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Assinatura eletrônica: como o diretor da sua empresa assina um documento eletrônico?

A nova ferramenta Assinatura eletrônica é uma assinatura eletrônica, não digital. Cada país tem suas próprias leis e requisitos para o uso de assinaturas eletrônicas. Em alguns países, um acordo especial deve ser assinado com o cliente para usar uma assinatura eletrônica. Além disso, esse método de assinatura não é permitido para todos os tipos de documentos.

Portanto, se você não tiver certeza se a Assinatura eletrônica é adequada para assinar seu documento, consulte advogados. A confiança nessas assinaturas é de responsabilidade do indivíduo que aceita o documento.

Uma vez preparado, o documento é encaminhado ao diretor de sua empresa para assinatura. É enviado por e-mail ou número de telefone, dependendo dos contatos especificados anteriormente.

Se você enviou o documento por e-mail, mas a mensagem não chegou, verifique suas pastas Spam e Promoções.

No e-mail, clique em Abrir documento (Open document).

Leia o documento antes de assiná-lo. O arquivo possui campos especiais onde você deve fazer o upload da assinatura e carimbo. Clique no botão Assinar.

Leia e aceite os termos de uso de Assinatura eletrônica. Confirme a assinatura com um código de verificação que será enviado para o mesmo e-mail ou número de telefone. Digite o código e clique em Continuar (Continue).

O código é válido por 5 minutos. Se o sistema mostrar o erro de Código PIN errado (Incorrect pin code), tente novamente e digite um novo código.

Em seguida, clique em Continuar (Proceed).

Carregue o carimbo da sua empresa.

Para adicionar a assinatura ao documento, use uma das opções:

  • criar a partir do nome (create from name): especifique o nome e sobrenome, e o sistema gerará a assinatura.
  • assinar com a mão (hand sign): use o mouse do computador ou assine com a mão em um tablet ou dispositivo móvel.
  • carregar imagem (upload image): carregue foto de sua assinatura do seu dispositivo ou tire-a usando a câmera.

Pronto! O documento foi assinado pela primeira parte, após o que vai para o cliente para assinatura.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: como o cliente assina um documento eletrônico?.

Assim que o cliente assinar o documento, será enviado um e-mail a todas as partes com um arquivo PDF e informações de que o documento foi assinado. Você pode visualizar ou baixar o documento imediatamente.

Um certificado digital de autenticidade das assinaturas também está anexado.

O certificado contém um código QR. Use-o para verificar a autenticidade e integridade do documento.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: como verificar a integridade de um documento eletrônico assinado?.

Todos os documentos assinados serão armazenados na guia Meu Cofre (My vault).


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