Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Segurança
Como Começar?
Feed
Messenger
Bitrix24 Collabs
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
Agendamento on-line
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Bitrix24 Messenger
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Bitrix24 Helpdesk

O Bitrix24 tem uma nova interface. Algumas imagens nos artigos podem não corresponder ao design atual, mas as atualizaremos em breve.

Regras de automação e gatilhos no Bitrix24 Scrum

Scrum é uma metodologia ágil para trabalho em equipe. No Bitrix24, ele ajuda a dividir um grande projeto em etapas curtas — os sprints. Cada sprint dura algumas semanas e permite que a equipe visualize resultados mais rapidamente, acompanhe tarefas e se adapte a mudanças.

Para evitar que a equipe perca tempo com tarefas repetitivas, parte do trabalho pode ser automatizada usando regras de automação e gatilhos.

As regras de automação executam ações quando uma tarefa avança para um estágio específico. Por exemplo, ao mover uma tarefa para o estágio "Aguardando revisão", uma regra de automação pode enviar uma mensagem ao responsável com o link da tarefa.

Os gatilhos monitoram alterações na tarefa: aproximação do prazo, mudança de status ou novos comentários. Quando a ação especificada ocorre, o gatilho move a tarefa para outro estágio. Por exemplo, ao alterar o status da tarefa para "Em execução", o gatilho pode movê-la para o estágio "Em andamento". Dessa forma, a equipe identifica rapidamente o que está em progresso e o que ainda precisa ser feito.

Este artigo explica como:


Como adicionar regras de automação e gatilhos

1–3. Acesse a seção Tarefas e Projetos > Scrum e abra o projeto desejado.
4–5. Vá para a aba Sprint Ativo e clique em Regras de Automação.
6–7. Clique no botão Criar ou + Adicionar no estágio desejado.

Todos os membros da equipe Scrum podem adicionar regras de automação e gatilhos, exceto colaboradores com a função de Partes Interessadas.

As regras de automação e os gatilhos são organizados em grupos:

  • Para colaborador — regras que automatizam o trabalho da equipe: criar e alterar tarefas, notificar colaboradores via chat ou e-mail, gerenciar estágios e status, entre outros.
  • Regras de automação personalizadas — regras e gatilhos instalados a partir do Market. São desenvolvidas por parceiros do Bitrix24 para estender a funcionalidade padrão de gerenciamento de tarefas.
  • Gatilhos — monitoram prazos e alterações nas tarefas.
    Como configurar gatilhos em tarefas

Como configurar regras de automação e gatilhos

Após adicionar as regras de automação e os gatilhos, é necessário configurá-los. Todos possuem configurações comuns:

  • Execução — a regra será executada após as anteriores ou de forma independente.
  • Horário — a regra será acionada imediatamente ou após um determinado período.
  • Condição — a regra ou gatilho será acionado apenas para tarefas específicas, como tarefas importantes ou atrasadas.
    Condições nas regras de automação
  • Permitir a mudança para a etapa anterior — ao ativar, o gatilho pode mover a tarefa para um estágio anterior, por exemplo, do último para o primeiro. Esta configuração é exclusiva dos gatilhos.

As demais configurações dependem da regra ou gatilho selecionado. Por exemplo, para a regra "Criar tarefa", é necessário especificar os participantes, enquanto para a regra "Adicionar notificação", é preciso definir o texto da mensagem.

É possível adicionar várias regras de automação e gatilhos a um mesmo estágio. Cada um deve ser configurado individualmente. Por exemplo, no estágio "Aguardando revisão", podem ser adicionadas duas regras:

  • "Adicionar notificação" — quando a tarefa chega ao estágio, a regra envia uma notificação no Bitrix24 ao supervisor para revisar o trabalho.
  • "Alterar etapa" — se faltar um dia para o prazo, a regra move a tarefa para o estágio "Urgente". Assim, a equipe percebe que a tarefa se tornou prioritária e pode agir a tempo.

Destaques

  • Scrum é uma metodologia ágil para trabalho em equipe. No Bitrix24, ele ajuda a dividir projetos em etapas curtas — os sprints. Cada sprint dura algumas semanas e permite à equipe visualizar resultados mais rapidamente, acompanhar tarefas e se adaptar a mudanças.
  • Para evitar que a equipe perca tempo com tarefas repetitivas, parte do trabalho pode ser automatizada com regras de automação e gatilhos.
  • As regras de automação executam ações quando uma tarefa muda para um estágio específico: enviam notificações, criam tarefas, adicionam participantes, entre outros.
  • Os gatilhos monitoram alterações na tarefa: aproximação do prazo, mudança de status, novos comentários. Quando a ação especificada ocorre, o gatilho move a tarefa para outro estágio.
  • Para configurar as regras, acesse a seção Tarefas e Projetos > Scrum, abra o projeto desejado, vá para a aba Sprint Ativo e clique em Regras de Automação.
  • Todos os membros da equipe Scrum podem configurar regras de automação e gatilhos, exceto colaboradores com a função de Partes Interessadas.
Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Obtenha seu Bitrix24 configurado por profissionais locais
ENCONTRAR PARCEIRO BITRIX24 NAS PROXIMIDADES
implementation_helper_man
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Terminal de pagamento Problemas ao conectar Instagram e Facebook: causas e soluções Bitrix24, novidades em agosto de 2025 Verificar a integridade de um documento eletrônico assinado Rastreamento de chats: unificar dados do cliente em um único cartão Criar e configurar um formulário de CRM para vendas Permissões de acesso para documento de transferência Permissões para reserva de produtos Como configurar o acesso às Lousas no Bitrix24 Permissões de acesso para o pedido de venda