Formulários de CRM é uma das ferramentas mais populares de captação dos clientes. Essa ferramenta ajuda a coletar comentários, disponibilizar inscrição para um evento ou aceitar pedidos na loja on-line.
Quando um cliente preencher um formulário de CRM, as informações são automaticamente salvas no card dele. No entanto, há casos quando você precisa enviar essas informações para o e-mail do funcionário.
Para enviar as informações do formulário CRM preenchido por e-mail, realizaremos 3 passos:
- Configurar formulario de CRM
- Conectar caixa postal
- Adicionar uma regra de automação
Confira abaixo um tutorial passo a passo.
Passo 1. Configurar formulário de CRM
Recomendamos que use o tipo Informações de contato ou Feedback, mas também pode ser qualquer tipo de sua escolha.
Vá em CRM > Formulários de CRM e crie um formulário.
Selecionaremos os seguintes campos:
- Nome (contato)
- Telefone (contato)
- E-mail (contato)
- Comentário (negócio)
Isso será útil se você estiver utilizando o mesmo formulário em vários sites.
Crie um campo personalizado de tipo Série no negócio. Esse campo conterá o domínio do site.
No do formulário de CRM, entre no Modo Expert e clique em Editar. Selecione Valores padrão > Adicionar um campo > escolha o campo personalizado que você criou e selecione Domain name.
Na seção Entidades de CRM, selecione Oferta + Cliente e clique em Salvar.
Agora coloque o formulário no widget do seu site.
Passo 2. Conectar o e-mail
Conecte uma caixa postal e configure o envio de e-mails através do servidor SMTP.
Passo 3. Adicionar uma regra de automação
Os negócios criados automaticamente caem no primeiro estágio do funil. Vamos adicionar uma regra chamada Para funcionário - Enviar e-mail nesse estágio.
Especifique os seguintes parâmetros:
- Executar - imediatamente
- De - selecione o remetente
- Para - responsável (você também pode escolher um determinado colaborador ou si mesmo)
Digite o assunto e o texto do e-mail.
Após o envio do formulário, serão criados um negócio e um contato. O nome, o telefone e o e-mail aparecerão no card do contato, o comentário será salvo no card do negócio. Você pode usar esses dados no texto do e-mail.
Para inserí-los no texto do e-mail, clique nos três pontos > selecione o elemento necessário > clique no campo selecionado. O valor do mesmo aparecerá no texto ou assunto da mensagem.
Como isso funciona
O cliente preencha um formulário no site.
No CRM aparece um negócio e um contato com os dados do cliente.
A regra de automação envia um e-mail ao funcionário.
O colaborador especificado recebe um e-mail com os dados do formulário.
Clique na engrenagem ao lado do campo Telefone para configurá-lo. Coloque valor padrão e torne-o obrigatório, se for preciso.
Na seção Mais do formulário, especifique os seguintes parâmetros:
- Salvar dados do formulário em documentos - negócio
- Não crie um novo negócio, use o já existente - desmarcar
- Registros e duplicados existentes - mesclar
- Pipeline de negócio - selecione o pipeline desejado
Com tais configurações, cada formulário preenchido se tornará um negócio. Os contatos serão mesclados, portanto não haverá dublicados.