Adicionamos a capacidade de configurar um sistema de logon único para os planos Enterprise do Bitrix24. Agora você pode adicionar rapidamente todos os seus colegas à conta Bitrix24 e gerenciar o acesso deles a partir de Microsoft Azure Active Directory. Os funcionários vão fazer login no Bitrix24 sem inserir uma senha.
Para conectar o logon único, você precisa fazer vários passos. Primeiro, o administrador precisa executar a configuração no Bitrix24, registrar o aplicativo em Azure AD e configurar SSO e SCIM. Depois disso, os funcionários poderão usar suas contas de Azure AD para fazer login no Bitrix24.
O que é Microsoft Azure Active Directory, SSO e SCIM:
- Microsoft Azure Active Directory (Azure AD) – é um sistema para gerenciar o acesso a aplicativos e serviços em nuvem. Com Azure AD, você pode configurar um ponto de entrada de logon único(single sign-one) para os usuários, para que possam acessar vários aplicativos e serviços a partir de uma única conta. Leia mais detalhadamente aqui.
- Single sign-on (SSO) – é uma tecnologia que permite aos usuários fazer login em vários aplicativos ou sites diferentes. Os funcionários não precisam se lembrar de senhas para cada aplicativo. Eles podem acessar rapidamente os serviços usando apenas um nome de usuário e senha. Leia mais detalhadamente aqui.
- System for Cross-domain Identity Management (SCIM) – é um protocolo padrão que permite gerenciar contas de usuário e seu acesso a recursos em aplicativos e sistemas. Com SCIM, os administradores podem criar, modificar e excluir contas de usuário rapida e facilmente e gerenciar o acesso a recursos em aplicativos e sistemas. Leia mais detalhadamente aqui.
Neste artigo, vamos considerar todas as etapas para configurar o logon único:
- Configurar logon único para funcionários
- Criar um aplicativo SAML em Microsoft Azure e configurar ACS URL / SP Entity ID
- Inserir a URL do serviço e executar a validação
- Validar domínio de e-mail dos funcionários
- Configurar plataformas móveis: iOS e Android
- Testar o logon único e habilitá-lo para todos os funcionários
Configurar logon único para funcionários
Apenas o administrador do seu Bitrix24 pode configurar o logon único. Certifique-se de que todos os administradores sejam integradores ou usem e-mail corporativo no Azure Active Directory.
A desativação de um usuário no Azure Active Directory significa sua demissão no Bitrix24, a ativação corresponde à recuperação após a demissão. Se você demitir um administrador, ele perde seus direitos. Após a recuperação, eles precisarão ser reconfigurados.
Abra seu perfil de usuário. Vá para a guia Segurança > SSO e SCIM (SSO and SCIM) > clique em Configurar agora (Configure now).
Criar um aplicativo SAML em Microsoft Azure e configurar ACS URL / SP Entity ID
Vá para sua conta de Microsoft Azure ou crie uma nova conta. Abra a seção Azure Active Directory.
Vá para Aplicativos empresariais e crie Novo aplicativo.
Crie seu próprio aplicativo, digite o nome, escolha a opção Integrar qualquer outro aplicativo que você não encontre na galeria e clique em Criar.
Depois que o aplicativo for criado, vá para a seção Atribuir usuários e grupos.
Clique em Adicionar um usuário ou um grupo e especifique você mesmo como usuário.
Abra seu perfil e certifique-se de ter seu e-mail especificado na seção Informações de contato. Caso contrário, você pode ter problemas com a autorização na conta.
Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Adicionar ou excluir usuários usando o Azure Active Directory.
Em seguida, abra a seção Configurar logon único.
Na janela que se abre, selecione o método de logon único SAML.
À direita do bloco Configuração Básica de SAML, clique em Editar.
Em seguida, abra sua conta do Bitrix24 e copie os campos ACS URL e SP Entity ID.
Volte para Microsoft Azure e adicione o valor ACS URL ao campo URL de resposta (URL do Serviço do Consumidor de Declaração) e SP Entity ID ao Identificador (ID da Entidade). Clique em Salvar.
Depois disso, volte ao Bitrix24 e clique em Continuar (Continue).
Inserir a URL do serviço e executar a validação
No lado de Microsoft Azure, copie o campo URL de metadados de federação de aplicativos.
Digite URL de metadados da federação de aplicativos (App Federation Metadata URL) para que o Bitrix24 sincronize todos os dados para o SSO funcionar corretamente e clique no botão Verificar agora (Check now).
Você verá a mensagem Conexão estabelecida (Connection established). Se você configurar SSO e SCIM no modo anônimo ou em um navegador diferente, precisará entrar no Microsoft Azure novamente.
Possíveis erros
Não é possível fazer login
Se você receber esse erro durante a verificação, certifique-se de ter adicionado a si mesmo como um usuário do aplicativo na seção Atribuir usuários e grupos.
Validar domínio de e-mail dos funcionários
Configure a sincronização dos usuários de Microsoft Azure. Copie Link de serviço do Microsoft Azure (Microsoft Azure service link) e Token único (Unique token).
No aplicativo, abra a seção Provisione Contas de Usuário.
Escolha Modo de provisionamento - Automático e digite Credenciais de administrador.
Em seguida, clique em Testar Conexão e Salvar.
No bloco Provisione Contas de Usuário, abra a seção Editar mapeamentos de atributos.
Na seção Mapeamentos, desabilite a sincronização de grupos e configure a sincronização de usuários.
Na configuração de usuários, remova os campos desnecessários e deixe o seguinte:
Clique em Adicionar Novo Mapeamento e adicione o campo objectId.
Salve as alterações.
Retorne à seção Provisione contas de usuário e clique no botão Iniciar provisionamento para habilitar a sincronização e adicionar automaticamente novos usuários à conta.
Volte para Bitrix24, digite Domínios para verificar e inicie a verificação.
Você pode ver uma notificação de que alguns funcionários têm e-mails que não pertencem ao domínio corporativo. Nesse caso, você precisa informar os funcionários com antecedência sobre o novo sistema de logon único e informá-los de que precisam alterar o e-mail no perfil ou corrigi-lo manualmente. Para isso, clique no botão Visualizar (View).
Você verá a lista de todos os funcionários que precisam corrigir seus e-mails. Clique em Editar (Edit) para abrir o perfil e editar o e-mail. Clique em Permitir (Allow) se você tiver certeza de que esse funcionário não trabalha mais com você e não precisa acessar a conta.
Depois disso, você verá uma mensagem informando que o e-mail de todos os funcionários está no domínio, clique em Próximo (Next).
Selecione um departamento para adicionar novos funcionários ao criar novos perfis em Microsoft Azure.
Configurar plataformas móveis: iOS e Android
Nesta etapa, você precisa configurar a capacidade de fazer login no Bitrix24 por meio do aplicativo móvel. Primeiro, copie o campo Bundle ID.
Volte para Microsoft Azure, vá para Registros de aplicativo > Todos os aplicativos e abra seu aplicativo.
Vá para Autenticação > clique em Adicionar uma plataforma > escolha iOS/macOS.
Preencha o campo ID do Pacote e clique em Configurar.
Em seguida, copie URI de redirecionamento.
Volte para o Bitrix24, preencha o campo URI de redirecionamento (Redirect URI) e clique em Continuar (Continue).
Copie os campos Nome do pacote (Package name) e Hash de assinatura (Signature hash). Abra o Microsoft Azure e repita as etapas para configurar o aplicativo Android.
Preencha os campos Nome do pacote e Hash de assinatura com dados do Bitrix24 e clique em Configurar.
Copie o campo Configuração de MSAL.
Volte para o Bitrix24 e cole os dados do AzureAD no campo Configuração de MSAL (MSAL Configuration).
Testar o logon único e habilitá-lo para todos os funcionários
Para garantir que o logon único esteja funcionando corretamente, faça um autoteste em seu navegador de acordo com as instruções.
Primeiro, abra o link em uma janela anônima.
Observe que Bitrix24 foi migrado para SSO e faça login com os novos detalhes. Você verá uma mensagem informando que a autorização de teste foi bem-sucedida.
Depois disso, você pode ativar o logon único para todos os funcionários ou cancelar a configuração.
Antes de habilitar o logon único para todos os funcionários, certifique-se de informá-los sobre o novo sistema SSO. Envie instruções detalhadas por e-mail para que, assim que o SSO for ativado, todos os funcionários saibam como fazer login.Depois que o SSO estiver ativado, você não poderá desativá-lo sozinho. Então, se você precisar desabilitar o SSO, recomendamos que você entre em contato com o suporte técnico para obter assistência.