As Lousas no Bitrix24 ajudam a equipe a trabalhar em conjunto: nelas, é fácil visualizar tarefas, projetos e ideias. Para manter as informações sob controle, é possível configurar o acesso à lousa de forma flexível para diferentes usuários. Por exemplo, permitir que os colaboradores editem a lousa, enquanto os clientes e especialistas externos apenas a visualizem. Assim, você pode envolver participantes externos no trabalho sem o risco de perda ou alteração de dados.
Neste artigo, você aprenderá:
Onde estão as configurações de acesso
O acesso à lousa pode ser configurado a partir da lista de lousas ou diretamente durante o trabalho nela.
A partir da lista de lousas.
1. Acesse a seção Lousas e localize a desejada.
2–3. Ao lado do nome, clique em Menu (≡) > Compartilhar.
4. Escolha uma das opções:
- Compartilhar com outros usuários — para colaboradores,
- Obter link público — para usuários externos: clientes, contratados e outros.
No editor de lousas. Se você já estiver trabalhando na lousa, clique em Permissões e compartilhamento e escolha uma das opções:
- Compartilhar com outros usuários — para colaboradores,
- Obter link público — para usuários externos.
Como configurar o acesso para um colaborador
Adicionar ou remover colaboradores. Você pode conceder acesso a colaboradores específicos, departamentos ou grupos.
1. Clique em Adicionar mais.
2–4. Digite na barra de pesquisa o nome do colaborador, departamento ou grupo. Você também pode acessar a aba correspondente e adicionar os usuários a partir dela. Os participantes selecionados aparecerão imediatamente na lista.
5. Para remover um colaborador, grupo ou departamento da lista, clique no ícone de exclusão.
Definir o nível de acesso. Por padrão, todos os colaboradores têm permissão para editar a lousa. Para alterar isso, clique no nível de acesso atual e selecione a opção desejada.
- Ler — o colaborador pode visualizar a lousa e os ícones dos colegas que estão trabalhando nela. É possível ocultar ou exibir os cursores de outros participantes na tela.
- Editar — permite visualizar e editar a lousa: alterar seu nome e design, adicionar, excluir e modificar elementos e conexões entre eles.
- Acesso total — permite realizar todas as ações acima e configurar o acesso à lousa para outros participantes.
Clique em Salvar.
Ao conceder acesso à lousa, o colaborador receberá uma notificação com a opção de adicioná-la à sua lista de lousas e poderá decidir:
- Adicionar — a lousa aparecerá na lista e ele poderá trabalhar nela.
- Cancelar — o colaborador perderá o acesso à lousa. Apenas o proprietário da lousa ou um usuário com acesso total poderá restaurá-lo.
Como configurar o acesso para um usuário externo
Se for necessário mostrar a lousa a um cliente ou convidar um especialista que não tenha acesso ao seu Bitrix24, ative o link público. Ele pode ser copiado e enviado por SMS, chat ou e-mail. Por padrão, o link abre a lousa no modo de visualização, sem senha ou restrições de tempo.
Para alterar as configurações de acesso, clique em Configurações (⚙️).
- Configurar data e horário de expiração — defina um prazo de validade para o link, após o qual ele será automaticamente desativado. O usuário terá acesso temporário à lousa, e você não precisará encerrá-lo manualmente.
- Configurar senha — adicione um código sem o qual a lousa não será aberta. Altere-o quando o contratado concluir o trabalho para proteger o resultado final contra alterações acidentais.
- Permitir acesso de edição — autorize os usuários a fazer alterações: adicionar elementos, mover blocos, deixar anotações, entre outros. Após o término do trabalho, desative a edição para fixar o resultado.
Clique em Salvar.
Destaques
- As Lousas no Bitrix24 ajudam a equipe a trabalhar em conjunto: nelas, é fácil visualizar tarefas, projetos e ideias. Para manter as informações sob controle, é possível configurar o acesso à lousa de forma flexível para diferentes usuários.
- Por padrão, todos os colaboradores podem editar a lousa, enquanto usuários externos podem visualizá-la sem senha ou restrições de tempo.
- Para configurar o acesso a partir da lista de lousas, acesse a seção Lousas, localize a desejada e clique em Menu (≡) > Compartilhar. Escolha a opção Compartilhar com outros usuários — para colaboradores, ou Obter link público — para usuários externos.
- Para configurar o acesso durante o trabalho na lousa, clique em Permissões e compartilhamento. Escolha a opção Compartilhar com outros usuários — para colaboradores, ou Obter link público — para usuários externos.
- Se um colaborador tiver vários níveis de acesso atribuídos, prevalecerá aquele que oferece mais permissões.
- Para que o colaborador possa trabalhar com a lousa, ele precisa adicioná-la à sua lista de lousas.