Os parâmetros UTM fazem parte da ferramenta Sales Intelligence, utilizada para monitorar a eficácia de campanhas publicitárias e o tráfego do site.
Sales Intelligence
Por que usar parâmetros UTM
Suponha que você tem um site com um formulário divulgado no Google e no Instagram. Para avaliar a eficácia do seu orçamento publicitário, é essencial saber de onde vêm seus clientes. Os parâmetros UTM permitem diferenciar as fontes de tráfego, ajudando na análise de vendas e avaliar o desempenho dos anúncios.
Os parâmetros UTM são adicionados a um link e incluem cinco tipos:
- utm_source: Nome da plataforma de publicidade
- utm_medium: Tipo de publicidade
- utm_campaign: Nome da campanha publicitária
- utm_term: Palavra-chave
- utm_content: Informações adicionais
O parâmetro UTM é adicionado ao endereço da página após o ponto de interrogação. Por exemplo, ao adicionar utm_source=google
a um link, o resultado será:
https://www.exemplo.com.br/page?utm_source=google
Como usar os parâmetros UTM
Na análise de ponta a ponta, você pode adicionar um ou mais parâmetros UTM para cada fonte, como o google
para o Google Ads. Se um cliente preencher o formulário em uma página acessada por esse link, um negócio será automaticamente criado no CRM com a fonte definida como Google Ads.
Conectar fontes de tráfego
Configurar tags UTM para Google e Facebook Ads
Use esses links em anúncios, redes sociais ou sites para direcionar os clientes a páginas específicas com formulários. Por exemplo, adicione utm_source=google
ao link de uma página para rastrear a origem quando o formulário for preenchido. Assim, você terá o seguinte resultado:
https://test.bitrix24.site/crm_form_z5o2p?utm_source=google
Após o preenchimento do formulário, um negócio com informações sobre a fonte e o parâmetro UTM será criado no CRM.