Suporte Bitrix24

Regras de automação e gatilhos nas tarefas

Uma regra de automação permite que uma sequência de ações seja executada quando uma tarefa entra em um estágio especifico. Com a ajuda das automações, você pode agilizar o trabalho da sua empresa, aumentar a eficiência dos funcionários e organizar a execução de grandes tarefas e projetos.

Esta ferramenta não está disponível em todos os planos Bitrix24. Saiba mais em Página de planos e preços.

Como configurar uma regra de automação em uma tarefa

No menu ao lado esquerdo, selecione Tarefas e projetos e clique no ícone de regra de automação.

Clique no botão Criar para selecionar uma regra de automação. Por exemplo, caso você queira que a tarefa criada seja imediatamente atribuída a um outro funcionário, selecione Para funcionário, clique em Alterar a pessoa responsável e em Adicionar.

Especifique os funcionários: a quem você gostaria de atribuir a tarefa e em nome de quem a mudança foi feita. Em seguida, clique em Salvar.

Após a criação dessa regra de automação, vamos verificar como ela funciona. Para isso, volte para a seção Tarefas e projetos, e crie uma tarefa.

Leia mais sobre o tema no artigo Como adicionar uma tarefa?

Indique todos os dados necessários, e no campo Responsável, selecione o funcionário que a regra de automação deve substituir.

Depois de definir a tarefa, vemos que a regra de automação alterou a Pessoa responsável pela tarefa para o funcionário especificado anteriormente.

Observe que cada regra de automação é configurada separadamente

Como os gatilhos funcionam nas tarefas

Um gatilho se refere a uma ação ou situação específica, como alterar o status de uma tarefa, por exemplo. Assim que essa situação ocorrer, o gatilho mudará o estágio da tarefa e a automação configurada vai funcionar no estágio necessário.

Vamos configurar o gatilho Acompanhar alteração do status da tarefa. Quando um funcionário altera o status de uma tarefa, ela passa automaticamente para o estágio especificado.

No campo de Selecionar status, marque a opção Adiada e clique em Salvar.   

Agora podemos observar que houve a mudança automática no estágio desta tarefa e que o seu status foi atualizado.

Você também pode configurar gatilhos no CRM. Leia mais no artigo Gatilhos no CRM.

Regras de automação personalizadas e Bitrix24.Market

As regras de automação personalizadas permitem a utilização de webhooks de saída e os aplicativos do Bitrix24.Market podem adicionar automações de desenvolvedores terceirizados.

O Webhook é uma maneira do Bitrix24 interagir com serviços de terceiros. Para configurar um gatilho, você precisa inserir o endereço do manipulador e os parâmetros que devem ser seguidos.

Você pode ler mais sobre essa tecnologia no artigo Exemplos de webhooks para desenvolvedores.

As regras de automação do Bitrix24.Market são criadas por parceiros do Bitrix24. Amplie os recursos do seu Bitrix24 utilizando aplicativos de assinatura.

Saiba mais sobre o Bitrix24.Market e seus aplicativos.

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis