A Reserva de recursos é um tipo de campo personalizado. Empresas prestadoras de serviços costumam utilizá-lo para registrar informações sobre os tipos de serviços, sua duração, local, data e horário.
O campo pode ser preenchido tanto por um funcionário da empresa que cadastra clientes, quanto pelo administrador. Para que os próprios clientes se inscrevam nos serviços, disponibilize o formulário de CRM no site da sua empresa. Após o preenchimento do campo, você poderá acompanhar a utilização de recursos e a rotatividade dos funcionários no calendário do CRM.
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A ferramenta Reserva de Recursos não está disponível em todos os planos. Então, consulte a nossa Página de planos e preços.
Agora vamos explicar como criar e, configurar um campo em um cartão de elemento do CRM.
Um campo do tipo Reserva de recursos pode ser criado no lead e no cartão de negócio. Abra o cartão de elemento, clique em Criar campo e em Reservar um recurso.
Vamos observar as configurações de campo mais detalhadamente.
Nome do campo - Exibido no cartão CRM, nomeie o campo de forma breve e clara para que os funcionários possam encontrá-lo e preenchê-lo rapidamente.
Selecione recursos e usuários - Especifique exatamente o que os clientes podem reservar. Recursos para a prestação de serviços: locais de trabalho, escritórios, salas, auditórios, imóveis, aparelhos eletrônicos como projetores, etc. Por exemplo, se o serviço for aluguel de carros, o recurso será um carro específico. Os usuários são os funcionários que irão prestar serviços.
- Serviço de aluguel de veículos: O cliente escolhe um carro, e não importa qual funcionário vai fazer o contrato de locação. Nas configurações de campo, especifique os recursos - carros, mas os usuários não precisam ser definidos.
- Serviços de salão de beleza: O cliente escolhe o serviço e o profissional. Nas configurações de campo, você deve especificar os usuários - os profissionais que serão responsáveis por prestar os serviços, e os recursos não são importantes neste caso.
- Serviços de centros esportivos: O cliente escolhe um treinador e uma quadra em que costuma jogar. Nesse caso, é importante especificar os recursos e os usuários. Os recursos são as quadras e os usuários são os treinadores.
A escolha de recursos e usuários depende dos serviços você oferece. Vejamos alguns exemplos:
Recursos: descreva os recursos que você deseja reservar. Este campo exibe que recursos você selecionou ou, Recursos e Usuários, caso você selecione este modo de visualização.
Funcionários: adicione os funcionários prestadores de serviços.
Apenas data - Ative esta opção se você oferece serviços diários, como aluguel de carros ou, quartos de hotel. Caso, a sua empresa ofereça serviços por hora, é importante que o cliente escolha o horário. Logo, não há a necessidade de habilitar esta opção. Por exemplo, se quiser agendar aulas de inglês ou aulas de tênis.
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Se você planeja colocar um campo no formulário de CRM para que os próprios clientes se inscrevam em serviços com duração de mais de um dia, nas configurações do campo ative a opção Apenas data.
Fuso horário - Se você considerar o horário de serviço, selecione em qual fuso horário a reserva será exibida.
Adicione serviços e duração Habilite esta opção se você fornecer serviços diversificados. Por exemplo, em um clube de tênis, os treinos individuais e os treinos em grupo são serviços distintos.
Nos casos em que os serviços não podem ser utilizados por mais de um cliente ao mesmo tempo, a duração deverá ser selecionada manualmente no preenchimento do campo. Por exemplo, no aluguel de veículos, o cliente seleciona apenas o veículo e o período de locação, não o tipo de serviço.
Permitir reserva além da capacidade - Ative esta opção se quiser agendar vários clientes ao mesmo tempo, caso você queira reservar uma sala para dar aulas de inglês em grupo, por exemplo.
Obrigatório e Mostrar sempre - Essas são as configurações padrão para qualquer campo no CRM. Um campo obrigatório significa que o funcionário não poderá salvar o cartão do CRM até que você o preencha. Se você habilitar a opção Mostrar sempre, o campo será exibido no cartão do elemento de CRM, mesmo que não esteja preenchido.
- No lead e no cartão de negócio, você pode criar um campo personalizado do tipo Reserva de recursos e inserir informações sobre registros de serviços.
- Ao criar um campo, especifique os serviços que você fornece e sua duração, assim como as pessoas e os recursos necessários para fornecer o serviço.
- O cliente pode escolher o serviço, data, horário e o funcionário que desejar.
- No calendário do CRM, você pode monitorar o uso de recursos e funcionários da empresa.
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