As equipes multifuncionais reúnem colaboradores de diferentes departamentos para trabalharem juntos em um projeto. Por exemplo, para lançar um novo produto, é necessário formar uma equipe com membros dos departamentos de vendas, marketing, contabilidade e jurídico. Os participantes permanecem em seus departamentos principais, mas podem interagir em uma tarefa de negócio comum.
As equipes são criadas para a duração do projeto. Após sua conclusão, a equipe pode ser removida da estrutura.
Recursos das equipes:
- Estrutura flexível — a equipe pode ser vinculada a um departamento ou outra equipe sem alterar a estrutura principal.
- Gestão clara — cada equipe possui um supervisor e um supervisor adjunto.
- Autoridade temporária — o supervisor da equipe pode aprovar workflows junto com o gestor direto do colaborador.
- Chats e canais da equipe — o chat e o canal são criados automaticamente, e os participantes são atualizados caso a composição da equipe seja alterada.
Criar uma equipe
Usuários com permissões de acesso podem criar e editar equipes.
Permissões de acesso para a estrutura da empresa
1-2. Acesse a seção Colaboradores > Estrutura da empresa.
3-5. Clique em Adicionar > Equipe multifuncional > Avançar.
6. Insira o nome da equipe, suas funções e o departamento superior. Escolha uma cor para identificar a equipe e diferenciá-la dos departamentos na estrutura da empresa.
7-8. Selecione os supervisores, supervisor adjunto e os membros da equipe. Clique em Avançar.
9-10. Selecione as opções para criar automaticamente um chat ou canal para a equipe. Clique em Avançar.
Como adicionar um departamento a um chat ou canal no Bitrix24
11-12. Escolha quais supervisores ou supervisores adjuntos irão aprovar férias e viagens de trabalho dos colaboradores. Clique em Adicionar.
Aprovação de processos de negócios em equipes multifuncionais
13. Clique em Criar equipe.
Editar uma equipe
Clique nos três pontos (...) e escolha a ação desejada:
- Editar equipe — alterar o nome, a descrição da equipe e sua hierarquia na estrutura.
- Adicionar equipe subordinada — a nova equipe ficará subordinada à equipe selecionada.
- Editar participantes da equipe — alterar, adicionar ou remover supervisores, supervisores adjuntos e membros.
- Editar configurações de gestão — definir quem irá aprovar os workflows dos colaboradores.
- Adicionar participante — um colaborador pode estar simultaneamente em vários departamentos e equipes.
- Excluir equipe — a equipe será removida da estrutura, mas os membros permanecerão em outros departamentos e equipes.
Se desejar alterar a descrição da equipe, faça isso diretamente na estrutura. A descrição ajuda os colegas a entenderem os objetivos e as tarefas da equipe. Clique no botão > Adicionar.
Destaques
- As equipes multifuncionais reúnem colaboradores de diferentes departamentos para trabalharem juntos em um projeto.
- Os participantes permanecem em seus departamentos principais, mas podem interagir dentro de uma tarefa empresarial comum.
- As equipes são criadas para a duração do projeto. Após sua conclusão, a equipe pode ser removida da estrutura.
- A equipe pode ser vinculada a um departamento ou outra equipe sem alterar a estrutura principal.
- Cada equipe possui um supervisor e um supervisor adjunto.
- O supervisor da equipe pode aprovar workflows junto com o gestor direto do colaborador.
- É possível criar um chat ou canal para a equipe. Os participantes do chat ou canal são atualizados automaticamente caso a composição da equipe seja alterada.
- Usuários com permissões de acesso podem criar e editar equipes.
- Para criar uma equipe, acesse a seção Colaboradores > Estrutura da empresa > Adicionar > Equipe multifuncional.