Usuários de extranet ou usuários externos no Bitrix24 são usuários autorizados que recebem acesso parcial à conta. Esses usuários podem ser parceiros externos da empresa como fornecedores, distribuidores e outros contratados.
Usuários externos podem trocar informações com funcionários da empresa dentro da conta do Bitrix24, mas não tem acesso aos dados comerciais e confidenciais armazenados na conta da sua empresa.
Se você já tem um grupo de trabalho extranet no Bitrix24, você pode convidar novos usuários extranet para ele, mas não pode criar novos grupos de trabalho extranet.
O Bitrix24 agora oferece collabs, uma nova maneira de interagir com equipes externas e clientes. Para colaborar com um contratado externo, convide-o como convidado para uma collab. Você também pode adicionar um usuário extranet a um bate-papo de collab, e ele se tornará automaticamente um membro da collab.
Começar a trabalhar com Bitrix24 Collabs
Como convidar um funcionário ou convidado à collab
Como convidar usuários para Extranet de um grupo de trabalho ou projeto
Para adicionar um novo usuário externo a um grupo de trabalho extranet:
- Abra o menu Sobre o grupo de trabalho e selecione Membros.
- Clique no botão Convidar.
- Clique em Adicionar funcionário e selecione Convidar funcionário ou usuário externo.
O nome do usuário de extranet fica destacado em amarelo e o seu perfil é rotulado como Extranet e, dentro de tarefas e no Feed, ele é marcado com um ícone de globo.
Este usuário pode preencher um perfil no Bitrix24 da mesma forma que os funcionários regulares.
Como o usuário extranet visualiza a conta do Bitrix24
Um usuário da extranet tem acesso às seguintes seções:
- Feed. O usuário da extranet tem acesso às notícias e mensagens do grupo endereçadas a ele pessoalmente. Porém, não tem acesso aos agradecimentos e eventos do calendário.
- Meu drive. Contém os arquivos enviados pelo usuário extranet, bem como os arquivos do grupo de extranet para o qual ele foi convidado. O usuário pode definir direitos de acesso às suas pastas e arquivos, pode compartilhar suas pastas com outros funcionários ou fornecer um link público.
- Grupos. Somente os grupos de extranet dos quais o usuário é membro são exibidos. Os direitos de acesso ao conteúdo dos grupos podem ser limitados apenas pelas configurações do próprio grupo.
- Tarefas. O usuário extranet vê suas tarefas e as tarefas nas quais ele é o criador. Um usuário extranet pode definir tarefas apenas para os funcionários que estão na lista de contatos. Dentro de um grupo, um usuário só pode atribuir tarefas a membros desse grupo.
- Contatos. Apenas os contatos dos membros com os quais o usuário está em grupos de extranet comuns estão disponíveis.
- Mensagens. O usuário vê apenas as suas próprias mensagens, as que são endereçadas a ele. O próprio usuário pode escrever mensagens para os grupos de extranet dos quais é membro e para os membros desses grupos individualmente.
- Grupo extranet. Em nosso exemplo, o grupo é chamado de Pesquisa. Este é o grupo para o qual o usuário da extranet foi convidado.
- Bate-papos/chamadas/chamadas de vídeo. Um usuário extranet pode se comunicar apenas com membros de grupos de extranet.
- Perfil Bitrix24 Network. Disponível para o usuário de extranet.
- Aplicativo móvel. O conteúdo e os direitos são semelhantes à versão do aplicativo utilizado pelos usuários comuns.
- Bitrix24 Messenger. Os recursos são semelhantes à versão do navegador.
Um usuário extranet pode trabalhar com tarefas como um funcionário regular da empresa.
Como transformar um usuário de extranet em um funcionário da empresa
Para transferir um usuário de extranet para a Intranet:
- Abra o perfil do usuário.
- Clique em Extranet.
- Selecione Transferir para intranet no menu de ações.