Suporte Bitrix24

Automação inteligente de processos no CRM

A medida que seu negócio está crescendo, pode precisar de ampliar as funcionalidades do Bitrix24 CRM. É por isso que implementamos a possibilidade de criar novas seções dentro do CRM e personalizá-las de acordo com as necessidades do seu negócio.

Automação inteligente de processos (SPA) é um registro configurável no CRM. Se antes você precisava adaptar negócios, leads ou faturas aos processos internos da empresa, agora pode criar seus próprios cenários de trabalho.

No momento, você pode usar as seguintes ferramentas para configurar um processo inteligente:

  • Pipelines e funis de vendas
  • Etapas e Kanban
  • Regras de automação e gatilhos
  • Designer de fluxos de trabalho
  • Vínculo a elementos de CRM
A Automação inteligente de processos está disponível só em alguns planos de assinatura. Saiba mais na página de preços.

Como criar um processo inteligente

Para criar um processo inteligente, acesse CRM > Configurações > Automação inteligente de processos > Adicionar.

Ao criar um novo processo, você pode escolher um modelo pré-configurado:

  • Apenas essenciais - inclui a lista de elementos e opções associadas.
  • Todas as opções selecionadas - permite trabalhar com todos os recursos disponíveis em processos inteligentes.
  • SPA vazia - dá para configurar as ferramentas necessárias manualmente.

Configurar os recursos do processo inteligente no modo SPA vazia

Vamos configurar um processo inteligente do zero usando o modelo SPA vazia.

Componentes da SPA. Nessa guia, especifique o nome do seu processo.

Em seguida, selecione as ferramentas necessárias para trabalhar com o processo inteligente.

Usar pipelines e funis de vendas personalizados na SPA

A opção adicionará pipelines e túneis de vendas ao seu processo. Você poderá criar vários funis para os registros do processo inteligente de forma análoga aos pipelines de negócios.

Leia mais sobre o princípio de funcionamento dessas ferramentas nos artigos Múltiplos pipelines e funis de vendas e Túneis de vendas.

Usar etapas personalizadas e kanban na SPA

Com esta opção, você adicionará ao seu processo a possibilidade de criar estágios e gerenciar os elementos usando a visão de Kanban.

Leia mais sobre como trabalhar com o Kanban nos artigos Kanban para CRM Kanban para CRM e Status e menus suspensos (listas de seleção).

Usar regras de automação e gatilhos na SPA

Você pode automatizar o trabalho com os elementos de um processo inteligente usando as regras de automação e gatilhos de forma análoga aos de negócios ou leads.

Leia mais sobre nos artigos Regras de automação Gatilhos.
As regras de automação e gatilhos funcionam apenas se a opção Usar pipelines e funis de vendas personalizados na SPA estiver habilitada.

Designer de fluxos de trabalho

Com esta opção, você pode configurar seus modelos de processos de negócios para serem executados automaticamente ao criar ou modificar elementos de processos inteligentes.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Opção "autorun: quando adicionado" dos processos de negócios.

Tornar novos pipelines públicos

Se você usar pipelines em seu processo inteligente, o acesso a cada novo pipeline criado será liberado automaticamente para todos os usuários independentemente da função atribuída.


Campos da SPA. Nessa guia, adicione os campos desejados ao cartão do processo:

  • Informações da empresa;
  • Fonte;
  • Cliente;
  • Data de início e data de término;
  • Observadores.

Abaixo, habilite as opções que quer disponibilizar no processo:

  • Imprimir documentos - esta opção adiciona a possibilidade de trabalhar com documentos no card do processo.
  • Vincular aos produtos do catálogo - esta opção permite colocar produtos no card do processo.
  • Usar Lixeira - habilita a Lixeira para os elementos do processo.

  • Vinculações do CRM. Aqui pode configurar vínculos a outros elementos de CRM. Dessa forma, você pode vincular um processo inteligente a outros elementos de CRM (leads, negócios, pedidos, orçamentos) ou a outros processos inteligentes.

    Vincular a esta SPA

    Usando esta opção, você pode selecionar os elementos do CRM que deseja vincular ao processo inteligente.

    Por exemplo, você pode vincular negócios ao seu processo. Nesse caso, um campo de escolha de negócios aparecerá no card do processo inteligente.

    Se você usar a opção Adicionar lista de itens vinculados ao formulário de informações, seu processo inteligente aparecerá no card de negócio.

    Vincular esta SPA a outras entidades de CRM

    Com a ajuda desta opção, você pode vincular seu processo inteligente aos elementos de CRM disponíveis.

    Por exemplo, você pode vincular seu processo inteligente a Orçamentos. Nesse caso, ao trabalhar com orçamentos, no card do orçamento haverá um campo de escolha de elementos do seu processo inteligente.

    Se você usar a opção Adicionar lista de itens vinculados ao formulário de informações, a seção selecionada (nesse caso, orçamentos) aparecerá no card de processo inteligente.


    Vincular a outras ferramentas. Você também pode vincular um processo inteligente a outras entidades de CRM, calendários, tarefas e modelos de tarefas. Como resultado, os elementos do seu processo inteligente poderão ser adicionados a negócios de CRM, eventos do calendário, tarefas ou modelos de tarefas.

    Por exemplo, para associar seu processo inteligente a tarefas, selecione a opção correspondente.

    Agora, ao criar uma tarefa, poderá especificar os elementos do seu processo inteligente.


    Adicionar ao menu. Nessa guia, você pode colocar o processo em uma seção separada do menu principal.

    Para criar uma seção, clique no botão Editar itens e dê um nome à seção.

    Depois disso, selecione a seção recém-criada.


    Quando você concluir a configuração, salve o processo inteligente e ele estará disponível para trabalhar.

    Leia como trabalhar com um processo inteligente no artigo Exemplo: criar e configurar um processo inteligente no CRM.

    Como editar um processo inteligente

    Acesse a guia Automações Inteligentes de Processos. Aqui há uma lista de todos os processos criados.

    Clique no menu de contexto do processo requerido para acessar a lista de ações disponíveis:

    • Editar - clique para fazer alterações no processo inteligente já configurado.
    • Configurações de campo - clique para adicionar novos campos ao processo inteligente.
    • Os campos personalizados em automação inteligente de processos são configurados da mesma forma que em outros elementos do CRM. Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Campos personalizados em faturas e automação inteligente de processos.

      Na guia Mais para o tipo de dados séria, você pode especificar o tamanho do campo, seu valor padrão, o número de linhas, limitar o comprimento mínimo e máximo, bem como definir a expressão regular para validação.

      Exemplo de trabalho com expressão regular

      Usando a expressão regular, você pode definir uma condição específica para um campo, sob a qual as informações contidas nele serão salvas.

      Exemplo: você deseja criar um campo para armazenar códigos de reserva e números de passagens aéreas. Para minimizar os erros cometidos ao preencher este campo, você pode definir a expressão regular /^[A-Z0-9]{6}[-\s][0-9]{13}$/.

      Nessa expressão, a primeira parte do campo é um código de reserva de 6 caracteres com a capacidade de usar letras ou números e a segunda parte é o número do bilhete de 13 dígitos.

      Quando o funcionário adiciona informações ao campo e tenta salvá-lo, será feita uma verificação se o registro corresponde ao formato do campo. Só assim as informações serão salvas.

      Se o funcionário cometer um erro, um aviso será exibido.

      Você também pode especificar valores de campo válidos usando uma expressão regular.

      Exemplo: para definir o intervalo de 0 a 5, adicione a fórmula /^(0|[0-5])$/. Dessa forma, seus funcionários não poderão inserir valores que ultrapassem o limite estabelecido.
      Dica: pode usar os campos criados para personalizar o card do processo inteligente no Kanban.
    • Excluir - clique para excluir um processo desnecessário.

    Permissões de acesso ao processo inteligente

    As permissões de acesso a um processo inteligente podem ser configurados no CRM após sua criação. Para obter mais informações sobre como configurá-las, consulte o artigo Permissões de acesso no CRM.
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