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Assinatura eletrônica no CRM

A ferramenta Assinatura eletrônica é uma assinatura eletrônica, não digital. Cada país tem suas próprias leis e requisitos para o uso de assinaturas eletrônicas. Em alguns países, um acordo especial deve ser assinado com o cliente para usar uma assinatura eletrônica. Além disso, esse método de assinatura não é permitido para todos os tipos de documentos.

Portanto, se você não tiver certeza se a Assinatura eletrônica é adequada para assinar seu documento, consulte advogados. A confiança nessas assinaturas é de responsabilidade do indivíduo que aceita o documento.

Assinatura eletrônica é uma ferramenta que permite criar documentos e enviá-los à sua contraparte para assinatura. Todas as informações sobre sua empresa e os signatários são carregadas do CRM.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: visão geral.

Na Assinatura eletrônica, existem várias maneiras de assinar documentos:


Criar documento no cartão do CRM

Abra o formulário de negócio no seu CRM e crie o documento necessário.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Documentos no CRM.

Clique em Assinar no documento criado.

Em seguida, siga o processo de preenchimento dos campos e envio do documento.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento eletrônico para assinar.

Selecionar documento no cartão do CRM

Encontre o documento desejado na linha do tempo do negócio e clique em Assinar.

Em seguida, preencha os campos e envie o documento.


Executar a assinatura automática

Para evitar o preenchimento de campos e dados do documento para diferentes contrapartes todas às vezes, você pode enviar um documento para assinatura em 2 cliques. Isso se aplica a documentos do mesmo tipo.

Exemplo: se você gerou uma fatura anteriormente, o sistema oferecerá usar um modelo de fatura existente e enviá-lo.

Abra o cartão de negócio no seu CRM e crie o documento que você precisa.

Clique no botão Assinar. O sistema vai oferecer a você o uso de um modelo que foi usado anteriormente para outro elemento do CRM. Clique em Usar este modelo mesmo assim.

Neste caso, todos os campos preenchidos ou solicitados à contraparte anterior serão copiados para o novo documento. O sistema pegará os contatos do cliente do cartão do CRM, e o documento será enviado automaticamente para assinatura.

Isso economizará seu tempo ao enviar o mesmo tipo de documento para várias contrapartes.


Configurar uma regra de automação para a assinatura automática

Clique no botão Regras de automação na seção CRM.

Clique no botão + para adicionar uma regra de automação no estágio específico.

Selecione a seção Documentos > Enviar documento para assinatura e clique em Adicionar.

Especifique o responsável pela assinatura do documento de sua empresa e selecione o modelo de documento que será enviado aos clientes.

Caso não haja modelo de documento na lista, será necessário criar um novo documento e seguir o procedimento de preenchimento dos campos.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento eletrônico para assinar.

Salve a regra de automação. Ao arrastar o negócio para a etapa específica, o sistema irá gerar automaticamente o documento e enviar para todas as contrapartes.

Cada regra de automação enviará um tipo de documento: fatura, contrato, etc. Se você precisa automatizar vários tipos de documentos, deve criar etapas separadas com regras de automação.


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