Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Cadastro e Login no Bitrix24
Segurança
Como Começar?
Feed
Messenger
Bitrix24 Collabs
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
Agendamento on-line
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Configurações
Meu perfil
Bitrix24 Messenger
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Bitrix24 Helpdesk

O Bitrix24 tem uma nova interface. Algumas imagens nos artigos podem não corresponder ao design atual, mas as atualizaremos em breve.

Como um cliente pode assinar um documento eletrônico

Na Assinatura eletrônica, você pode assinar contratos e outros documentos com clientes de forma eletrônica. Isso é prático, pois dispensa a necessidade de imprimir, digitalizar e trocar papéis pessoalmente.

O processo de assinatura de documentos na Assinatura eletrônica é composto por várias etapas:

  1. O gerente elabora o contrato com o cliente e o envia para o diretor assinar.
    Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento para assinar
  2. O diretor recebe um link por SMS ou e-mail e assina o documento.
    Assinar um documento com a Assinatura Eletrônica do Bitrix24
  3. Em seguida, o cliente recebe o documento para assinatura.

Neste artigo, explicaremos como o cliente pode assinar um documento eletrônico.


Assinar um documento

Após o diretor da primeira parte assinar o documento, você receberá um link por e-mail ou SMS. O método de notificação é definido no momento do envio do documento para assinatura. Você pode assinar o documento no computador ou no celular — o processo é o mesmo, independentemente de como você recebeu o link.

Vamos analisar como assinar o documento no computador.

  1. Clique em Abrir documento no e-mail. Caso não encontre o e-mail, verifique a pasta de Spam ou Promoções.
  2. Revise o documento e clique em Assinar.
  3. Leia os termos de uso da Assinatura eletrônica e clique em Continuar. Um código será enviado para o seu e-mail.
  4. Insira o código recebido no e-mail. O código é válido por cinco minutos, mas você pode solicitar um novo se necessário. Clique em Continuar.
  5. Faça o upload do carimbo ou logotipo da empresa e clique em Salvar.
  6. Adicione sua assinatura da maneira que preferir:
    • Criar do nome — insira seu sobrenome e iniciais, e a assinatura será criada automaticamente,
    • Assinar de forma manuscrita — assine usando o cursor do mouse,
    • Carregar imagem — envie uma imagem com sua assinatura.
  7. Clique em Salvar.
  8. O documento está assinado. Você pode visualizá-lo e baixá-lo.

Visualizar documentos assinados

Após assinar o documento, você receberá uma notificação por e-mail ou SMS. O documento pode ser baixado, por exemplo, para ser impresso e arquivado em formato físico.

O link para o documento assinado é válido por 14 dias.

Assinatura eletrônica Exemplo de e-mail com link para o documento assinado

Cada página do documento é numerada. Nas páginas, constam:

  • o número total de páginas,
  • o número da página atual,
  • o ID do documento — um código ou número único atribuído ao documento no momento da assinatura na Assinatura Eletrônica, como R-9P-0LSQ-R8T2-IMTJ. Esse código garante que todas as páginas pertencem a esse documento específico.

O documento assinado contém um certificado digital que permite verificar sua autenticidade.
Verificar a integridade de um documento eletrônico assinado


Destaques

  • Na Assinatura eletrônica, é possível assinar contratos e outros documentos de forma eletrônica.
  • Após a assinatura do diretor, o cliente receberá um link por e-mail ou SMS. O método de notificação é definido no momento do envio do documento.
  • O documento pode ser assinado no computador ou no celular — o processo é o mesmo, independentemente de como o link foi recebido.
  • Após a assinatura, o documento pode ser baixado. O link para o documento assinado é válido por 14 dias.
Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Obtenha seu Bitrix24 configurado por profissionais locais
ENCONTRAR PARCEIRO BITRIX24 NAS PROXIMIDADES
implementation_helper_man
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Automação na Assinatura eletrônica do Bitrix24 Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento para assinar Verificar a integridade de um documento eletrônico assinado Assinar um documento com a Assinatura Eletrônica do Bitrix24 Funcionamento da Assinatura eletrônica na versão On-premise Caso de uso da Assinatura eletrônica Visão geral da Assinatura eletrônica do Bitrix24 Kanban na Assinatura eletrônica: configurar e trabalhar com documentos Contrapartes signatárias, quem são e como trabalhar com elas
Artigos vistos recentemente
Permissões de configuração de produtos e depósitos Conectar uma caixa de entrada do Gmail ao Bitrix24