Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Suporte Bitrix24

Tipos de horários de trabalho

Funcionários que pertencem a diferentes departamentos podem ter horários diferentes. Existem três tipos de gráficos no Bitrix24: fixo, flexível e por turnos. Você pode personalizá-los para atender às necessidades da sua empresa.

Horário fixo

O horário fixo controla rigorosamente as horas de trabalho dos funcionários. Este horário é adequado para empresas que mantêm registos claros da carga horária de trabalho, onde os salários dependem do número de horas em que os funcionários trabalham. E também, em empresas que aplicam multas por violação do horário de trabalho.

Na aba Horários de trabalho, clique em Adicionar agenda. A seguir, no campo Tipo de agenda, selecione a opção Fixo. Você pode deixar o título da agenda como está ou inserir um novo.

No campo Período de relatório, selecione o período para o qual o horário e as violações serão registrados.

Selecione os funcionários ou o departamento que vão trabalhar neste horário. Se você precisar definir um cronograma para um departamento, mas este, não precisa se aplicar a um funcionário específico, poderá adicioná-lo às Exceções.

Especifique as horas de trabalho para esta agenda. Leve em consideração a duração permitida das pausas, se necessário. Em nosso exemplo, a empresa funciona das 9h às 18h durante a semana, e os funcionários têm o mesmo horário de intervalo.

Configure uma lista de fins de semana e feriados. Por padrão, ele é configurado automaticamente no calendário de produção do Estado em que você se encontra e é utilizado para o ano todo. Mas, você pode adicionar dias de folga, e também pode selecionar um país, onde, os feriados locais serão considerados dias de folga em sua programação.

Leia mais informações sobre como criar uma escala de trabalho no artigo Como monitorar o horário de trabalho dos seus funcionários.

Horário flexível

Com o horário livre, o funcionário pode iniciar a jornada de trabalho a qualquer momento. A duração da jornada de trabalho também não é definida e pode ser superior à 24 horas.

Para disponibilizar esse modo de aos seus funcionários, selecione o tipo de agenda Flexível, insira o seu título e especifique a duração do período do relatório.

Mesmo para uma programação livre, você deve especificar o período do relatório. Por exemplo, se você estiver pagando seus funcionários por hora, no final do período do relatório, poderá acessar as horas trabalhadas por eles.

Defina para quais funcionários ou departamentos você pode aplicar esta programação. Se você deseja atribuir um horário diferente para alguns funcionários, adicione-os às Exceções.

No campo Permitir marcar entrada e saída, selecione em que dispositivos os funcionários podem gerenciar o horário de trabalho.

Turnos de trabalho

A escala de turnos cria períodos para cada funcionário, quando eles devem iniciar e terminar a jornada de trabalho. Adequado para empresas onde os funcionários trabalham em turnos, por exemplo, de 2 horas por dia, ou com um longo intervalo entre os turnos.

Primeiro, especifique o período do relatório e selecione os funcionários que trabalharão em turnos. Para criá-los na seção agenda de trabalho, clique no botão correspondente. Aqui, por exemplo, vamos adicionar turnos diurnos e noturnos à nossa programação e indicar o horário de trabalho.

Dois turnos diferentes não devem se sobrepor no Horário. Se no cronograma de turnos os turnos se cruzarem no tempo, quando um novo turno começar, o antigo terminará.

Se o funcionário puder iniciar o turno mais cedo, especifique o intervalo de tempo.

Salve e adicione os turnos à programação dos funcionários.

Código de cores aplicado aos turnos

  • Se o turno estiver verde no cronograma, este é um dos turnos futuros.
  • Se o turno estiver vermelho, significa que o funcionário não compareceu ao turno.
  • Se o turno for classificado como amarelo, este indica que o funcionário saiu do turno fora do horário. Clique neste turno e, sem seguida, em Atribuir um turno para creditá-lo a um funcionário.
  • Agora você pode visualizar os turnos que criou clicando em Horário e relatórios > Horas trabalhadas > Distribuir > Trabalho por turnos.

    Aqui, você pode usar a barra de pesquisas para procurar um turno específico ou criar um novo turno clicando em Adicionar no canto superior direito.
    Essa informação foi útil?
    Assistência de Especialistas em Integração
    Não é o que estou procurando
    Texto complexo e incompreensível
    Informações estão desatualizadas
    Explicação muito breve, preciso de mais informações
    Não gosto de como esta ferramenta funciona
    Ir ao Bitrix24
    Não tem uma conta? Crie grátis
    Artigos relacionados
    Configuração dos horários e turnos de trabalho de acordo com o ramo de atividade da sua empresa Permissões de acesso nas configurações do horário de trabalho Como monitorar o horário de trabalho dos seus funcionários Como administrar o seu horário de trabalho no Bitrix24