É possível criar um grupo de colaboradores que optaram por não aderir à assinatura eletrônica e preferem continuar assinando documentos em papel.
Para gerenciar esses colaboradores, no Bitrix24 é possível criar uma lista de pessoas que recusaram o uso da Assinatura eletrônica para RH. Isso ajuda a evitar confusões ao enviar documentos em massa para um departamento ou para toda a empresa.
Por que isso é útil:
- os documentos eletrônicos são enviados apenas para quem aceitou o uso da Assinatura eletrônica para RH,
- não é necessário verificar manualmente cada pessoa — o Bitrix24 exclui automaticamente os colaboradores que recusaram,
- você sabe exatamente quem assinará o documento eletronicamente e quem o fará em papel.
Neste artigo, explicaremos como:
Criar uma lista
1. Acesse Assinatura eletrônica para RH.
2–4. Clique em Mais > Colaboradores > Recusaram a usar a Assinatura Eletrônica para RH.
5. Clique em Adicionar colaboradores.
6–7. Selecione os colaboradores ou departamentos da lista. Clique em Salvar.
Os colaboradores dessa lista serão automaticamente excluídos dos envios em massa de documentos para assinatura.
Adicionar ou remover colaboradores
Adicionar. Por exemplo, caso você contrate um novo colaborador que optou por não assinar documentos eletronicamente.
Remover. Se um colaborador mudar de ideia e aceitar assinar documentos eletronicamente, ele pode ser removido da lista.
Abra a lista de colaboradores que recusaram a Assinatura Eletrônica para RH e escolha a ação desejada.
Como a lista funciona ao enviar documentos
Por exemplo, você criou um grupo com quatro colaboradores e está enviando uma autorização de viagem. Um dos integrantes do grupo recusou a Assinatura Eletrônica para RH e assina documentos apenas em papel.
Grupos de colaboradores na Assinatura Eletrônica para RH
Ao enviar o documento para assinatura, na etapa de seleção de colaboradores, há a opção "Excluir colaboradores que recusaram a usar a Assinatura Eletrônica para RH". Essa opção está ativada por padrão, então a autorização será enviada apenas para os três colaboradores restantes, enquanto o que recusou não a receberá.
À direita, você verá um contador que indica quantas pessoas realmente receberão o documento. No exemplo, são três. Isso ajuda a verificar se tudo está correto.
Caso todos os colaboradores da sua empresa utilizem a Assinatura Eletrônica para RH, essa configuração pode ser desativada.
Enviar documentos para assinar e cancelar assinatura
Destaques
- Alguns colaboradores podem optar por não aderir à Assinatura eletrônica para RH e continuar assinando documentos em papel.
- Para gerenciar esses colaboradores, no Bitrix24 é possível criar uma lista de pessoas que recusaram a Assinatura eletrônica para RH. Os colaboradores dessa lista serão automaticamente excluídos dos envios em massa de documentos para assinatura.
- Para criar a lista, acesse Assinatura eletrônica para RH > Mais > Colaboradores > Recusaram a usar a Assinatura Eletrônica para RH.
- Ao enviar um documento para assinatura, na etapa de seleção de colaboradores, há a opção "Excluir colaboradores que recusaram a usar a Assinatura Eletrônica para RH". Essa opção está ativada por padrão, então o documento não será enviado para quem recusou.