O Bitrix24 é uma solução para comunicação e colaboração empresariais para organizações de qualquer tamanho. O sistema reúne ferramentas classicamente pertencentes a intranets corporativas com CRM, gerenciamento de projetos e elementos de colaboração social para formar uma plataforma de trabalho virtual ideal. O Bitrix24 pode ser usado como um serviço on-line (versão em Nuvem, SaaS) e como um produto no "local" (versão On-premise, ou seja, instalada no seu próprio servidor).
Versão Bitrix24 em Nuvem
As tecnologias de nuvem são muito populares no momento. Elas fornecem opções de gerenciamento de dados flexível e acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar onde você possa se conectar à Internet.
Versão Bitrix24 On-premise
Há vários casos em que as edições Bitrix24 On-premise têm que ser utilizadas ao invés da em Nuvem:
- A legislação exige que os dados sejam armazenados em um local específico.
- Você precisa de acesso ao código-fonte.
- Você precisa de ferramentas Bitrix24 que não estão disponíveis em Nuvem.
- Você não deseja usar serviços em nuvem devido a políticas internas.
Diferença entre Bitrix24 Em nuvem e On-premise
Em termos de recursos, a versão On-premise inclui mais ferramentas e módulos em comparação com a versão em Nuvem.
Diferentemente da versão em Nuvem, a versão On-premise Bitrix24 é totalmente configurável.
A versão On-premise pode ser hospedada em um servidor web remoto de sua escolha ou implantada em uma rede local (mesmo sem acesso ou com acesso limitado a Internet).
A versão Bitrix24 On-premise é um produto baseado em PHP. Se compatível, você pode integrar complementos, gadgets e módulos de terceiros. A integração AD / LDAP também é compatível.
A disponibilidade do código-fonte da versão On-premise adiciona mais flexibilidade de customização e opções de integração.
A edição superior da versão auto-hospedada também apresenta módulos especiais, tais como Web Cluster (ajuda você a equilibrar a carga do servidor e fornece ferramentas de escalabilidade adicionais) e o recurso Múltiplas divisões (permite criar várias intranets dentro de uma única intranet; geralmente é exigido por empresas com várias subsidiárias ou filiais que precisam de Feeds e estruturas de Departamento individuais).
Dependendo da natureza do seu negócio, tamanho da empresa e necessidades de uma solução de intranet, você pode escolher entre os flexíveis planos de assinatura em Nuvem ou desenvolver um projeto personalizado de intranet usando a versão On-premise.
Ambas as versões têm suas vantagens e compensações associadas à implantação e manutenção. Abaixo, você encontra uma visão geral rápida das principais diferenças entre as versões do produto em Nuvem e On-Premise.
Preços e Licenças
Nuvem |
On-premise |
Opções de assinaturas "Pay-as-you-go" | Licença de assinatura |
Bitrix24 em Núvem é SaaS (software como serviço), licenciado com base em assinatura | Licença de assinatura de 12 meses com renovação obrigatória |
Está disponível um plano gratuito para número ilimitado de usuários; planos pagos para 5-50-100 usuários, bem como plano Enterprise para 250-500-1.000 ou mais usuários. | As licenças estão disponíveis para pacotes de 50-100-250-500 usuários, bem como extensão de 1.000 usuários para a edição Enterprise 5.000. |
Instalação e Implantação
Nuvem |
On-premise |
Início rápido, sem instalação ou manutenção contínua | Instalação e implantação em um servidor web de sua escolha |
Navegador Instant web ou acesso a aplicativos móveis | Requer hardware correspondente e infraestrutura de software |
O limite de espaço de armazenamento on-line é definido de acordo com a opção de assinatura | Espaço ilimitado de armazenamento em disco (depende da capacidade e planos do seu provedor de hospedagem) |
Customização do Produto
Nuvem |
On-premise |
Logotipo personalizado (disponível em determinadas assinaturas) | Logotipo personalizado |
Nome do domínio personalizado (disponível em determinadas assinaturas) | Nome de domínio personalizado |
REST API | REST API, API |
n/a | Página de autorização personalizada (página de boas-vindas) |
n/a | Esquemas de cores e modelos personalizados (CSS, HTML, PHP, Javascript) |
n/a | Layouts personalizados, menus personalizados |
n/a | Disponibilidade de código-fonte completo |
n/a | Acesso front-end completo |
n/a | Acesso back-end completo |
n/a | Módulo, estrutura e gerenciamento de conteúdo completo |
n/a | Avançado conjunto de ferramentas administrativas |
Apenas 18 idiomas de localização disponíveis | Ferramentas de Localização (produto pode ser traduzido para qualquer idioma) |
Enterprise
Nuvem |
On-premise |
Direitos de acesso e permissões pré-definidos | Direitos de acesso e permissões flexíveis para os Grupos de Usuários e usuários individuais |
n/a | LDAP / Diretório Ativo |
Logon único (SSO) para planos Enterprise | Autenticação NTLM / SSO |
n/a |
MS Exchange (Calendários) |
n/a | MS SharePoint (Listas) |
Backups
Nuvem |
On-premise |
Backups diários automáticos para contas em nuvem | Backups programados manualmente |
Procedimento de recuperação de backup (disponível apenas para a assinatura comercial) | Opção de armazenamento em nuvem para backups |
n/a | Backup / Ferramentas de recuperação embutidos |
Segurança
Nuvem |
On-premise |
Acessível apenas por meio de protocolo-SSL | Medidas de segurança e procedimentos de acesso podem ser ajustados manualmente |
Filtro proativo WAF (Firewall para Aplicativo da Web) | Filtro proativo WAF (Firewall para Aplicativo da Web) |
Vários centros de dados independentes oferecendo disponibilidade de serviço on-line 24/7 | n/a |
n/a | Ferramentas de segurança embutidas com acesso completo ao back-end da cópia do seu produto |
Recursos e Ferramentas do Produto
Nuvem |
On-premise |
Conjunto de recursos definidos pelo plano de assinatura | Conjunto de recursos definidos pela edição do produto |
n/a | Ferramentas adicionais de Serviço de Assistência |
n/a | Ferramentas adicionais de e-Learning |
n/a | Ferramentas adicionais de CMS |
n/a | Ferramentas de segurança adicionais |
n/a | Ferramentas adicionais de escalabilidade |
Aplicativos Móvel e Desktop
Nuvem |
On-premise |
Aplicativo Móvel Grátis | Aplicativo Móvel Grátis (com um suporte de exibição personalizada parcial de front-end) |
Aplicativo Desktop Grátis | Aplicativo Desktop Grátis |
As versões em Nuvem e On-premise Bitrix24 têm preços e licenças usando modelos diferentes, portanto cada versão do produto está associada a custos diferentes. Veja aqui, como esses custos são considerados do ponto de vista do usuário final:
Custos associados à versão em Nuvem Bitrix24:
- Ativos básicos de hardware (estação de trabalho / laptop / dispositivo móvel que podem oferecer acesso a Web);
- Acesso a Internet (várias opções fornecidas por provedores de Internet (ISPs) ou operadoras de celular);
- Taxas mensais (semestrais ou anuais) para uma opção de assinatura Bitrix24;
- Treinamento adicional e manutenção podem estar envolvidos (normalmente serviços pagos fornecidos por um Parceiro Bitrix).
Custos associados a versão On-premise Bitrix24:
- Hardware e software para redes locais;
- Serviços de hospedagem para instalação remota;
- Chave de licença comercial para uma versão On-premise do Bitrix24 e licenças de usuário adicionais (se forem necessários mais de 5.000 usuários);
- Salário de pessoal de TI próprio ou terceirizado para a implementação e manutenção do projeto (depende de muitos fatores; pode ser um pagamento único para um desenvolvedor completo de solução de intranet de um Parceiro Bitrix ou pode envolver pagamentos de horas dos serviços prestados por especialistas de TI).