As informações contidas em um lead podem vir de um cartão de visita obtido em uma conferência, do site da empresa ou de uma chamada que chega ao departamento de vendas. Portanto, é classificado como um início do processo de vendas.
Leads são importantes para empresas com grandes fluxos de clientes. Se você anuncia ativamente, define KPIs para o número e a qualidade dos clientes atraídos, calcula a conversão e vários departamentos trabalham com os clientes ao mesmo tempo, provavelmente precisará de leads.
Você também pode optar por não usar leads, se desejar. Fornecemos dois modos de operação do CRM:
- Simples: este modo é adequado para pequenos departamentos de vendas. Você não tem leads, apenas negócios e clientes.
- Clássico: este modo contém leads, negócios e clientes.
Trabalhando com leads
Os leads passam por diferentes etapas durante o processamento. Você mesmo pode definir os pontos-chave no processo de trabalho e decidir de quais etapas você precisa.
O lead, como qualquer outro elemento do CRM, possui um cartão. Ele contém campos nos quais você pode inserir qualquer informação: nome da empresa, informações de contato, local de reunião, etc.
Você também pode restringir o acesso a leads. Para isso, acesse CRM > Configurações > Permissões > Permissões de acesso.
Como adicionar leads?
Existem várias maneiras de adicionar novos leads ao Bitrix24:
Como converter leads?
No processo de trabalhar com um lead, ele passa por certas etapas. Para concluir o processamento, você deve selecionar o resultado:
- Lead descartado - o lead não se tornou seu cliente.
- Lead qualificado - não é mais um número de telefone ou um e-mail, mas é o seu cliente potencial. Nesse caso, você pode criar um contato, empresa ou negócio com base no lead.
Relatórios e análises
É importante não só vender muito, mas também analisar as vendas. Na seção de Análise CRM, você receberá informações abrangentes sobre as vendas de seus funcionários, as fontes pelas quais seus clientes aprendem sobre sua empresa e os produtos comprados com mais frequência.