtos e serviços e processar os pedidos no CRM. Este artigo reúne respostas para perguntas frequentes que surgem ao trabalhar com a loja no Bitrix24.

Conteúdo do artigo


Posso especificar várias variações para um produto?

Sim. Para isso, você pode configurar SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque) — opções separadas de um mesmo produto com características diferentes: tamanho, cor, material ou outros parâmetros. O cliente não precisará procurar por itens idênticos no site: ele abrirá o cartão do produto e escolherá a opção desejada.
Catálogo de produtos
Como adicionar variantes de um produto ao catálogo do CRM


Como criar novamente a loja com produtos de demonstração

Ao iniciar a loja a partir dos modelos "CRM + Loja On-line" ou "Loja Clássica. Roupas", o Bitrix24 cria dados de demonstração: produtos, seções do catálogo de produtos e configurações de exemplo. Esses dados ajudam a visualizar a aparência de uma loja pronta e a testar o fluxo de finalização do pedido.

Se você precisar obter os dados de demonstração novamente, exclua todos os produtos e seções criados anteriormente do catálogo de produtos do Bitrix24 e, em seguida, crie a loja novamente a partir do modelo.
Criar e configurar uma loja online no Bitrix24
Criar CRM + loja On-line


Como o cliente se cadastra e acessa a área logada da loja on-line

O cadastro ocorre automaticamente no primeiro pedido. O processo é o seguinte:

  1. O cliente informa seu e-mail na página de finalização do pedido.
  2. Após a conclusão do pedido, uma área logada é criada para ele.
  3. Um e-mail com um link para definir a senha é enviado para o endereço informado.

Na área logada, o cliente pode visualizar o histórico de pedidos, repetir um pedido e alterar seus dados.
Área pessoal na Loja on-line


Como aplicar um desconto em um produto, além de cupons

Use as regras do carrinho. Vá para Sites e Lojas > Configurações > Configurações Avançadas > Regras do Carrinho de Compras.

Você pode configurar:

  • desconto em um produto específico,
  • desconto para uma seção do catálogo,
  • desconto por condição, por exemplo, valor mínimo do pedido.

Como criar uma tabela consolidada de estoques de produtos

Você pode ver os estoques atuais em todos os armazéns nos relatórios de gerenciamento do inventário. Abra a seção Gerenciamento do inventário > Análise BI > Estoques de produtos. A parte superior do relatório mostra o valor total dos estoques; abaixo, há uma tabela com todos os produtos e armazéns. Na tabela, você verá a quantidade do produto, a reserva e o estoque disponível. Este relatório substitui uma tabela consolidada: ele mostra uma visão completa dos estoques para todos os itens do catálogo.
Relatório de estoque atual


Por que um colaborador não pode visualizar e editar as páginas da loja

Se um colaborador não consegue visualizar ou editar as páginas da loja, verifique as configurações de acesso. Abra Sites e Lojas > Lojas > Configurações (⚙️) > Permissões de Acesso e veja quais permissões estão atribuídas ao пользователю или ao seu departamento.
Permissões de acesso para Sites e Lojas


Como remover o campo de cupom na finalização do pedido

O campo para inserir o cupom precisa ser ocultado em dois lugares: no carrinho e na página de finalização do pedido. Se você removê-lo apenas no carrinho, o cliente ainda o verá durante a finalização.

Primeiro, oculte o campo de cupom no carrinho:

1. Abra a loja on-line desejada e vá para a Área Pessoal.
2. Abra a página Carrinho.
3–4. No menu de edição do bloco, ative a opção Ocultar campo de entrada de cupom e salve as alterações.

Em seguida, oculte o campo de cupom na finalização do pedido:

1. Volte para a Área Pessoal e abra a página Finalização do Pedido.
2–3. Nas configurações do bloco de finalização, desmarque a caixa Exibir campos de entrada de cupons e salve as alterações.

Após isso, o campo para cupom desaparecerá e o cliente verá apenas os elementos necessários para finalizar o pedido.


Por que a loja on-line exibe o botão "Finalizar pedido" duas vezes

Dois botões "Finalizar pedido" aparecem se eles estiverem ativados em diferentes blocos do carrinho. Para manter apenas um botão, altere as configurações de design do bloco.

1. Abra a página "Carrinho" da sua loja e clique em Design.
2. Nas configurações do bloco, encontre a opção Exibição do bloco com informações gerais do carrinho e escolha onde mostrar o botão "Finalizar pedido".


Por que o filtro é visível no modo de edição da loja on-line, mas desaparece após a publicação

O filtro inteligente funciona corretamente se as configurações da loja e dos blocos com produtos especificarem a mesma seção do catálogo. Se locais diferentes tiverem seções diferentes selecionadas, o filtro será visível no editor, mas não será exibido na página publicada ou não mostrará as propriedades.

Verifique as configurações do catálogo e das páginas com produtos:

1–4. Abra Sites e Lojas > Lojas. No cartão da loja, clique em Três pontos (…) > Configurações.
5–6. Vá para a aba Configurações do Catálogo. No campo Seção do Catálogo, selecione a seção de produtos desejada.
7. Abra as páginas da loja onde há blocos com produtos. Verifique se, para os produtos, está indicada a mesma seção definida nas configurações da loja.
Como adicionar e configurar o catálogo de produtos


Como processar a devolução de um produto na loja on-line

Para devolver um produto, execute as seguintes etapas:

Cancele a expedição. Abra o pedido de venda desejado no CRM e cancele a expedição.

Processe o reembolso. No pedido de venda, abra a aba Pagamentos e selecione o documento necessário. Defina o status do pagamento como Devolução e preencha os dados do documento de devolução. Consulte o departamento financeiro para saber quais dados devem ser informados.


Como funcionam as restrições dos sistemas de pagamento na loja on-line

As restrições dos sistemas de pagamento permitem controlar sob quais condições o cliente poderá escolher um determinado método de pagamento. Se as condições não forem atendidas, o Bitrix24 ocultará o método de pagamento durante a finalização do pedido.

Para configurar restrições para os sistemas de pagamento, vá para Sites e Lojas > Pagamentos e Entregas > Sistemas de Pagamento. Abra o sistema de pagamento desejado e vá para a seção Restrições.

Para um sistema de pagamento, você pode configurar as seguintes restrições:

  • Restrição por preço. Define o valor mínimo e máximo do pedido para o método de pagamento disponível. Por exemplo, você pode configurar para que pedidos acima de R$ 10.000 sejam pagos apenas através do sistema de pagamento selecionado.
  • Restrição por tipo de pagador. Permite limitar os métodos de pagamento para pessoas físicas e jurídicas. Por exemplo, você pode configurar para que o pagamento em dinheiro ao entregador esteja disponível apenas para pessoas físicas, e o pagamento por transferência bancária apenas para pessoas jurídicas.
  • Restrição por % do valor do pedido. Define a faixa de pagamento para o sistema de pagamento Conta Interna. Por exemplo, você pode permitir o pagamento de 15% a 30% do valor do pedido a partir da conta interna do cliente, e o valor restante pode ser pago por outro método.
  • Restrição por serviço de entrega. Vincula os métodos de pagamento à opção de entrega. Por exemplo, você pode disponibilizar o pagamento em dinheiro apenas para entrega via entregador, e para retirada na loja ou entrega pelos Correios, apenas pagamentos online.
  • Restrição por origem do pedido. Limita os métodos de pagamento disponíveis de acordo com a origem do pedido. Por exemplo, você pode configurar para que, para pedidos da loja on-line, seja usado apenas um sistema de pagamento específico.
  • Restrição por categoria do produto. Oculta os métodos de pagamento se o pedido contiver produtos de uma determinada seção do catálogo. Por exemplo, na loja on-line funcionam dois sistemas de pagamento: um adequado apenas para pagamento de roupas, outro para eletrônicos. Se o cliente pede roupas, o primeiro método estará disponível; se escolhe eletrônicos, o segundo. Se o pedido contiver roupas e eletrônicos, os métodos de pagamento podem ficar indisponíveis devido às restrições. Para que os clientes possam concluir a compra, configure pelo menos um método de pagamento universal.
  • Restrição por produtos específicos. Limita os métodos de pagamento disponíveis para produtos individuais. Por exemplo, livros digitais só podem ser pagos online, enquanto livros físicos podem ser pagos de qualquer forma. Se o pedido contiver um produto com restrição, as opções de pagamento inadequadas ficarão indisponíveis.

Posso controlar a quantidade de produto na loja?

Sim — você pode controlar os estoques de produtos de duas maneiras: através do controle quantitativo e do gerenciamento do inventário. Ambas as opções ajudam a evitar situações em que se vende mais do que há em estoque.

  • Controle quantitativo — adequado para uma loja on-line pequena, onde todos os produtos estão armazenados em um único ponto de venda.
  • Gerenciamento do inventário — conveniente para uma rede de varejo com vários armazéns e movimentações regulares de produtos.

Posso exibir as propriedades do produto acima das características?

Atualmente, não há essa configuração. As propriedades e características são exibidas em uma ordem fixa.


Posso alterar a mensagem que o cliente vê após finalizar o pedido?

Não, essa funcionalidade não foi implementada.


Existe nos sites um bloco "Quem comprou isto também comprou" ou "Produtos similares"?

Não há um bloco padrão. Se precisar de tal bloco, consulte os modelos prontos do Market — lá você pode encontrar uma solução adequada.
Bitrix24 Market


Como limpar os carrinhos abandonados dos clientes na loja on-line

Essa funcionalidade não foi implementada.

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