Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Bate-papos e chamadas
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Aplicativo móvel
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Visão geral do wiki

O formato wiki de armazenamento de informações mais do que se comprovou como o único depósito mais usado de conhecimento humano já criado, Wikipedia. Em negócios, wikis atuam de duas maneiras principais: como uma base de conhecimento e como uma área colaborativa. Embora wikis não estejam mais na vanguarda dos softwares de escritório, eles ainda são uma ferramenta muito útil, pois oferecem alto nível de recursos sem a necessidade de nenhum conhecimento técnico.

No Bitrix24, cada grupo de trabalho tem um wiki. Assim, para criar uma base de dados que é acessível a todos, use o wiki em um grupo público. Você pode usar as funções em grupos se, por quaisquer motivos, você deseja oferecer apenas direitos de acesso de leitura para determinados usuários.

Terminologia Wiki

  • Um link interno é um hiperlink que é uma referência ou elemento de navegação em um documento para outra seção do mesmo documento ou para outro documento que pode estar ou ser parte do mesmo site. Tais links são normalmente exibidos na cor azul.
  • Um link vermelho significa um link para uma página que não existe no Wiki.
  • Um link externo é um hiperlink para páginas da web fora deste Wiki.
  • Marcação Wiki (idioma de texto wiki) ajuda a destacar rapidamente elementos estruturais e hiperlinks em uma página wiki.
  • Uma categoria unifica páginas de wiki semanticamente análogas. Cada página pode ser vinculada a várias categorias. Categorias agrupadas são possíveis.
  • Marcadores são usados para marcar páginas de wiki para rápida navegação.
  • Versão é uma inserção salva no histórico da página wiki.
  • Versão atual é a versão mais recente de uma página wiki visível aos usuários.

Criar Wiki

Quando o usuário abre uma seção Wiki de grupo de trabalho pela primeira vez, ele ou ela verão nada mais do que uma página de boas-vindas. Para criar a primeira página wiki, clique em Criar na barra de ferramenta. Isso irá criar uma nova página e abri-la no editor visual simplificado.

O editor visual simplificado tem alguns comandos especiais voltados para Wiki indisponíveis em qualquer outro lugar no sistema.

  •  Adicionar Título: cria um título do nível selecionado (1 a 6).
  •  Adicionar Hiperlink Interno: cria um hiperlink para uma página wiki que ainda está para ser criada (ou seja, um link vermelho). O texto do hiperlink e o nome da página wiki podem ser diferentes.
    Observe que: o Link campo deve conter o título da página wiki ao invés do URL da página web.
  • Especificar categoria: atribui uma categoria a uma página wiki que está sendo editada. Você pode selecionar uma categoria existente ou criar uma nova categoria. Uma página wiki pode especificar várias categorias.
  •  Sua Assinatura e Registro de Horário: insere o nome registrado do autor e a data e o horário atuais.
  •  Ignorar Formatação Wiki: apresenta o texto neste bloco como ele é; útil para adicionar código de programação.

Uma vez que você terminou de digitar o texto da página wiki, clique em Publicar.


Criar uma página wiki com link vermelho

Para criar uma nova página wiki encaminhada por um link vermelho, basta clicar neste link.

Observe que, se você criar uma nova página de um determinado título clicando no botão Criar, e há páginas de wiki pages contendo os links vermelhos para tal título, estes links serão resolvidos automaticamente.

Editar Wiki & Histórico da Versão

Para editar uma página wiki, basta clicar no botão Editar. A página atual será aberta para edição no editor visual simplificado.

Alterar o título da página wiki page afeta o URL da página wiki. Consequentemente, todos os hiperlinks funcionando existentes para tal página em outras páginas de wiki irão se tornar links vermelhos.

Histórico da versão

Para visualizar as versões da página atual, clique no botão Histórico.

Para comparar quaisquer duas versões anteriores de uma página wiki, selecione-as e clique em Comparar Versões Selecionadas.

A comparação das páginas mostra em vermelho o texto faltante em uma versão mais antiga e em verde o texto adicionado a uma versão mais nova da página. Para reverter o texto da página wiki para uma versão atual que está sendo revisada, clique no link Restabelecer Atual.

Categorias e marcadores

Categorias foram introduzidas como uma das formas de classificar as páginas de wiki.

Categorias podem ser criadas no editor de página wiki clicando em Especificar Categoria. O mecanismo wiki mostra as categorias da página wiki após o corpo de texto da página wiki. O próprio link Categorias está sempre visível mesmo se uma página não está atribuída a nenhuma categoria. Este link abre uma lista de categorias disponíveis.

Cada categoria tem uma página wiki correspondente. Se tal página não existir, é mostrada como um link vermelho, conforme outras páginas de wiki não existentes. Para criar uma página wiki para tal categoria, clique no link vermelho e, depois, clique no link criá-lo agora no texto da página (ao invés do botão Criar na barra de ferramenta do contexto).

Para especificar uma categoria principal para a atual, clique em  Especificar categoria no editor da página da categoria.


Desvincular uma categoria

Diferente do que muitos podem pensar quando veem pela primeira vez o editor de categorias, a página de categorias especifica as categorias primárias de determinada categoria ao invés de entidades secundárias.

Se a hierarquia da categoria estiver incorreta ou precisar de ajustes, você tem que desvincular as categorias e, então, definir novas dependências.

Para remover uma categoria primária vinculada, abra a página de categorias para edição e exclua o texto [[Categoria:_categoria_nome_]]:


Marcadores

Marcadores são usados para fazer busca nas páginas de wiki utilizando as funções de busca convencionais.

Você pode adicionar marcadores a páginas de wiki no editor da página. Para fins de referência, o seletor de marcador mostra a contagem de páginas de wiki existentes que estão marcadas com determinado marcador.

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis