Agora você pode integrar Facebook e Google Ads no Criador de BI, o que permite analisar suas contas e avaliar seus investimentos em publicidade.
Por exemplo, ao conectar o Facebook Ads, você pode ver os custos e quais anúncios atraem mais tráfego. As informações são coletadas automaticamente em conjuntos de dados sobre fontes de anúncios e despesas. Com esses dados, você pode criar um painel de controle para avaliar o desempenho e custo dos seus anúncios.
Neste artigo, vamos explicar como conectar uma conta publicitária e trabalhar com conjuntos de dados publicitários.
Conjuntos de dados:
- tracking_source — lista de fontes publicitárias
- tracking_source_expenses — estatísticas de custos publicitários
Exemplos:
Conectar contas publicitárias
Vá para a seção de Criador de BI > Hub de análises > Conexões (Connections) > Criar. Selecione uma conta publicitária e clique em Conectar.
Para conectar uma conta do Facebook Ads, siga estes três passos:
- Faça login no Facebook. Clique em Conectar e acesse sua conta do Facebook Ads para que o Criador de BI acesse os dados das suas campanhas.
- Defina o nome da fonte. Este nome aparecerá no conjunto de dados. Por padrão, é Facebook, mas você pode alterá-lo.
- Inclua um parâmetro UTM. Atribua um valor ao parâmetro
utm_source
para identificar de onde vêm os clientes.
Usar conjuntos de dados
tracking_source — fontes publicitárias. Este conjunto contém detalhes de todas as fontes de anúncios conectadas, como IDs únicos, nomes e parâmetros UTM.
tracking_source
Campo | Descrição | Tipo de dados |
---|---|---|
ID | Identificador da fonte | Número |
NAME | Nome da fonte | Cadeia |
UTM_SOURCE_LIST | Lista de parâmetros utm_source | Matriz de cadeias |
tracking_source_expenses — custos publicitários. Este conjunto fornece estatísticas diárias de custos, incluindo moeda, cliques, impressões e ações.
tracking_source_expenses
Campo | Descrição | Tipo de dados |
---|---|---|
SOURCE_ID | Identificador da fonte | Número |
EXPENSES | Custos por dia | Número fracionário |
CURRENCY | Moeda | Cadeia |
DATE | Data | Data |
CAMPAIGN_NAME | Nome da campanha publicitária | Cadeia |
CAMPAIGN_ID | Identificador da campanha publicitária | Cadeia |
CLICKS | Número de cliques | Número |
IMPRESSIONS | Número de impressões | Número |
ACTIONS | Número de ações | Número |
CPM | Custo por mil impressões | Número fracionário |
CPC | Custo por clique | Número fracionário |
Criar um gráfico
Adicione informações do conjunto de dados aos gráficos para monitorar os gastos publicitários. Por exemplo, avalie quais anúncios geram mais tráfego.
Vá para a seção de Criador de BI > Charts > + Chart.
Selecione o conjunto de dados e o formato em que deseja ver as informações: cartão, tabela, gráfico linear ou outra opção. Se o conjunto de dados que você precisa não estiver na lista, clique em Add a dataset e crie um novo. Clique em Create new chart.
Como criar um conjunto de dados e adicionar um gráfico ao seu painel
Combinar conjuntos de dados
Combine conjuntos de dados para incluir informações sobre as fontes de publicidade e os gastos no painel.
Abra Criador de BI > SQL > SQL Lab. Escolha o esquema bitrix24.
Escreva a consulta SQL e clique em Run. O novo conjunto incluirá dados dos campos que você especificou na consulta SQL. Você pode salvá-lo como um conjunto de dados para criar um gráfico para o relatório.
Criar um gráfico baseado em um conjunto de dados virtual
Se você está combinando conjuntos de dados pela primeira vez, revise o exemplo de consulta.
Exemplo de uma consulta SQL
A seguir, é apresentada uma consulta SQL para extrair dados de dois conjuntos: lista de fontes publicitárias (tracking_source) e estatísticas de custos publicitários (tracking_source_expenses). Esta consulta combina dados dos conjuntos mencionados utilizando os IDs das fontes e seleciona informações apenas para as campanhas publicitárias com os IDs 19644720474 e 13541843024. Você pode copiá-la e ver como funciona. Apenas substitua os IDs das campanhas antes de executar a consulta.
SELECT tracking_source.ID AS "ID da fonte", tracking_source.NAME AS "Nome da fonte", tracking_source_expenses.CAMPAIGN_ID AS "ID da campanha", tracking_source_expenses.CAMPAIGN_NAME AS "Nome da campanha", tracking_source_expenses.DATE AS "Data", tracking_source_expenses.EXPENSES AS "Gastos", tracking_source_expenses.CLICKS AS "Número de cliques", tracking_source_expenses.CPC AS "Custo por clique" FROM tracking_source INNER JOIN tracking_source_expenses ON tracking_source.ID = tracking_source_expenses.SOURCE_ID WHERE tracking_source_expenses.CAMPAIGN_ID IN ('19644720474', '13541843024');
SELECT — determina qual informação extrair do conjunto de dados. Por exemplo, a consulta tracking_source.ID AS "ID da fonte"
:
- seleciona o identificador da fonte do conjunto de dados
tracking_source
, - atribui o nome
ID da fonte
a ele, - mostra o resultado em uma coluna separada na tabela.
FROM — indica o conjunto principal do qual os dados são extraídos. Por exemplo, tracking_source
.
INNER JOIN — conecta conjuntos de dados e combina suas informações. A consulta tracking_source_expenses ON tracking_source.ID = tracking_source_expenses.SOURCE_ID
une os dados das fontes de anúncios com seus gastos.
WHERE — filtra os resultados para incluir dados apenas de campanhas publicitárias específicas.
Destaques
- Agora você pode integrar Facebook e Google Ads no Criador de BI, o que permite analisar suas contas e avaliar seus investimentos em publicidade.
- As informações das contas publicitárias são coletadas automaticamente em conjuntos de dados: lista de fontes publicitárias (tracking_source) e estatísticas de custos publicitários (tracking_source_expenses).
- Adicione informações de conjuntos de dados aos gráficos para monitorar os gastos publicitários. Por exemplo, avalie quais anúncios geram mais tráfego.
- Combine conjuntos de dados para incluir informações sobre as fontes de publicidade e os gastos no painel. Para isso, escreva uma consulta SQL, salve o resultado como um conjunto de dados e crie um gráfico.
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