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Assinatura eletrônica: como o cliente assina um documento eletrônico?

O processo de assinatura de documentos consiste em várias etapas:
  1. funcionário cria um documento, preenche os dados e envia para assinar;
  2. o documento é enviado para assinatura ao diretor da empresa da primeira parte;
  3. o documento assinado pela primeira parte é enviado ao cliente para assinatura.

Neste artigo, consideraremos o terceiro passo.


Uma vez assinado pelo diretor da primeira parte, o documento é passado ao cliente para assinatura. É enviado por e-mail ou número de telefone, dependendo dos contatos especificados anteriormente.

O cliente segue o link e preenche todos os campos solicitados. Para fazer isso, clique em Assinar.

Confirme a ação com um código de verificação que será enviado para você no mesmo número de celular ou e-mail. Em seguida, clique em Continuar (Continue).

O código é válido por 5 minutos. Se o sistema mostrar o erro de Código PIN errado (Incorrect pin code), tente novamente e digite um novo código.

Clique em Continuar (Proceed) e preencha os campos marcados. Se a primeira parte solicitou o selo de sua empresa, carregá-lo.

Para adicionar a assinatura ao documento, use uma das opções:

  • criar a partir do nome (create from name): especifique o nome e sobrenome, e o sistema gerará a assinatura.
  • assinar com a mão (hand sign): use o mouse do computador ou assine com a mão em um tablet ou dispositivo móvel.
  • carregar imagem (upload image): carregue foto de sua assinatura do seu dispositivo ou tire-a usando a câmera.

Assim que o cliente assinar o documento, será enviado um e-mail a todas as partes com um arquivo PDF e informações de que o documento foi assinado. Você pode visualizar ou baixar o documento imediatamente.

Observe que o documento ficará disponível no link por 14 dias, após o que será excluído. Portanto, recomendamos baixá-lo imediatamente.

Um certificado digital de autenticidade das assinaturas também está anexado.

O certificado contém um código QR. Use-o para verificar a autenticidade e integridade do documento.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: como verificar a integridade de um documento eletrônico assinado?.
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