Use campos personalizados para armazenar informações adicionais no cartão da fatura ou de processo inteligente quando os campos padrão não forem suficientes. Por exemplo, você pode adicionar um campo com as formas de pagamento disponíveis na sua empresa.
Este artigo irá guiá-lo sobre como criar campos personalizados em faturas e processos inteligentes.
Para criar campos personalizados em leads, negócios, contatos, empresas e cotações, consulte o artigo: Campos personalizados no CRM.
Para criar campos personalizados no cartão de depósito, consulte este artigo: Campos personalizados em depósitos.
Campos personalizados em faturas, processos inteligentes no CRM e soluções automatizadas são criados da mesma maneira. Somente administradores do Bitrix24 e funcionários com permissão para editar as configurações do CRM podem criar campos personalizados.
Permissões de acesso no CRM
Tipos de campos personalizados
Existem vários tipos de campos personalizados em faturas e processos inteligentes, projetados para armazenar diferentes tipos de dados. Você pode escolher o tipo ao criar um campo:
- Vincular ao funcionário: selecione um funcionário da empresa (por exemplo, gerente de projeto).
- Money (Dinheiro): especifique o valor e a moeda (por exemplo, o valor do pré-pagamento ou o orçamento do projeto).
- Vincular aos elementos CRM: selecione um elemento do CRM específico (por exemplo, contato, empresa, fatura, orçamento).
- Vincular aos dicionários CRM: selecione um valor dos status e menus suspensos no CRM (por exemplo, etapa do negócio, tipo de contato, indústria da empresa).
Status e menus suspensos no CRM - Série: insira qualquer informação (texto, números ou datas).
- Número inteiro: insira números inteiros (por exemplo, idade do cliente, percentual de desconto).
- Número: insira qualquer número (por exemplo, avaliação da qualidade do serviço).
- Data/Hora: especifique a data e hora exatas (por exemplo, data e hora da reunião com o cliente).
- Data: especifique a data sem hora (por exemplo, data de pagamento da fatura).
- Verdadeiro/Falso: selecione Sim ou Não (por exemplo, se a entrega for necessária).
- Endereço: selecione um endereço no mapa (por exemplo, endereço de entrega).
- Link: insira qualquer URL (por exemplo, site do cliente, perfil de mídia social).
- Arquivo: faça upload de arquivos (por exemplo, contratos, documentação técnica, gravações de chamadas).
- Lista: selecione um ou mais valores de um conjunto pré-instalado (por exemplo, forma de pagamento de contas: dinheiro, cartão, código QR).
- Link para seções do bloco de informação: selecione uma seção de bloco de informações (por exemplo, departamento da empresa, seção de catálogo de produtos).
- Se vinculam a elementos do bloco de informação: selecione um elemento de bloco de informações específico (por exemplo, elemento de produto, elemento de fluxo de trabalho).
Como criar um campo personalizado
Você pode criar um campo na cartão do elemento, bem como nas configurações da fatura ou do processo inteligente. Vamos ver como criar um campo personalizado usando uma fatura como exemplo.
Criar um campo no cartão do elemento. Este método é conveniente para criar e preencher rapidamente um campo.
Abra o cartão da fatura, clique em Criar campo e selecione o tipo de campo na lista suspensa.
Especifique o nome do campo e habilite os parâmetros necessários que podem variar dependendo do tipo de campo:
- Requerido na etapa: torna o campo obrigatório em todas as etapas ou apenas em etapas específicas. Os usuários não poderão salvar o cartão até preencherem este campo.
Campos obrigatórios no CRM - Vários: permite que os usuários insiram vários valores no campo.
- Mostrar sempre: exibe o campo no cartão mesmo que não esteja preenchido.
- Tornar esse campo visível apenas para usuários selecionados: permite selecionar quais funcionários podem ver as informações neste campo. Será escondido dos outros.
Torne um campo personalizado visível apenas para usuários selecionados
Depois que o campo estiver configurado, clique em Salvar. O campo aparecerá no cartão da fatura, pronto para uso imediato.
Criar um campo nas configurações da fatura. Este método é adequado para campos que requerem configuração adicional, como limitar o tamanho e o formato dos arquivos que podem ser carregados no campo.
Vá para a seção CRM > Vendas > Faturas > Configurações (⚙️) > Configurações de campo.
Clique em Criar.
Configure os parâmetros do campo. Eles podem diferir dependendo do tipo de campo. Veja como configurá-los usando o tipo Lista como exemplo.
Parâmetros comuns. Essas configurações são iguais para todos os tipos de campo.
- Tipo de dados: escolha o tipo de dados armazenados no campo.
Tipos de campos personalizados - ID do campo: é gerado automaticamente. O ID pode ser utilizado em documentos de CRM, bem como para configurar integrações com sistemas externos.
- Nome: é exibido no cartão do elemento.
- Ordenação: determine a ordem do campo na lista de campos. Quanto menor o número, mais alto será o campo na lista.
- Múltiplo: permite que os usuários insiram vários valores de campo.
- Obrigatório: os usuários não podem salvar o cartão da fatura sem preencher este campo.
- Mostrar no filtro: permite filtrar as faturas pelo valor deste campo. Se a opção estiver desabilitada, o campo não aparecerá no filtro.
- Pesquisável: o usuário poderá inserir um valor na barra de pesquisa e encontrar todas as faturas com esse valor.
Valores da lista. Insira cada valor em um campo separado.
O valor padrão é o valor preenchido automaticamente no campo. Os usuários podem deixar ou substituir esse valor.
Todos os idiomas. Caso os funcionários utilizem idiomas de interface diferentes do Bitrix24, indique como o campo será chamado em outros idiomas.
Configurações adicionais. Essas configurações podem variar dependendo do tipo de campo.
- Controle: afeta como a lista de valores será exibida no cartão da fatura.
- Altura de controle da lista: define quantos valores de lista serão exibidos na caixa de seleção. Para ver o restante dos valores, você terá que rolar a lista para baixo.
- Usar legenda quando o valor for vazio: é exibido se nenhum valor for selecionado na lista.
- Mostrar valor vazio nos campos obrigatórios: se a opção estiver habilitada, o campo obrigatório ficará vazio até que você o preencha. Se você desabilitar a opção, o primeiro valor da lista será inserido automaticamente no campo.
Depois de configurar o campo, clique em Salvar.
Depois de criado, o campo pode ser preenchido no cartão da fatura.
Como editar ou excluir um campo personalizado
Você pode editar as configurações de campo no cartão do elemento ou nas configurações de campo. A exclusão de campos personalizados só é possível nas configurações de campo.
Editar um campo no cartão do elemento. Abra um cartão de fatura. Clique no ícone Configurações (⚙️) ao lado do campo. Selecione Configurar. Faça alterações e clique em Salvar.
Editar um campo nas configurações da fatura ou do processo inteligente. Vá para a seção CRM > Vendas > Faturas ou abra o processo inteligente desejado. Clique em Configurações (⚙️) > Configurações de campo.
Para abrir as configurações de um campo específico, clique em seu nome. Faça suas alterações e clique em Salvar.
Excluir um campo. Vá para a seção CRM > Vendas > Faturas ou abra o processo inteligente desejado. Clique em Configurações (⚙️) > Configurações de campo. Abra as configurações do campo desejado e clique em Excluir.
Destaques
- Use campos personalizados para armazenar informações adicionais na fatura ou no cartão de processo inteligente quando os campos padrão não forem suficientes.
- Somente administradores e funcionários do Bitrix24 com permissão para editar as configurações do CRM podem criar campos personalizados.
- Você pode criar um campo no cartão do elemento, bem como nas configurações da fatura ou do processo inteligente.
- Escolha o tipo de campo e defina seus parâmetros: obrigatório, múltiplo, visível para usuários selecionados, etc.
- Você pode editar qualquer parâmetro de campo, exceto Tipo, Múltiplo e ID do campo.
- Quando você exclui um campo, todos os dados vinculados a ele também são excluídos.
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