Suporte Bitrix24

Autenticação de dois passos (OTP)

A opção OTP Bitrix24 (senha de uso único) protege você de ocorrências quando seu login e senha são roubados, seja por spyware ou por um funcionário desonesto. Primeiro, você entra com seu login e senha regular, em seguida recebe outra senha via aplicativo do celular e indroduza-a. Somente assim você consegue acessar sua conta.

Como habilitar a autenticação em duas etapas?

Clique na sua foto e selecione Meu perfil. Na janela que se abrirá, acesse a seção Segurança.

Clique em Ativar.

Importante! Antes de usar a autenticação de dois passos, certifique-se de definir a hora e o fuso horário corretos em seu telefone. Não é recomendável alterar o horário principal no telefone, ou seja, quando for para outros países (fusos horários), utilize apenas a mudança de fuso horário manual ou automática.

Aqui você obterá os links para baixar o aplicativo de OTP que gera senhas de uso único e as instruções detalhadas. Leia o código QR com o seu celular ou digite-o manualmente. Em seguida, digite o código de confirmação.

Ao fazer login na sua conta Bitrix24, primeiro introduza seu login e senha e, em seguida, digita a senha de uso único fornecida pelo aplicativo OTP.

Você pode usar qualquer aplicativo de algoritmo de senha única baseado em tempo (TOTP).

Códigos de recuperação

A autenticação em duas etapas usando um celular específico. Portanto, se você perdê-lo ou comprar um novo, terá que configurar a OTP de novo. Mesmo assim, você precisará de uma senha de uso único para acessar sua conta.

Logo depois de conectar a autenticação em duas etapas, você obterá os códigos de recuperação. Salve-os para usá-los ao invés de senhas de uso único geradas pelo aplicativo.

Se você esqueceu de salvar os códigos, peça que seu administrador desabilite a autenticação em duas etapas para você. Acesse a conta e configure a OTP de novo. Você também pode reconfigurar a OTP para um novo celular.

Senhas do aplicativo

As senhas do aplicativo servem para proteger sua conta ao se conectar aos aplicativos externos (aplicativos móveis e desktop, MS Office, MS Outlook, Google Calendars etc). Para não perder tempo digitando seu login e senha regular repetidas vezes, obtenha senhas especiais para os aplicativos externos.

Faça isso na aba Segurança > Senhas do aplicativo do seu perfil.

Autorização de dois passos obrigatória

Para tornar a autorização de dois passos obrigatória para todos os usuários da conta, vá em Configurações do menu principal e habilite a opção correspondente. Especifique o período dentro do qual seus funcionários devem configurá-la.


Autorização em duas etapas na versão On-premise

Na versão On-premise do Bitrix24, você pode escolher uma das 2 opções disponíveis:

  • autorização em duas etapas por tempo (TOTP, Time-based One-Time Password Algorithm);
  • por contador (HOTP, HMAC-Based One-Time Password Algorithm).

Você pode conectar a autorização em duas etapas por meio de aplicativos para celular e dispositivos eletrônicos especiais - chaveiros (por exemplo, eToken).

Primeiro, você precisa habilitar a autorização em duas etapas na interface administrativa na seção Proteção Proativa > Autorização em duas etapas e fazer as configurações necessárias na guia Parâmetros. Defina o algoritmo de geração de senha padrão - por tempo (TOTP) ou por contador (HOTP):

Em seguida, pode se conectar através da página de usuário Meu perfil no Bitrix24.

Você também pode conectar a autorização em duas etapas na interface administrativa. Para fazer isso, acesse o perfil do usuário e selecione a opção desejada na guia Autorização em duas etapas:

No perfil do usuário na interface administrativa, você pode selecionar qualquer opção para conectar a autorização em duas etapas, enquanto na parte pública em Meu perfil você pode conectá-la apenas da forma que está selecionada por padrão nas configurações do módulo Proteção Proativa.

Se o perfil do usuário não tiver a guia Autorização em duas etapas, você precisará personalizar o formulário ou cancelar sua configuração - clique na engrenagem no canto direito do formulário e selecione o item correspondente.

Isso ajudou
Obrigado :)
Opcional:
Deixar comentário sobre o artigo
Isso não ajudou
Desculpa :(
Você poderia nos dizer por que:
Deixar comentário sobre o artigo
Eu ainda tenho dúvidas