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Suporte Bitrix24

Condições nas regras de automação

As condições determinam quando e para quais elementos do CRM a regra de automação deve ser executada. Por exemplo, você pode definir uma regra para enviar e-mails aos clientes somente durante o horário comercial se o valor do negócio exceder R$ 10.000,00.

Em cada regra de automação, você pode configurar as seguintes opções:


Forma de execução

Escolha a sequência na qual as regras de automação serão executadas em uma etapa.

Aguardar. A regra de automação é executada depois que outras regras de automação localizadas acima neste estágio são acionadas. Dessa forma, você pode automatizar processos sequenciais. Por exemplo, a primeira regra criará uma fatura e a segunda regra a enviará por e-mail ao cliente.

Em paralelo. A regra de automação é executada independentemente de outras regras no mesmo estágio. Isso permite que diferentes cenários sejam configurados para execução simultânea ou independente de regras. Por exemplo, a primeira regra enviará uma mensagem ao cliente e a segunda criará um chat para discutir o negócio.


Horário de execução

Configure quando a regra de automação executará a ação: imediatamente ou em um horário específico. No campo Horário, selecione a opção apropriada.

Horário atual. A regra de automação é acionada imediatamente quando o elemento do CRM chega ao estágio. Por exemplo, envie um SMS logo após criar um negócio.

Depois. A regra de automação é executada após um tempo definido (minutos, horas ou dias). Por exemplo, envie um e-mail ao cliente uma hora depois de uma reunião.

A regra de automação tem um tempo mínimo de pausa de 10 minutos antes de poder ser executada.

Antes de. A regra de automação é executada algum tempo antes de um evento. Por exemplo, envie um e-mail de lembrete um dia antes de dia do vencimento do pagamento.

Horário exato. A regra de automação é executada em uma data e hora específicas. Por exemplo, envie um e-mail às 12h do dia do evento.

Você pode definir as configurações de horário para que a regra de automação seja executada somente durante o horário comercial da sua empresa. Isso ajuda os funcionários a não perderem eventos e notificações importantes.

. A regra de automação só será executada durante o horário comercial estabelecido no Bitrix24, levando em consideração finais de semana, feriados e horário de trabalho da empresa.
Configurar horário comercial

. A regra de automação não será executada caso o funcionário não tenha iniciado a jornada de trabalho, esteja de férias ou tenha uma pausa.
A opção "Respeitar o horário de trabalho do responsável" nas regras de automação


Condições de execução

Para que a regra de automação seja executada apenas para elementos específicos, defina uma condição. As condições podem ser simples ou compostas.

Condição simples. É uma condição única. Por exemplo, execute a regra de automação apenas para negócios repetidos.

Condição composta. São múltiplas condições combinadas com E/OU.

Condição com E: A regra de automação é executada se todas as condições forem atendidas. Por exemplo, envie uma notificação se o cliente já tiver feito uma compra e o valor for superior a R$ 5.000. Caso o valor seja menor, ou seja um novo cliente, a regra não será aplicada.

Condição com OU: A regra de automação é executada se pelo menos uma condição for atendida. Por exemplo, envie uma notificação se o cliente mora em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Condição com E e OU: Ambos os operadores lógicos podem ser usados ​​juntos. A regra primeiro verifica as condições com E.

Exemplo: (A e B) ou (A e C). A regra verificará as condições nesta ordem:

  • Se (A e B) forem verdadeiras, a regra é executada.
  • Se (A e B) for falso, a regra de automação verifica (A e C). Se for verdade, a regra é executada.
  • Se ambos forem falsos, a regra não se aplica.

Neste exemplo, a condição A deve ser indicada em todas as partes.

Para ilustrar, vamos configurar a regra de automação para enviar um SMS se o cliente fez uma compra E mora em São Paulo OU fez uma compra E mora em Rio de Janeiro. A regra verifica primeiro se o cliente fez uma compra e mora em São Paulo. Se for verdade, ela é executada. Caso contrário, verifica se o cliente fez uma compra e mora em Rio de Janeiro.

Você pode definir condições para diferentes campos e seus valores. Estes são os tipos de condições que você pode usar:

Não vazio

A regra de automação é executada se o campo for preenchido.

Adicione o campo Montante do negócio à condição. Caso este campo seja preenchido no cartão de negócio, a regra enviará uma notificação. Se o campo estiver vazio, a regra não será executada.

Vazio

A regra de automação é executada se o campo não estiver preenchido.

Adicione o campo Montante do negócio à condição. Caso este campo não esteja preenchido no cartão de negócio, a regra enviará uma notificação.

Igual a

A regra de automação será executada se o valor do campo corresponder ao valor na condição.

Adicione o campo Cidade à condição. Como valor do campo, especifique São Paulo. Caso São Paulo esteja indicada no cartão de contato, a regra de automação enviará um SMS.

Não igual a

A regra de automação será executada se o valor do campo não corresponder ao valor na condição.

Adicione o campo Cidade à condição. Como valor do campo, especifique São Paulo. Caso alguma cidade diferente de São Paulo esteja indicada no cartão de contato, a regra de automação enviará um SMS.

Está em

A regra de automação será executada se o valor do campo de cartão do CRM estiver contido no texto de condição, constante, variável ou outro campo.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, selecione a variável Planos principais. Se você especificar um plano principal de variável no comentário do negócio, a regra de automação enviará uma notificação.
Veja como utilizar as constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

Por exemplo, a variável Planos principais inclui vários planos: Professional, Professional Plus e Enterprise. Se o comentário do negócio incluir Enterprise, a notificação será enviada.

Não é parte de

A regra de automação será executada se o valor do campo de cartão do CRM não estiver incluído no texto de condição da regra, constante, variável ou outro campo.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, selecione a variável Planos principais. Se os principais planos não forem mencionados no comentário do negócio, a regra de automação enviará uma notificação.
Veja como utilizar as constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

Por exemplo, a variável Planos principais inclui vários planos: Professional, Professional Plus e Enterprise. Se o comentário do negócio incluir Demo, a notificação será enviada.

Contém

A regra de automação será executada se o campo do elemento do CRM contiver o valor especificado na condição.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, especifique Desconto. Se o comentário do negócio contiver Desconto, a regra de automação enviará uma notificação.

Não contém

A regra de automação será executada se o campo do elemento do CRM não contiver o valor especificado na condição.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, especifique teste. Caso o comentário do negócio não contenha teste, a regra de automação enviará uma notificação.

Mais do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for maior que o valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for superior a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação. Se o valor do negócio for exatamente R$ 5.000 ou menos, a regra de automação não será executada.

Menos do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for menor que o valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for inferior a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

Não menos do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for maior ou igual ao valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for maior ou igual a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

Não mais do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for menor ou igual ao valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for menor ou igual a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

No intervalo

A regra de automação será executada se o valor do campo do cartão do CRM estiver dentro do intervalo especificado.

Adicione o campo Criado em à condição e especifique o intervalo de 12h00 a 15h00 como o valor do campo. Se o negócio foi criado às 12h30, a regra de automação enviará uma notificação.

A condição No intervalo pode ser usada para os seguintes tipos de campos:

  • Número
  • Número inteiro
  • Data
  • Data/hora

Destaques

  • As condições determinam quando e para quais elementos do CRM a regra de automação deve ser executada.
  • Em cada regra de automação você pode configurar a forma, horário e condições de execução.
  • Escolha como as regras de automação serão executadas em uma etapa: sequencialmente ou em paralelo.
  • Configure quando a regra de automação executará a ação: imediatamente ou em um horário específico.
  • Para que a regra de automação seja executada apenas para determinados elementos específicos, defina uma condição.
  • As condições podem ser simples ou compostas.
  • A condição simples é uma condição única. Por exemplo, execute a regra de automação apenas para negócios repetidos.
  • A condição composta consiste em múltiplas condições combinadas com E/OU.
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