Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Condições nas regras de automação

As condições determinam quando e para quais elementos do CRM a regra de automação deve ser executada. Por exemplo, você pode definir uma regra para enviar e-mails aos clientes somente durante o horário comercial se o valor do negócio exceder R$ 10.000,00.

Em cada regra de automação, você pode configurar as seguintes opções:


Forma de execução

Escolha a sequência na qual as regras de automação serão executadas em uma etapa.

Aguardar. A regra de automação é executada depois que outras regras de automação localizadas acima neste estágio são acionadas. Dessa forma, você pode automatizar processos sequenciais. Por exemplo, a primeira regra criará uma fatura e a segunda regra a enviará por e-mail ao cliente.

Em paralelo. A regra de automação é executada independentemente de outras regras no mesmo estágio. Isso permite que diferentes cenários sejam configurados para execução simultânea ou independente de regras. Por exemplo, a primeira regra enviará uma mensagem ao cliente e a segunda criará um chat para discutir o negócio.


Horário de execução

Configure quando a regra de automação executará a ação: imediatamente ou em um horário específico. No campo Horário, selecione a opção apropriada.

Horário atual. A regra de automação é acionada imediatamente quando o elemento do CRM chega ao estágio. Por exemplo, envie um SMS logo após criar um negócio.

Depois. A regra de automação é executada após um tempo definido (minutos, horas ou dias). Por exemplo, envie um e-mail ao cliente uma hora depois de uma reunião.

A regra de automação tem um tempo mínimo de pausa de 10 minutos antes de poder ser executada.

Antes de. A regra de automação é executada algum tempo antes de um evento. Por exemplo, envie um e-mail de lembrete um dia antes de dia do vencimento do pagamento.

Horário exato. A regra de automação é executada em uma data e hora específicas. Por exemplo, envie um e-mail às 12h do dia do evento.

Você pode definir as configurações de horário para que a regra de automação seja executada somente durante o horário comercial da sua empresa. Isso ajuda os funcionários a não perderem eventos e notificações importantes.

. A regra de automação só será executada durante o horário comercial estabelecido no Bitrix24, levando em consideração finais de semana, feriados e horário de trabalho da empresa.
Configurar horário comercial

. A regra de automação não será executada caso o funcionário não tenha iniciado a jornada de trabalho, esteja de férias ou tenha uma pausa.
A opção "Respeitar o horário de trabalho do responsável" nas regras de automação


Condições de execução

Para que a regra de automação seja executada apenas para elementos específicos, defina uma condição. As condições podem ser simples ou compostas.

Condição simples. É uma condição única. Por exemplo, execute a regra de automação apenas para negócios repetidos.

Condição composta. São múltiplas condições combinadas com E/OU.

Condição com E: A regra de automação é executada se todas as condições forem atendidas. Por exemplo, envie uma notificação se o cliente já tiver feito uma compra e o valor for superior a R$ 5.000. Caso o valor seja menor, ou seja um novo cliente, a regra não será aplicada.

Condição com OU: A regra de automação é executada se pelo menos uma condição for atendida. Por exemplo, envie uma notificação se o cliente mora em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Condição com E e OU: Ambos os operadores lógicos podem ser usados ​​juntos. A regra primeiro verifica as condições com E.

Exemplo: (A e B) ou (A e C). A regra verificará as condições nesta ordem:

  • Se (A e B) forem verdadeiras, a regra é executada.
  • Se (A e B) for falso, a regra de automação verifica (A e C). Se for verdade, a regra é executada.
  • Se ambos forem falsos, a regra não se aplica.

Neste exemplo, a condição A deve ser indicada em todas as partes.

Para ilustrar, vamos configurar a regra de automação para enviar um SMS se o cliente fez uma compra E mora em São Paulo OU fez uma compra E mora em Rio de Janeiro. A regra verifica primeiro se o cliente fez uma compra e mora em São Paulo. Se for verdade, ela é executada. Caso contrário, verifica se o cliente fez uma compra e mora em Rio de Janeiro.

Você pode definir condições para diferentes campos e seus valores. Estes são os tipos de condições que você pode usar:

Não vazio

A regra de automação é executada se o campo for preenchido.

Adicione o campo Montante do negócio à condição. Caso este campo seja preenchido no cartão de negócio, a regra enviará uma notificação. Se o campo estiver vazio, a regra não será executada.

Vazio

A regra de automação é executada se o campo não estiver preenchido.

Adicione o campo Montante do negócio à condição. Caso este campo não esteja preenchido no cartão de negócio, a regra enviará uma notificação.

Igual a

A regra de automação será executada se o valor do campo corresponder ao valor na condição.

Adicione o campo Cidade à condição. Como valor do campo, especifique São Paulo. Caso São Paulo esteja indicada no cartão de contato, a regra de automação enviará um SMS.

Não igual a

A regra de automação será executada se o valor do campo não corresponder ao valor na condição.

Adicione o campo Cidade à condição. Como valor do campo, especifique São Paulo. Caso alguma cidade diferente de São Paulo esteja indicada no cartão de contato, a regra de automação enviará um SMS.

Está em

A regra de automação será executada se o valor do campo de cartão do CRM estiver contido no texto de condição, constante, variável ou outro campo.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, selecione a variável Planos principais. Se você especificar um plano principal de variável no comentário do negócio, a regra de automação enviará uma notificação.
Veja como utilizar as constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

Por exemplo, a variável Planos principais inclui vários planos: Professional, Professional Plus e Enterprise. Se o comentário do negócio incluir Enterprise, a notificação será enviada.

Não é parte de

A regra de automação será executada se o valor do campo de cartão do CRM não estiver incluído no texto de condição da regra, constante, variável ou outro campo.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, selecione a variável Planos principais. Se os principais planos não forem mencionados no comentário do negócio, a regra de automação enviará uma notificação.
Veja como utilizar as constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

Por exemplo, a variável Planos principais inclui vários planos: Professional, Professional Plus e Enterprise. Se o comentário do negócio incluir Demo, a notificação será enviada.

Contém

A regra de automação será executada se o campo do elemento do CRM contiver o valor especificado na condição.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, especifique Desconto. Se o comentário do negócio contiver Desconto, a regra de automação enviará uma notificação.

Não contém

A regra de automação será executada se o campo do elemento do CRM não contiver o valor especificado na condição.

Adicione o campo Comentário à condição. Como valor do campo, especifique teste. Caso o comentário do negócio não contenha teste, a regra de automação enviará uma notificação.

Mais do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for maior que o valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for superior a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação. Se o valor do negócio for exatamente R$ 5.000 ou menos, a regra de automação não será executada.

Menos do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for menor que o valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for inferior a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

Não menos do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for maior ou igual ao valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for maior ou igual a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

Não mais do que

A regra de automação será executada se o valor do campo do elemento do CRM for menor ou igual ao valor da condição.

Adicione o campo Montante à condição. Como valor do campo, especifique 5.000. Se o valor do negócio for menor ou igual a R$ 5.000, a regra de automação enviará uma notificação.

No intervalo

A regra de automação será executada se o valor do campo do cartão do CRM estiver dentro do intervalo especificado.

Adicione o campo Criado em à condição e especifique o intervalo de 12h00 a 15h00 como o valor do campo. Se o negócio foi criado às 12h30, a regra de automação enviará uma notificação.

A condição No intervalo pode ser usada para os seguintes tipos de campos:

  • Número
  • Número inteiro
  • Data
  • Data/hora

Destaques

  • As condições determinam quando e para quais elementos do CRM a regra de automação deve ser executada.
  • Em cada regra de automação você pode configurar a forma, horário e condições de execução.
  • Escolha como as regras de automação serão executadas em uma etapa: sequencialmente ou em paralelo.
  • Configure quando a regra de automação executará a ação: imediatamente ou em um horário específico.
  • Para que a regra de automação seja executada apenas para determinados elementos específicos, defina uma condição.
  • As condições podem ser simples ou compostas.
  • A condição simples é uma condição única. Por exemplo, execute a regra de automação apenas para negócios repetidos.
  • A condição composta consiste em múltiplas condições combinadas com E/OU.
Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis