As subtarefas são úteis quando é necessário ter um controle rigoroso sobre tarefas complexas e sofisticadas. Essas tarefas podem ser divididas em várias tarefas simples e atribuídas a diferentes funcionários para maior flexibilidade.
Há várias maneiras de adicionar uma subtarefa:
- Ao visualizar uma tarefa, clique em Adicionar > Criar subtarefa.
- Ao criar uma nova tarefa, clique em Mais > no campo Subtarefa de clique em Adicionar e selecione uma tarefa que será definida como tarefa mãe. Esta opção permite que você transforme a tarefa que está criando na subtarefa de uma tarefa existente.
- Na Lista de tarefas abra o menu de ações de uma tarefa e selecione Criar subtarefa.
- No Gráfico de Gantt clique com o botão direito em uma tarefa e escolha Criar subtarefa.
A tarefa que está acima da tarefa selecionada se tornará uma tarefa mãe e a tarefa selecionada se tornará uma subtarefa.
Derivar datas de tarefas das datas de subtarefas
Ao trabalhar com subtarefas, pode ser importante calcular as datas de início e término planejadas para a tarefa principal com base nas datas especificadas para as subtarefas.
Para fazer isso, ao criar uma nova tarefa ou editar uma existente, clique em Opções > habilite a opção Derivar datas da tarefa das datas da subtarefa.
A data de início (da tarefa principal) será definida para a data de início mais próxima em todas as subtarefas. A data de conclusão (para a tarefa principal) será definida como a última data final das subtarefas conectadas.
O que acontece quando todas as subtarefas são concluídas
Pode ser necessário concluir automaticamente a tarefa mãe quando todas as subtarefas forem concluídas.
Para fazer isso, ao criar uma nova tarefa ou editar uma existente, clique em Opções > ative a opção Completar tarefa automaticamente quando todas as subtarefas estiverem concluídas (e vice-versa).