Agora, no Criador de BI, você pode criar seus próprios conjuntos de dados a partir de arquivos CSV. Um conjunto de dados é a base para criar relatórios.
Por exemplo, se você tiver um arquivo CSV com dados de vendas anuais, como datas, produtos, quantidades e valores, poderá importá-lo para o Criador de BI e criar gráficos com base nele. Dessa forma, você poderá identificar quais produtos foram vendidos com mais frequência e acompanhar a dinâmica mensal de vendas.
Neste artigo, explicaremos como criar um conjunto de dados a partir de um arquivo CSV e usá-lo para construir um gráfico no Criador de BI.
Para criar um conjunto de dados, siga essas etapas::
- carregue e configure um arquivo CSV,
- preencha as propriedades do conjunto de dados,
- configure as colunas do conjunto de dados.
Além disso, veja um exemplo de como criar um gráfico.
Carregar e configurar um arquivo CSV
Abra a seção Criador de BI > Hub de análises > Conjuntos de dados > Criar.
Vá para a seção Arquivo e configurações (File and settings). Carregue seu arquivo CSV e defina seus parâmetros.
Arquivo (File). Carregue um arquivo CSV com seus dados. Um CSV (valores separados por vírgula) é um arquivo de texto onde os dados são gravados como linhas. Cada linha é uma entrada separada, e os valores são separados por vírgulas ou outros caracteres. Apenas arquivos no formato CSV podem ser importados.
Codificação (Encoding). Este parâmetro define como os caracteres são representados no texto. As codificações UTF-8
ou ANSI
são comumente usados em português. Se ocorrerem erros ao carregar um arquivo ou os caracteres não forem exibidos corretamente, tente alterar a codificação.
Separador (Separator). Selecione o símbolo que separa os valores no arquivo CSV: vírgula, ponto e vírgula ou dois pontos. Para verificar o separador em um arquivo, revise-o na janela da pré-visualização à direita ou abra o arquivo em um editor de texto. Verifique várias linhas do conjunto de dados para garantir que o separador seja o mesmo em todo o arquivo. Verifique os caracteres entre os valores:
- Se a linha for semelhante a
DATA,ITEM,QUANTIDADE
, escolha a vírgula como separador. - Se a linha for semelhante a
DATA;ITEM;QUANTIDADE
, escolha o ponto e vírgula como separador.
Formato de dados (Data format). Define como datas, horas, moedas e números são formatados no CSV. Isso é necessário para que o Criador de BI interprete corretamente os dados. Por exemplo, se a data 01/02/2025 for reconhecida como mês/dia/ano em vez de dia/mês/ano, isso poderá causar erros de relatório.
Criador de BI, como configurar formatos e tipos de dados para importar um arquivo CSV
Ao configurar os parâmetros do arquivo, verifique a seção de pré-visualização para garantir que os valores das colunas sejam exibidos corretamente. Se houver erros, verifique a codificação, o separador e o formato dos dados.
A primeira linha é um cabeçalho (First row is a header). Esta opção permite que você decida se a primeira linha do seu arquivo CSV será usada como nomes de colunas ou como parte dos dados.
Se a opção estiver habilitada, o Criador de BI usa a primeira linha como nomes de colunas, e estes serão exibidos na pré-visualização. Nas configurações das colunas do conjunto de dados, os cabeçalhos serão gravados automaticamente do arquivo CSV.
Se a opção estiver desabilitada, o Criador de BI considerará a primeira linha do arquivo CSV como parte dos dados do conjunto de dados, e não do cabeçalho, e atribuirá nomes padrão às colunas FIELD_1
, FIELD_2
, etc.
Preencher as propriedades do conjunto de dados
Nas propriedades, você pode especificar um nome e uma descrição para o novo conjunto de dados, facilitando sua localização entre outros dados.
- Nome: por padrão, ele é criado automaticamente no formato
csv_dataset_#
, onde o símbolo#
indica um número exclusivo do conjunto de dados gerado quando o conjunto de dados é salvo, evitando conflitos. Você pode escolher seu próprio nome, mas lembre-se de que não poderá alterá-lo posteriormente. - Descrição: adicione uma breve explicação do conteúdo do conjunto de dados para que seus colegas entendam sua finalidade e os dados que ele inclui.
Configurar colunas do conjunto de dados
Verifique e configure os tipos de dados e nomes de cada coluna do conjunto de dados para que o Criador de BI os processe corretamente. Depois de criar um conjunto de dados, você não poderá alterar o tipo e os nomes das colunas.
- Caixa de seleção (): use as caixas de seleção para remover colunas desnecessárias. Se o seu arquivo CSV tiver 10 colunas e você precisar apenas de 5, desmarque as outras. Para atualizar o conjunto de dados, carregue um novo arquivo CSV que mantenha as mesmas colunas do original. Por exemplo, se você selecionou inicialmente 5 de 10 colunas, será necessário carregar um arquivo com todas as 10 colunas para atualizá-lo. O Criador de BI usa a estrutura original para reconhecer os dados. Se o arquivo atualizado tiver menos colunas ou uma ordem diferente, os dados poderão não ser carregados corretamente.
- Tipo: selecione o tipo de dados apropriado para cada coluna para garantir que o Criador de BI processe os dados corretamente. O tipo deve corresponder ao formato do arquivo CSV. Por exemplo, se o arquivo contiver datas de vendas, selecione Data para gráficos de tempo.
Criador de BI, como configurar formatos e tipos de dados para importar um arquivo CSV - Nome: atribua nomes às colunas para identificar dados rapidamente. Se a opção A primeira linha é um cabeçalho estiver ativada, o Criador de BI usará automaticamente os cabeçalhos da primeira linha do arquivo CSV. Se a opção estiver desabilitada, o Criador de BI atribuirá nomes padrão às colunas do conjunto de dados. Escolha os nomes com cuidado, pois depois que o conjunto de dados for criado, você não poderá alterá-los.
Criar gráfico
Depois de configurar todos os parâmetros e definir os tipos de dados apropriados para as colunas do conjunto de dados, clique em Criar > Abrir o Criador de BI. Isso abrirá a seção de criação de gráficos no Criador de BI com seu conjunto de dados já selecionado. A partir daí, você pode configurar indicadores, criar um gráfico e adicioná-lo ao seu painel.
Criar painéis no Criador de BI
Como criar e editar painéis no Criador de BI
Destaques
- Agora você pode criar seus próprios conjuntos de dados a partir de arquivos CSV para gerar painéis no Criador de BI.
- Para criar um conjunto de dados, carregue um arquivo, configure a codificação, o separador e o formato dos dados.
- Especifique parâmetros de conjunto de dados e configure colunas selecionando tipos de dados e removendo colunas desnecessárias.
- Use a seção de pré-visualização para garantir que os dados sejam exibidos corretamente.
- Use seu conjunto de dados para criar gráficos e analisar indicadores de negócios.
Artigos recomendados: