Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Veja como utilizar as constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

As regras de automação podem usar constantes e variáveis ​​para armazenar dados.

Constantes são valores que não mudam ou mudam raramente. Pode ser uma taxa de imposto, uma data específica, a função de um colaborador, etc. Por exemplo, você pode criar uma constante de  “Diretor financeiro” e atribuir um funcionário específico a esta função. Se a empresa mudar de diretor financeiro, será necessário alterar o valor da constante e selecionar outro funcionário. Assim, todas as regras de automação que utilizam essa constante vão ser alteradas e automaticamente e vão utilizar o novo valor.

Variáveis ​​são valores que podem mudar durante a operação. Por exemplo, uma variável poderia ser a porcentagem do negócio que os responsáveis recebem, ou seja, dependendo do valor do Negócio, os responsáveis vão receber um percentual diferente de comissão.

Como criar constantes e variáveis

Abra o CRM e clique em > Negócios > Regras de automação > Constantes ou Variáveis ​> Criar.

Constantes e variáveis ​​são criadas da mesma maneira. Vamos iniciar observando as configurações de uma variável.

Nome - Será exibido na lista. Pelo nome você vai encontrar rapidamente a variável desejada.

Tipo - Selecione o tipo de variável na lista: série, número inteiro, texto e assim por diante.

Multiplicidade - Escolha quantos valores uma variável pode ter: um ou múltiplos.

Valor - Depende do tipo de variável. Caso você tenha selecionado o tipo “Número”, especifique um número específico.

Visibilidade - Escolha onde você quer utilizar a variável:

  • Em todos os lugares: em elementos de CRM, processos inteligentes, processos de negócios, tarefas.
  • CRM - em qualquer elemento de CRM.
  • Elemento de CRM específico - a variável vai estar disponível apenas no elemento do CRM selecionado, por exemplo, apenas em Negócios.

Descrição - Escreva para que serve a variável.

Após preencher todos os campos, clique em Salvar.

    Note que depois que as constantes e variáveis são criadas, os valores dos campos: Tipo, Múltiplo e Visibilidade não podem ser alterados. Caso seja necessário alterar os valores para esses campos, é preciso criar uma nova constante ou variável.

Exemplo de uso da constante

As constantes podem ser usadas em diferentes regras de automação: em condições, texto de mensagens e operações matemáticas. Utilizando a constante do tipo Vincular a usuário, você pode criar funções para funcionários, selecioná-los como destinatários de notificação ou participantes de tarefas.

Por exemplo, vamos criar uma constante chamada “Diretor financeiro” e usá-la na regra de automação “Adicionar Notificação”. Quando o Negócio atingir a fase de “Pagamento da fatura”, então a regra de automação vai enviar uma notificação ao diretor financeiro sobre o recebimento do pagamento.

Crie uma constante - O tipo da constante é vinculado ao usuário. No campo “Valor”, selecione o funcionário que exerce essa função na empresa.

Vamos configurar a regra de automação - Na etapa “Pagamento de Contas”, vamos criar a regra “Adicionar Notificação”, e não vamos selecionar uma pessoa específica como destinatário, mas sim a constante criada como “Diretor financeiro”. As constantes são visualizadas ao clicar na guia Funções.
Regras de automação no CRM

Quando o Negócio atingir a fase “Pagamento da fatura”, diretor financeiro vai receber uma notificação.

Exemplo de uso de variáveis ​​

Nas regras de automação, os valores das variáveis ​​podem ser utilizados ​em operações matemáticas, adicionados a condições ou texto de mensagens.

Por exemplo, você pode criar duas variáveis ​​“Percentual de vendas de 100 mil” e “Percentual de negócios com valor acima de 100 mil”, cada variável pode receber seu próprio valor. Dependendo do valor do negócio, o responsável vai receber um percentual diferente. A regra de automação "Modificar Item" vai calcular automaticamente a remuneração do responsável utilizando os valores dessas variáveis.

Vamos considerar criar a variável “Percentual de Negócios de até 100 mil” e utilizá-la na regra “Modificar item”.

Crie uma variável - O tipo dessa variável será número. No campo “Valor” vamos indicar qual é o percentual do valor que o responsável vai receber.

Vamos configurar a regra de automação - Na etapa “Negócio fechado”, vamos criar a regra de automação “Modificar item”. Vamos estabelecer uma condição para que o trabalho funcione apenas para Negócios com valor inferior a 100 mil. A regra de automação vai realizar uma operação matemática, ou seja, vai multiplicar o valor do Negócio pelo valor da variável “Percentual de vendas de até 100 mil”. E, o resultado será exibido no campo personalizado do cartão do Negócio “Valor da comissão”.

Para inserir uma variável, clique nos Três pontos (...) ao lado do campo e selecione a variável desejada.

Logo, quando o responsável fechar o negócio, a regra de automação vai calcular automaticamente o valor da comissão.

Da mesma forma, é possível uma segunda variável e uma regra de automação que vai funcionar para Negócios com valor acima de 100 mil. E, o responsável vai visualizar sua comissão por cada negócio fechado.

    Destaques

    • Nas regras de automação do Bitrix24, você pode utilizar constantes e variáveis ​​para armazenar dados.
    • Constantes são valores que não mudam ou mudam raramente. Ao utilizá-las, você pode criar funções para colaboradores, por exemplo, “Diretor financeiro”. Para evitar adicionar um funcionário específico à regra, utilize a constante. Caso a empresa mude o diretor financeiro, basta alterar o valor da constante, e não será necessário editar cada regra de automação separadamente.
    • Variáveis ​​são valores que podem mudar durante a operação. Por exemplo, uma variável poderia ser o percentual de comissão do responsável ao finalizar um negócio. Dependendo do valor do Negócio, os responsáveis recebem um percentual diferente.
    • Nas regras de automação, os valores de constantes e variáveis ​​podem ser utilizados ​​em operações matemáticas multiplicando o valor do Negócio pela variável “Percentual do valor do Negócio” e calculando automaticamente a comissão do responsável.
    • O valor de uma constante pode ser alterado apenas manualmente. Já, o valor de uma variável pode ser alterado manualmente e com a ajuda das regras de automação.

Artigos recomendados:


Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis