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Caso: Enviar os dados do formulário de CRM preenchido para o e-mail do responsável

Formulários de CRM é uma das ferramentas mais populares de captação dos clientes. Essa ferramenta ajuda a coletar comentários, disponibilizar inscrição para um evento ou aceitar pedidos na loja on-line.

Quando um cliente preencher um formulário de CRM, as informações são automaticamente salvas no card dele. No entanto, há casos quando você precisa enviar essas informações para o e-mail do funcionário.

Para enviar as informações do formulário CRM preenchido por e-mail, realizaremos 3 passos:

  1. Configurar formulario de CRM
  2. Conectar caixa postal
  3. Adicionar uma regra de automação

Confira abaixo um tutorial passo a passo.

Passo 1. Configurar formulário de CRM

Recomendamos que use o tipo Informações de contato ou Feedback, mas também pode ser qualquer tipo de sua escolha.

Vá em CRM > Formulários de CRM e crie um formulário.

Selecionaremos os seguintes campos:

  • Nome (contato)
  • Telefone (contato)
  • E-mail (contato)
  • Comentário (negócio)
Como especificar em qual site foi preenchido o formulário

Isso será útil se você estiver utilizando o mesmo formulário em vários sites.

Crie um campo personalizado de tipo Série no negócio. Esse campo conterá o domínio do site.

No do formulário de CRM, entre no Modo Expert e clique em Editar. Selecione Valores padrão > Adicionar um campo > escolha o campo personalizado que você criou e selecione Domain name.

Na seção Entidades de CRM, selecione Oferta + Cliente e clique em Salvar.

Agora coloque o formulário no widget do seu site.

Passo 2. Conectar o e-mail

Conecte uma caixa postal e configure o envio de e-mails através do servidor SMTP.

Passo 3. Adicionar uma regra de automação

Os negócios criados automaticamente caem no primeiro estágio do funil. Vamos adicionar uma regra chamada Para funcionário - Enviar e-mail nesse estágio.

Especifique os seguintes parâmetros:

  • Executar - imediatamente
  • De - selecione o remetente
  • Para - responsável (você também pode escolher um determinado colaborador ou si mesmo)

Digite o assunto e o texto do e-mail.

Após o envio do formulário, serão criados um negócio e um contato. O nome, o telefone e o e-mail aparecerão no card do contato, o comentário será salvo no card do negócio. Você pode usar esses dados no texto do e-mail.

Para inserí-los no texto do e-mail, clique nos três pontos > selecione o elemento necessário > clique no campo selecionado. O valor do mesmo aparecerá no texto ou assunto da mensagem.

Como isso funciona

O cliente preencha um formulário no site.

No CRM aparece um negócio e um contato com os dados do cliente.

A regra de automação envia um e-mail ao funcionário.

O colaborador especificado recebe um e-mail com os dados do formulário.


Clique na engrenagem ao lado do campo Telefone para configurá-lo. Coloque valor padrão e torne-o obrigatório, se for preciso.

Na seção Mais do formulário, especifique os seguintes parâmetros:

  • Salvar dados do formulário em documentos - negócio
  • Não crie um novo negócio, use o já existente - desmarcar
  • Registros e duplicados existentes - mesclar
  • Pipeline de negócio - selecione o pipeline desejado

Com tais configurações, cada formulário preenchido se tornará um negócio. Os contatos serão mesclados, portanto não haverá dublicados.

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