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Marketing: visão geral

A publicidade está ficando cada vez mais cara a cada ano. Isso se aplica à publicidade off-line e on-line. É difícil e caro encontrar novos clientes. É por isso que a importância de trabalhar com clientes atuais está aumentando.

Marketing é uma ferramenta para trabalhar com sua base de clientes. Você pode usá-lo para criar campanhas especializadas de e-mail e mídia social, bem como preencher o público para contas de anúncios.

Marketing resolve três problemas principais:

  • ajuda a persuadir os clientes que já compraram algo a comprar novamente;
  • conduz clientes que ainda não compraram nada a comprar;
  • aumenta a fidelidade do cliente e cria uma imagem positiva da empresa.
No Marketing, os clientes atuais são mesmo aqueles que ainda não fizeram uma compra. Você pode enviar e-mails de vendas para esses clientes. Não importa exatamente como o cliente entrou em seu CRM, se ele veio por meio de mídia social, e-mail ou chat.

Como o Marketing ajuda diferentes empresas?

Empresas pequenhas As vendas repetidas costumam ser a principal fonte de lucro para as pequenas empresas. Os orçamentos de publicidade são limitados, dificultando a conquista de novos clientes. Essas empresas cuidam de sua imagem.

Por exemplo, uma pequena padaria familiar com três funcionários pode enviar uma campanha de e-mail aos clientes e oferecer um bolo para a próxima festa. Se você souber a data de aniversário do cliente, pode oferecer um presente e adicionar o nome do cliente também.

O serviço de automóveis pode fazer uma campanha de e-mail para os clientes e oferecer manutenção regular ou troca de pneus no inverno.

Empresas médias Um centro de fitness pode oferecer aos clientes condições preferenciais de um ano para renovar suas assinaturas que expiram.

A loja de roupas pode anunciar a chegada de uma nova coleção ou a venda de itens da temporada passada.

Empresas grandes Os bancos podem enviar e-mails aos clientes e oferecer novos termos de empréstimo ou promoções.

As cadeias de varejo podem anunciar vendas ou abertura de novas lojas.


Como escolher os destinatários das campanhas de Marketing?

Para aumentar a eficácia das campanhas de Marketing, não é necessário enviá-las para todos.

Exemplo: se uma padaria se oferece para comprar um bolo de aniversário para alguém cujo aniversário é daqui a seis meses, o cliente irá ignorar a oferta e não fará a compra novamente.

No Marketing do Bitrix24, os clientes podem ser divididos em segmentos. Cada segmento é um grupo separado de clientes para o qual a campanha foi projetada.

A mesma padaria pode enviar ofertas aos clientes que fazem aniversário dentro de uma semana. Esses clientes são mais propensos a comprar o bolo e ficarão felizes porque a empresa se lembra de seu aniversário.

Quanto mais informações você souber sobre o cliente, com mais precisão poderá selecionar um segmento e executar a campanha de marketing mais bem-sucedida.

Exemplo: um serviço de carro oferece para comprar peças novas.
  • Se você fizer uma campanha de e-mail para todos os clientes, isso parecerá spam.
  • Se você enviar uma campanha para clientes cujos carros têm mais de sete anos, as chances de compra aumentam, porque é hora de pensar em atualizar as peças.
  • Se você enviar um e-mail para motoristas de um Audi 2010, é mais provável que o cliente compre algo, pois a oferta é criada como se fosse só para ele.

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