A partir das 17:01 (UTC+3) de 30 de setembro de 2021 os clientes que usam a versão antiga do navegador ou do sistema operacional podem ter problemas com:
- conexão aos sites e lojas Bitrix24;
- acesso ás contas com o domínio próprio conectado (plano Professional);
- execução solicitações API/REST para desde o seu servidor para Bitrix24.
Isso se deve ao fato de que o certificado raiz DST Root CA X3 expirou, mas ele faz parte da cadeia de certificados de cliente de Let's Encrypt que emitimos, e permanecerá até o ano 2024 para suportar os dispositivos Android com as versões 2.3.6-7.1.1.
O que fazer?
A única solução correta é usar software atualizado. Em outras palavras, atualize seus dispositivos e navegadores para as versões mais recentes.
Se você estiver usando o Bitrix Virtual appliance em seu servidor, atualize o pacote ca-certificates
usando o seguinte comando:
yum update -y ca-certificates
Se você estiver usando um ambiente de servidor diferente, entre em contato com o administrador do sistema do seu servidor.
Conexão aos sites e contas
O problema não afeta:
- Windows >= XP SP3 (com atualizações automáticas)
- macOS >= 10.12.1
- iOS >= 10
- Android >= 7.1.1
- Mozilla Firefox >= 50.0
- Ubuntu >= xenial / 16.04 (com atualizações)
- Debian >= jessie / 8 (com atualizações)
- Java 8 >= 8u141
- Java 7 >= 7u151
Em todos os outros casos, pode haver problemas com a conexão, será exibido o erro de a expiração dos certificados ao entrar nos sites Bitrix24, lojas on-line e contas com domínio próprio.
Execução de solicitações REST/API
Principalmente, isso vai afetar os clientes que fazem solicitações API dos servidores com software desatualizado que usam:
- openssl-1.0.1 – completamente incompatível e não funcionará sem recolher seus próprios pacotes (CentOS 6).
- openssl-1.0.2 – é necessário atualizar o pacote ca-certificates nos servidores (CentOS 7).
- openssl-1.1.x – totalmente compatível.
Para resolver esse inconveniente, entre em contato com o administrador do sistema do seu servidor.