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Regras de automação: como funcionam as condições?

A maioria das regras de automação tem as configurações Executar, Condição e Após a regra de automação anterior. Elas ajudam a definir o tempo e as condições para acionar a regra de automação. Por exemplo, você pode executar suas regras de automação em uma sequência específica ou apenas em dias úteis.

Para ler mais sobre as regras de automação, consulte o artigo Regras de automação no CRM.

Quando um elemento do CRM vai para a etapa com uma regra de automação configurada, primeiro é verificado se deve funcionar imediatamente ou não. Depois disso, olhamos na condição da regra de automação. Se a condição for atendida, a regra de automação será executada.


Executar

Uma regra de automação pode ser dividida em duas etapas:

  • Tempo de lançamento - é o mesmo para todas as regras de automação. A regra de automação é acionada quando o elemento se move para a etapa apropriado.
  • Tempo de execução - é o tempo após o qual a regra de automação é executada.

O tempo de lançamento não pode ser alterado, mas o tempo de execução pode. Por exemplo, você pode adiar a execução por três dias ou até o aniversário do cliente.

Por padrão, o valor é aplicado Imediatamente, ou seja, a regra de automação será acionada quando o elemento passar para a etapa requerida.

Nas opções Em, Antes de e Horário exato você pode usar qualquer campo do tipo Data e Data/Hora.

Condições de tipo Executar em Х minutos despois de Horário atual funcionam como uma pausa. O tempo mínimo de pausa é de 10 minutos.
Exemplo: no cartão de negócio, crie o campo Horário de reunião com o cliente. Assim, você pode lembrar a si mesmo ou ao cliente sobre o evento com duas horas de antecedência.

Condição

Você pode definir as condições para acionar a regra de automação.

Exemplo: se a renda do negócio for mais do que 5000 reais, troque o responsável por um funcionário mais experiente.

Se o negócio não atender às condições, a regra de automação não funcionará.

As condições podem ser divididas em simples e compostas.

Condições simples são uma comparação com o valor do campo. Se o valor do campo no elemento de CRM for igual ao valor nas configurações da regra de automação, ela funcionará.

No exemplo acima, a regra de automação funcionará se a renda do negócio for mais do que 5000 reais.
Note-se que esta condição não será cumprida se a renda for igual a 5000 reais. Para fazer a regra de automação funcionar neste caso, escolha a condição Renda mais do que 4999 ou Renda não menos do que 5000.

Condições compostas contem dois ou mais blocos separados por E ou OU.

OU divide uma única condição em blocos. E separa os blocos em suas partes componentes.

Exemplo: você deseja adicionar observadores para os negócios com a renda de 5000 a 10000 reais pertencentes ao pipeline Venda e para todos os negócios de pipeline Instalação.

No primeiro bloco, há 3 partes separadas por E. É a primeira condição. Se qualquer uma dessas três partes não for atendida, a primeira condição é considerada não atendida.

Neste caso, a segunda condição é verificada, onde o tipo de pipeline é Instalación. Se for cumprido, a regra de automação será executada.


Após a regra de automação anterior

Se você marcar essa caixa de seleção, a regra de automação funcionará após a anterior. É a posição das regras de automação na etapa que é levada em consideração.

Você sempre pode mover a regra de automação dentro de uma etapa e entre todas as etapas. Para fazer isso, basta arrastá-la com o mouse para o local desejado.
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