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Suporte Bitrix24

O que é um Lead e como trabalhar com ele no CRM?

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Lead é um contato novo, qualquer interação com um cliente em potencial. Pode ser um endereço de e-mail, número de telefone ou mesmo um evento – tudo o que pode servir de fonte para seus gerentes de vendas. Lead é qualquer informação que pode ser usada para ganhar um cliente futuro.

Gestão de leads no CRM é relevante para analisar vendas. A conversão de leads em clientes mostra, primeiro, a qualidade do trâfego que seu marketing atrai (se não fossem os gerentes de vendas quem busca leads diretamente) e, segundo, a eficiência que atingem gerentes de vendas trabalhando com leads, ou seja se as ações deles resultam em vendas.

Como adicionar um lead?

1. Manualmente - a opção mais fácil - insira cada lead ao clicar no botão Adicionar e introduzir tudo o que conhece sobre ele.

2. Importar - se você já tem um banco de dados que deseja transferir para o Bitrix24 - é fácil carregá-lo a partir de um arquivo .csv. Pode baixar uma amostra deste arquivo e se familiarizar com a estrutura dele.

Descubra aqui como fazer isso

3. Automaticamente a partir do site - se o seu site tiver um questionário, um formulário de solicitação ou outro formulário web preenchido por clientes em potencial, você pode transferir automaticamente todos os dados recebidos para o Bitrix24.CRM;

Descubra aqui como fazer isso

4. A partir de e-mails e chamadas recebidas (mesmo se a chamada for perdida)

Para que um lead se transforme em uma venda (um negócio), o gerente pode usar várias ferramentas do Bitrix24 (observe que o Bitrix24.CRM é uma ferramenta que simplifica e acelera o trabalho, as competências do gerente de vendas ainda são valiosas):

  • agendar uma reunião, ligação telefônica e adicionar um lembrete dos compromissos;

  • enviar um email do CRM;

  • criar uma tarefa (para si mesmo ou para um colega);

  • ligar diretamente do CRM com possibilidade de reconhecer o número (se o cliente ligar, o CRM vai abrir o formulário dele), gravar a conversa, redirecionar a chamada para outro funcionário, atender a chamada pelo celular etc.

Como receber lead de um email

Como receber lead de uma chamada

Status de leads

Trabalhando com o lead, você pode alterar o status dele.

Status são etapas de comunicação com o cliente. Você pode configurar essas etapas conforme necessário. Para fazer isso, vá para CRM - Configurações - Ponto de partida - Status e menus suspensos

Enquanto você trabalhar com o lead, os status dele aparecem assim:

Como converter um lead?

Quando terminar o trabalho preliminar com o lead e já está planejando vender a ele, pode desejar converter o lead em outros registros do CRM:

  • Contato - se houver informações sobre uma determinada pessoa

  • Empresa - se estiver trabalhando com uma pessoa jurídica

  • Negócio - se tiver certeza de que vai resultar em venda

Além disso, pode transformar o lead em um contato, uma empresa e um negócio ao mesmo tempo, para não preencher as informações repetidas.

O lead pode se verificar desqualificado - por exemplo, uma pessoa poderia ter discado o número incorreto, ou esse cliente é simplesmente inadequado para seu negócio. Nesse caso, você marca o lead como desqualificado e o Bitrix24 leva isso em consideração quando analisar seu trabalho com os clientes.

Por padrão, o lead pode ser convertido pelo gerente de vendas responsável, supervisor dele e administrador desse Bitrix24. Você pode configurar as permissões de acesso conforme desejado em CRM - Configurações - Permissões de acesso.

Como configurar permissões de acesso

Relatórios

É importante não apenas trabalhar com leads, mas também analisar o processo de vendas. Com a ajuda de relatórios padrão você pode visualizar as informações sobre a eficiêcia do trabalho.

Como configurar relatórios

Você pode trabalhar sem leads - basta usar contatos e empresas. Porém, os leads lhe permitem acompanhar o processo de trabalho com os clientes, monitorar a eficácia dos gerentes, construir um funil de vendas e usar outros recursos interessantes 

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