Formulários CRM do Bitrix24 permitem não só coletar os dados dos clientes, mas também reservar recursos. Digamos que seu negócio é um salão de beleza. Neste caso o cliente pode selecionar o tipo de manicure ou maquiagem no formulário, reservar uma hora e até o funcionário favorito. Todas as informações serão salvas no CRM.
Crie um campo de tipo Reserve um recurso e adicione-o a um formulário CRM.
Configuraões do campo
Clique no ícone de engrenagem ao lado do campo para acessar as configurações dele.
Defina aqui quais campos serão exibidos no formulário, crie a lista de funcionários responsáveis, recursos e serviços disponíveis:
Selecione a forma de exibição de data e hora da reserva.
Configurações de data e hora
Data e Hora são obrigatórios e sempre exibidos no formulário. No entanto, caso você tenha marcado a opção Date only nas configurações do campo no formulário do lead\negócio, somente a Data será obrigatória.
Caso seu negócio oferece poucos serviços, você pode deixar só data e hora no formulário e pular todos os outros campos.
As horas de trabalho exibidas no formulário correspondem aos Parâmetros de tempo de trabalho. Para acessá-los, vá em Configurações do menu esquerdo.
Selecionar funcionário e recursos
É possível configurar a autoescolha de funcionários e\ou recursos.
Se você desabilitou o campo Employee ou Resources ou o cliente não especificou o funcionário desejável, o negócio\lead criado com base no formulário será atribuído ao primeiro funcionário ou recurso da lista. Se o primeiro já estiver ocupado, o sistema irá atribuir o cliente ao segundo funcionário\recurso da lista.
Vamos configurar o campo Employees. Há três opções disponíveis:
- not specified (não especificado) - o cliente tem que especificar o especialista desejável (cabeleirero, treinador, etc.) manualmente;
- available emplyee (funcionário disponível) - o cliente pode preencher o campo, mas, se ele não selecionar ninguém, o sistema irá atribuir a reserva a qualquer funcionário disponível;
- desabilitar campo - o pedido será atribuído ao primeiro funcionário disponível da lista. Para desabilitar o campo, desmarque a caixa de seleção.
Para que a autoescolha funcione corretamente, certifique-se de ter desabilitado a opção Allow overbooking. Caso contrário, vários clinetes poderão marcar a mesma hora da visita ao mesmo funcionário.
Pronto! Os seus cliente podem marcar visitas e selecionar serviços no seu formulário CRM, e o Bitrix24 salvará tudo no CRM.