Marketing é uma ferramenta para gerenciar sua base de clientes. Ela permite que você crie campanhas de e-mail e preencha públicos em plataformas de publicidade. Este artigo reúne respostas para perguntas frequentes sobre a seção de Marketing.
Conteúdo do artigo:
- Por que uma campanha de e-mail para um grande número de endereços não é enviada imediatamente
- Se é possível exportar um segmento de campanha,
- Como os e-mails nas campanhas recebem os status "Enviado" e "Lido"
- Por que ao enviar uma campanha alguns e-mails entram na lista de contatos bloqueados
- Como restaurar uma campanha para um cliente que cancelou a inscrição
- Por que no Outlook a imagem na campanha sai das bordas ou está deslocada
- Como os cliques em links nos e-mails são contabilizados
- Por que o envio de SMS não funciona
- Por que os destinatários não aparecem ao enviar mensagens pelo messenger
- Por que o e-mail da campanha está com status "Com erros"
- Por que a campanha pode ser enviada com atraso
Por que uma campanha de e-mail para um grande número de endereços não é enviada imediatamente?
No Bitrix24, há um limite de envio de até 1000 e-mails por dia. Se você tentar enviar mais, os e-mails serão automaticamente colocados na fila e enviados no dia seguinte.
O limite pode mudar dependendo das ações dos destinatários com os e-mails:
- Aumenta se os destinatários não marcarem os e-mails como spam.
- Diminui se houver muitas reclamações sobre as campanhas. Estabelecer um limite para o envio de e-mails
É possível exportar um segmento de campanha
No momento, não é possível exportar segmentos de campanhas no Bitrix24, nem mesmo usando métodos REST.
Como os e-mails nas campanhas recebem os status "Enviado" e "Lido"
Enviado. Quando você envia uma campanha de e-mail, os e-mails são transferidos dos servidores do Bitrix24 para os servidores dos destinatários. Se o servidor do destinatário aceitar o e-mail com sucesso, ele recebe automaticamente o status Enviado.
Isso significa que o e-mail foi entregue ao servidor do destinatário, mas não garante que ele foi lido.
Lido. Este status indica que o destinatário abriu o e-mail.
Em cada e-mail enviado pelo Bitrix24, é incorporado um link para uma imagem de 1x1 píxel. Quando o destinatário abre o e-mail, seu serviço de e-mail carrega os elementos do e-mail, incluindo essa imagem. O Bitrix24 registra que a imagem foi carregada e atribui ao e-mail o status Lido.
O status Lido pode ser atribuído:
- Quando o e-mail foi enviado para vários destinatários e pelo menos um deles o abriu.
- Se, durante a verificação automática do e-mail por antivírus ou serviço de e-mail, a imagem foi carregada.
O status Lido não será atribuído se o destinatário desativou o carregamento de imagens em seu serviço de e-mail, mesmo que o e-mail tenha sido aberto.
Por que ao enviar uma campanha alguns e-mails entram na lista de contatos bloqueados
A lista de contatos bloqueados do Bitrix24 é uma lista de endereços para os quais não foi possível enviar e-mails. Isso ocorre por três razões:
- o endereço do destinatário não existe,
- houve problemas no domínio do destinatário,
- o endereço do destinatário estava bloqueado no momento do envio do e-mail.
Se a campanha incluir endereços inexistentes, você receberá uma notificação de erro no e-mail de onde a campanha foi enviada.
Quando o Bitrix24 detecta erros, ele adiciona automaticamente o endereço à lista de contatos bloqueados e não envia mais e-mails para ele. Isso é feito para que a classificação dos servidores do Bitrix24 não diminua e os e-mails sejam entregues mais rapidamente. Se houver muitos erros, o envio de e-mails do seu Bitrix24 pode ser bloqueado.
Se o endereço estiver correto, você pode removê-lo manualmente da lista de contatos bloqueados.
1-2. Acesse as configurações do Bitrix24.
3-4. Selecione Segurança > Contatos bloqueados.
5. Clique em Menu (≡) > Remover.
Como restaurar uma campanha para um cliente que cancelou a inscrição
Se um cliente cancelou a inscrição de uma campanha de e-mail, ele não poderá mais recebê-la, mesmo que seu endereço eletrônico esteja no segmento. Você pode usar outras ferramentas do Bitrix24 para se comunicar com esse cliente: chamadas, mensageiros, campanhas de SMS, entre outros.
Métodos de conexão de Telefonia
Como criar e enviar uma campanha de SMS
Por que no Outlook a imagem na campanha sai das bordas ou está deslocada
O Outlook às vezes ajusta incorretamente o tamanho das imagens para a largura da tela. Elas podem ficar desalinhadas ou se estender além das bordas.
A largura padrão da área de conteúdo do modelo de campanha de e-mail é projetada para telas com resolução a partir de 1280 píxeis. Para que a imagem seja exibida corretamente na campanha no Outlook, seu tamanho não deve exceder 640 píxeis de largura.
Como criar uma campanha de e-mail
Como os cliques em links nos e-mails são contabilizados
Na seção Marketing > Campanhas, você pode visualizar as estatísticas de cliques nos links dos e-mails. Os cliques mostram a porcentagem de destinatários únicos que clicaram em pelo menos um link. Por exemplo, se um cliente clicar em três links diferentes, isso contará como três cliques, mas apenas um clique único, pois foi realizado pela mesma pessoa.
Por que o envio de SMS não funciona
Problema: O envio de SMS não funciona ou retorna erro.
Soluções:
- Verifique se os números de telefone informados na campanha estão no formato correto (incluindo código do país).
- Certifique-se de que há crédito suficiente disponível na conta do provedor de SMS.
Por que os destinatários não aparecem ao enviar mensagens pelo messenger
Problema: Ao adicionar um segmento na campanha do messenger, os destinatários não são exibidos.
Causa: No Bitrix24, você pode enviar mensagens via messengers apenas para clientes que já iniciaram uma conversa com sua empresa por esse canal.
Solução: Verifique o segmento da campanha — certifique-se de que um segmento dinâmico foi selecionado e que ele inclui apenas clientes que já se comunicaram com você no messenger.
Como criar segmentos de clientes para o envio de e-mail marketing
Por que o e-mail da campanha está com status "Com erros"
Problema: Os e-mails da campanha estão marcados com o status "Com erros" e não são entregues aos destinatários.
Causas:
- O endereço de e-mail do remetente está na lista de contatos bloqueados nas configurações do Bitrix24.
- O endereço do destinatário está na lista de contatos bloqueados na seção de Marketing.
- O endereço do destinatário está na lista de cancelamento de inscrição.
- O endereço do destinatário está na lista de reclamações de spam.
- O endereço do destinatário está na lista de exclusão de segmentos na própria campanha.
- O servidor de e-mail do remetente bloqueou o envio.
- O servidor de e-mail do destinatário rejeitou a mensagem.
- O limite de envio de e-mails foi excedido.
Soluções:
- Verifique as listas de contatos bloqueados nas configurações do Bitrix24. Se o endereço foi incluído por engano, remova-o.
Por que ao enviar uma campanha alguns e-mails entram na lista de contatos bloqueados - Verifique se os limites de envio de e-mails não foram excedidos.
Estabelecer um limite para o envio de e-mails - Analise a lista de cancelamento de inscrição (unsubscribe).
- Se o problema persistir, entre em contato com o suporte do Bitrix24.
Agente de suporte de IA em chats de suporte
Como entrar em contato com o Suporte Bitrix24
Por que a campanha pode ser enviada com atraso
Se a opção "Requer consentimento do boletim informativo" estiver ativada, o envio pode ser atrasado. Novos contatos receberão primeiro um e-mail solicitando consentimento para receber a campanha — essa solicitação é enviada apenas uma vez. Se o contato der seu consentimento, ele receberá imediatamente o e-mail da campanha.
A campanha permanecerá com status "Enviando" até que todos os contatos tenham consentido ou recusado receber os e-mails.
Como coletar consentimentos para receber campanhas