A publicidade está ficando cada vez mais cara a cada ano. Isso se aplica à publicidade off-line e on-line. É difícil e caro encontrar novos clientes. É por isso que a importância de trabalhar com clientes atuais está aumentando.
Marketing é uma ferramenta para trabalhar com sua base de clientes. Você pode usá-lo para criar campanhas especializadas de e-mail e mídia social, bem como preencher o público para contas de anúncios.
Marketing resolve três problemas principais:
- ajuda a persuadir os clientes que já compraram algo a comprar novamente;
- conduz clientes que ainda não compraram nada a comprar;
- aumenta a fidelidade do cliente e cria uma imagem positiva da empresa.
Como o Marketing ajuda diferentes empresas?
Empresas pequenhas |
As vendas repetidas costumam ser a principal fonte de lucro para as pequenas empresas. Os orçamentos de publicidade são limitados, dificultando a conquista de novos clientes. Essas empresas cuidam de sua imagem.
Por exemplo, uma pequena padaria familiar com três funcionários pode enviar uma campanha de e-mail aos clientes e oferecer um bolo para a próxima festa. Se você souber a data de aniversário do cliente, pode oferecer um presente e adicionar o nome do cliente também. O serviço de automóveis pode fazer uma campanha de e-mail para os clientes e oferecer manutenção regular ou troca de pneus no inverno. |
Empresas médias |
Um centro de fitness pode oferecer aos clientes condições preferenciais de um ano para renovar suas assinaturas que expiram.
A loja de roupas pode anunciar a chegada de uma nova coleção ou a venda de itens da temporada passada. |
Empresas grandes |
Os bancos podem enviar e-mails aos clientes e oferecer novos termos de empréstimo ou promoções.
As cadeias de varejo podem anunciar vendas ou abertura de novas lojas. |
Como escolher os destinatários das campanhas de Marketing?
Para aumentar a eficácia das campanhas de Marketing, não é necessário enviá-las para todos.
No Marketing do Bitrix24, os clientes podem ser divididos em segmentos. Cada segmento é um grupo separado de clientes para o qual a campanha foi projetada.
A mesma padaria pode enviar ofertas aos clientes que fazem aniversário dentro de uma semana. Esses clientes são mais propensos a comprar o bolo e ficarão felizes porque a empresa se lembra de seu aniversário.
Quanto mais informações você souber sobre o cliente, com mais precisão poderá selecionar um segmento e executar a campanha de marketing mais bem-sucedida.
- Se você fizer uma campanha de e-mail para todos os clientes, isso parecerá spam.
- Se você enviar uma campanha para clientes cujos carros têm mais de sete anos, as chances de compra aumentam, porque é hora de pensar em atualizar as peças.
- Se você enviar um e-mail para motoristas de um Audi 2010, é mais provável que o cliente compre algo, pois a oferta é criada como se fosse só para ele.