Você pode conectar seu PBX do escritório ao Bitrix24. Não há limites para o número dos PBX do escritório que podem ser conectados à uma conta.
Por causa disso, esse artigo explica como conectar seu PBX usando o conector SIP.
Você tem 60 minutos gratuitos para as ligações de saída. Aproveite-os para testar a funcionalidade. Caso planeje usar seu PBX para as chamadas realizadas, tem que pagar a licença correspondente. Clique no botão Comprar o módulo para fazer chamadas. Quanto a chamadas de entrada, pode aceitá-las sem custo através do seu Bitrix24 SIP PBX.
A quantidade de minutos gratuitos e a data de vencimento da licença ativa são mostrados na página Conexão da seção Telefonia.
Certifique-se de que o PBX do escritório você deseja conectar ao seu Bitrix24 suporta o protocolo SIP.
Importante:
- Você só precisa comprar o conector SIP uma vez, independentemente de quantos SIP PBX precisar conectar.
- O conector SIP tem que ser adquirido separadamente e não está relacionado ao saldo de telefonia.
Configurar a conexão no Bitrix24
Vá para a seção Telefonia > Conexão > Office PBX:
Clique no botão Conectar PBX do escritório:
Preencha o formulário.
Especifique os seguintes parâmetros:
- Nome da conexão - um nome arbitrário da conexão. Este campo é opcional.
- Endereço do servidor - é o endereço IP do seu PBX.
- Login e senha - dados de acesso ao PBX.
Clique em Salvar e configure o encaminhamento de chamadas recebidas.
Configurações do PBX do escritório
Vamos configurar um PBX do escritório usando Asterisk como exemplo. Para configurar o PBX, abra a aba Connection parameters (Parâmetros de conexão) e use os dados do bloco Chamadas recebidas (Incoming calls):
Criando o tronco
A seguinte entrada deve ser especificada no arquivo sip.conf:
[voximplant] dtmfmode=rfc2833; then instead of youraccount, type the name of your account in the Server field (see the figure above). fromdomain= youraccount type=friend host= youraccount; the value of the Login fromuser=asterisk username=asterisk; as a password value the value from the field Password is used secret=mypass insecure=port,invite conext=contex-internal disallow=all nat=yes allow=ulaw&alaw
Segue um exemplo da configuração em que se usam os dados do exemplo mostrado acima.
[voximplant] dtmfmode=rfc2833 fromdomain=ip.b24-2729-1386056980.voximplant.com type=friend host=ip.b24-2729-1386056980.voximplant.com fromuser=sip1 username=sip1 secret=e349429f63f7e4d7025fcd32d477ea05 insecure=port,invite conext=contex-internal disallow=all nat=yes allow=ulaw&alaw
As configurações são aplicadas usando o seguinte comando no console do Asterisk:
sip reload
Configurando chamadas do Asterisk para VoxImplant
Primeiro, você deve ajustar seu Diaplan no arquivo de configuração extensions.conf. O Diaplan determina o processamento e encaminhamento de chamadas. O arquivo extensions.conf gerencia todas as conexões realizadas via PBX.
Especifique o seguinte comando no arquivo:
Dial(SIP/voximplant/${EXTEN}
Neste caso, a ligação aparecerá no Bitrix24 como uma ligação para o número para o qual foi originalmente realizada no Asterisk.
As configurações são aplicadas usando o seguinte comando no console do Asterisk:
dialplan reload
Configurações de firewall de rede local
As portas padrão são:
- para chamadas do navegador: 443 TCP, 3478 TCP/UDP, 8000-48000 UDP.
- para chamadas de um dispositivo SIP: 5060 TCP/UDP, 3478 TCP/UDP, 8000-48000 UDP.
Normalmente, para SIP, é importante que o tráfego de saída seja permitido (por exemplo, de um PBX). As conexões de entrada funcionarão automaticamente. O RTP é geralmente usado como UDP (para que os dados continuem a ser transmitidos se os pacotes forem perdidos).
As próprias portas podem ser configuradas nas configurações da central PBX: as portas especificadas nas configurações da PBX, também devem ser permitidas no firewall.